Quer uma bolsa de estudos EAD? Saiba como conseguir!

Postado em 1 de abr de 2023
Loading...

Sabia que você pode conseguir o seu diploma de ensino superior estudando em casa sem precisar pagar pela faculdade? Sim, com uma bolsa de estudos EAD é possível!

Iniciar a faculdade ainda é um sonho distante para muitas pessoas, especialmente para aquelas que enfrentam os altos custos de vida atuais, trabalham em período integral e sofrem para conciliar trabalho, estudo e família.

A solução para estas problemáticas está em conseguir uma bolsa de estudos EAD!

Optando por um curso a distância, e buscando por uma bolsa para EAD, você consegue fazer faculdade de graça (ou com um grande desconto) e ter a flexibilidade de estudar de casa.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os tipos de bolsas de estudos para EAD que existem, e o que você precisa fazer para conseguir uma. Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Tem bolsa para curso EAD?

Sim, as graduações EAD também podem ser cursadas com bolsa de estudos.

Uma bolsa de estudos EAD é uma ajuda financeira que um órgão governamental ou instituição de ensino particular oferece para que um determinado número de alunos possa cursar uma faculdade sem precisar pagar a mensalidade inteira.

Existem bolsas integrais e parciais. No primeiro caso, o aluno consegue isenção completa da mensalidade. E no segundo, consegue um valor parcial de desconto.

Por que buscar uma bolsa de estudos para EAD?

Uma bolsa de estudos pode resolver a parte financeira da barreira que ainda mantém muitas pessoas afastadas do ensino superior. Porém, ainda existe a questão do tempo.

Fazer uma faculdade exige que o aluno dedique tempo para se deslocar até o campus, assistir às aulas, escrever trabalhos e estudar para provas. E, infelizmente, esse é um desafio e tanto para quem trabalha em período integral e ainda precisa lidar com a família e as tarefas de casa.

Por isso, optar por um curso a distância pode ser a solução.

Uma das características mais importantes do EAD é a flexibilidade. Isso significa que você pode estudar quando e como quiser e de onde estiver.

Na modalidade, você só precisa se deslocar até o campus para fazer as provas finais e pode dedicar um período menor da semana para assistir às aulas e fazer as atividades. Ou seja, você consegue se dedicar à graduação quando tiver mais tempo livre.

Dessa forma, buscar uma bolsa de estudos EAD vai permitir não apenas que você economize dinheiro para fazer sua graduação, mas também tempo.

🔵 Leia mais: Por que o EAD é uma faculdade mais barata? E quanto você economiza?

Como ganhar bolsa de estudos EAD?

Existem diversas maneiras de conseguir a sua bolsa de estudos para uma graduação EAD.

Você pode se inscrever através de programas do Governo Federal, iniciativas municipais e estaduais, pelas próprias instituições de ensino ou recorrendo a convênios empresariais.

É importante notar que cada um desses programas de bolsas tem suas próprias regras e limitações. Por isso, leia com atenção os editais de cada uma e entre em contato com os órgãos responsáveis caso você tenha dúvidas.

 

 

 

Abaixo, você encontra as quatro principais formas de ganhar uma bolsa de estudos EAD:

Prouni

Sim, você pode conseguir bolsas para EAD pelo Prouni!

O Programa Universidade para Todos é uma parceria entre instituições de ensino privadas e o Governo Federal que concede bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda.

Através dele, você pode concorrer a vagas em instituições particulares para fazer cursos presenciais, semipresenciais e a distância com bolsas de 100% ou 50%.

Para participar do Prouni, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, ter tirado mais de 450 pontos no exame e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso ter renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Inclusive, é interessante dizer que as vagas para cursos EAD no Prouni costumam ser menos concorridas. Ou seja, suas chances de conseguir uma bolsa integral são mais altas!

🔵 Leia mais: Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

Programa de bolsas de instituições de ensino

Além de ofertarem vagas através do Prouni, existem instituições que possuem um programa próprio de bolsas de estudos. Ou seja, as próprias instituições concedem bolsas.

O mais comum é que o programa de bolsas próprio das instituições de ensino privadas conceda descontos de até 100% de acordo com a nota do Enem tirada pelo candidato.

Ou seja, quanto maior a nota, maior o desconto!

Além disso, esses programas não se limitam à nota alcançada na edição mais recente do Enem. Algumas aceitam a pontuação de edições desde 2010, por exemplo.

As regras podem ser bastante diferentes dependendo da instituição, então entre em contato com sua preferida para saber mais.

🔵 Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

Programas municipais e estaduais

O Prouni é um programa de bolsas de estudo federal, mas também existem programas municipais e estaduais de concessão de bolsas para o ensino superior.

O objetivo desses projetos é fomentar o desenvolvimento da região a partir da formação de profissionais qualificados.

A oferta de bolsas pode variar de acordo com a região, então o ideal é entrar em contato com a Secretaria de Educação da sua cidade ou estado para ter todas as informações.

Convênios e programas de bolsas para colaboradores

Além das opções citadas acima, existe uma quarta: convênios com instituições de ensino ou auxílio-educação disponibilizados pela empresa na qual você trabalha.

Existem organizações que, em busca de melhorar a qualificação profissional de seus colaboradores, disponibilizam meios de incentivar a educação formal. Dois destes meios são convênios com instituições e o auxílio-educação.

No primeiro caso, a empresa dá descontos em uma instituição específica. E no segundo, custeia parte do valor da mensalidade do curso superior.

Ambos os casos são chances de realizar o seu sonho da faculdade com a ajuda no seu local de trabalho. Por isso, não deixe de entrar em contato com o setor de RH para saber se você tem direito a esses benefícios.

🔵 Leia também: Como conseguir o Fies? Conheça os tipos de financiamento

Quais instituições de ensino oferecem bolsa de estudos EAD?

Abaixo, você confere uma listagem de instituições com qualidade comprovada de ensino, boas notas na avaliação do MEC e que oferecem uma série de bolsas de estudo EAD e descontos na mensalidade para quem quer começar uma faculdade:

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre bolsa de estudos EAD!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.