Bacharel ou bacharela: que título vou receber depois da faculdade?

Postado em 6 de out de 2022
Loading...

Se você está cursando um bacharelado ou se preparando para ingressar em um, essa dúvida já pode ter surgido: afinal, é bacharel ou bacharela? Qual título uma pessoa diplomada em um bacharelado recebe?

Antes de respondermos de forma aprofundada essa pergunta, é importante ressaltarmos que as duas formas estão corretas e são aceitas.

Neste artigo, explicaremos mais sobre a lei que determinou o emprego obrigatório da flexão de gênero no grau dos diplomas e também traremos mais informações sobre o bacharelado.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Bacharel ou bacharela, qual o correto?

As palavras bacharel e bacharela existem na língua portuguesa. Isso significa que ambas as formas estão corretas e podem ser utilizadas.

Contudo, até 2012, grande parte das instituições de ensino superior só emitia os diplomas com o termo “bacharel” para todos os estudantes, ignorando a possibilidade de flexão de gênero que a palavra permitia.

Assim, a palavra “bacharela” não era adotada pelas universidades. Isso só mudou com a Lei Nº 12.605, promulgada pela ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2012.

De acordo com essa lei, tornou-se obrigatório flexionar o gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Ou seja, o gênero da pessoa diplomada passou a ser considerado na designação de profissão ou grau obtido, e o masculino não pode mais servir para generalização.

A lei estabelece ainda que as pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições a reemissão gratuita dos diplomas, com a devida correção. Assim, desde 2012, o termo bacharela começou a ser empregado pelas instituições de ensino superior.

Então, se você tem dúvida de qual título vai receber depois de terminar a faculdade, não se preocupe: ele vai estar de acordo com o seu gênero, podendo ser bacharel ou bacharela.

Como funciona o bacharelado

Agora que você já sabe que usamos tanto bacharel quanto bacharela, que tal conhecer um pouco mais sobre os bacharelados?

As graduações do tipo bacharelado são estruturadas com disciplinas que combinam conhecimentos teóricos e práticos. Cada bacharelado tem uma carga horária de disciplinas obrigatórias e eletivas diferentes, dependendo das necessidades de cada curso.

Além de frequentar as aulas e participar de atividades acadêmicas, os estudantes que cursam bacharelados também precisam realizar um estágio e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma.

Duração do bacharelado

Não existe um tempo de duração fixo para os cursos de bacharelado porque cada graduação possui uma carga horária, o que faz com que os cursos possam ter diferentes extensões.

Existem cursos que podem ter de três a seis anos de duração, mas podemos dizer que a maioria deles costumam durar quatro anos, o equivalente a oito semestres.

Como cursar um bacharelado

Para ingressar em um curso de bacharelado, é obrigatório ter o ensino médio completo e passar por um processo seletivo em uma universidade que ofereça essa formação.

Prouni, Sisu, vestibular tradicional e vestibular agendado são algumas das formas mais tradicionais de ingressar nas instituições de nível superior. É possível cursar um bacharelado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

O bacharelado é um tipo de grau acadêmico, mas não o único. Existem outros dois tipos de curso de nível superior: a licenciatura e o tecnólogo.

O bacharelado tem caráter mais generalista e prepara o profissional para atuar em diversas áreas dentro de uma profissão. Conheça as diferenças em relação às outras formações:

Tecnólogo

Diferente dos bacharelados, os tecnólogos são mais voltados à prática da profissão, habilitando os estudantes para atividades mais específicas e focadas.

Em função disso, esse curso costuma ter menor duração (cerca de dois anos). Nesse tipo de formação, a teoria fica em segundo plano, e as disciplinas técnicas ganham mais destaque.

Licenciatura

Já a licenciatura, possui uma estrutura mais semelhante a do bacharelado, mesclando disciplinas teóricas e práticas.

Contudo, a principal diferença é que a licenciatura prepara os profissionais para atuar como professores, envolvendo, assim, conhecimentos de pedagogia e didática nas grades curriculares. Quanto à duração, a licenciatura também tem uma média de quatro anos.

O que vem depois do bacharelado?

Depois de concluir o bacharelado, é possível ainda investir em uma pós-graduação.

A pós-graduação é uma formação complementar que permite expandir os conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação de sua profissão. Ela também é importante para quem quer seguir carreira acadêmica, se aprofundando nos estudos de determinada temática.

Existem diferentes tipos de pós-graduação, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu:

Pós-graduação lato sensu

  • Master in Business Administration (MBA): o MBA é um curso de pós-graduação para quem deseja se especializar na área de gestão e de negócios. É muito comum que profissionais da área da economia, administração e marketing, bem como empresários e gestores de outros campos, procurem por essa formação. Esse curso pode ter de um a dois anos de duração, dependendo da área de especialização.
  • Especialização: esse tipo de pós-graduação permite que os estudantes ampliem seu conhecimento em determinado campo do saber, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades. Existem especializações nas variadas áreas do conhecimento, desde a Engenharia até o Direito. O principal objetivo da especialização é proporcionar conhecimentos e habilidades específicas para atuar em determinados nichos profissionais. Esse tipo de pós-graduação costuma ter duração de um a dois anos e confere aos estudantes o título de especialista.

Pós-graduação stricto sensu

  • Mestrado: são indicados para aqueles que buscam seguir carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. O mestrado confere o título de mestre aos concluintes. Para ingressar no mestrado, é preciso ter um projeto de pesquisa, no qual o aluno vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses, até apresentar a sua tese à banca examinadora. Para produzir sua tese, o estudante conta com a ajuda do orientador, que é escolhido pelo aluno no processo de inscrição. Essa pós-graduação exige muita dedicação e um dos pré-requisitos para ingresso é ter domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.
  • Mestrado profissional: também confere ao aluno o título de mestre. A diferença é que este confere conhecimentos para o mercado de trabalho. Ou seja, o objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em empresas públicas e privadas. A vantagem do mestrado profissional é que o ingresso costuma ser mais fácil. Afinal, essa pós-graduação não tem tanta concorrência quanto o modelo tradicional. Além disso, o mestrado profissional não costuma também cobrar um pré-projeto de pesquisa. Contudo, a dedicação precisa ser tão intensa quanto em um mestrado tradicional.
  • Doutorado: é um curso feito normalmente depois do mestrado e é destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de ensino superior. Mesmo que não exista a obrigatoriedade de ter realizado um mestrado para ingressar nessa pós-graduação, quase todos os programas de doutorado exigem que os candidatos tenham feito mestrado anteriormente. Os requisitos de ingresso são semelhantes ao do mestrado, porém, a duração do doutorado é de até 4 anos. Ao final do curso, é preciso desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.

E então, conseguiu tirar sua dúvida sobre o termo bacharel ou bacharela? E entendeu um pouco melhor como funciona o bacharelado? Esperamos que sim!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.