Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ENEM

O que cai na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja

Mercado de Trabalho

4 textos prontos para enviar currículo por e-mail

ENEM

O que cai na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja

Por EAD CESMAC em Jan 20, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

Você está se preparando para o Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)? Como estão seus estudos para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? 

Essa é uma daquelas áreas que desperta medo nos estudantes, afinal, química, física e biologia não são o forte de muita gente.  

Contudo, não há razão para grandes preocupações. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja cobra conteúdos básicos dessas disciplinas, sendo possível se sair bem. 

Quer saber o que cai e como se preparar? Explicamos tudo neste artigo! 

Aqui você vai ver: 
Como funciona o Encceja  
As competências da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja  
Como se preparar para o Encceja  
O que você pode fazer com sua nota do Encceja 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 no ENEM!

Como funciona o Encceja  

O Encceja é uma avaliação para estudantes que desejam obter os certificados do ensino fundamental e médio.  

Criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova avalia os conhecimentos de assuntos da educação básica no Brasil. Passando na prova, o aluno recebe certificado para ingressar em vagas de emprego ou na universidade.  

O Encceja funciona de forma bem parecida com o Enem. São: 

  • 4 provas de cada área de conhecimento (linguagens, humanas, exatas e natureza); 
  • 30 questões de múltipla escolha para cada área; 
  • Redação sobre algum tema importante para a sociedade.  

Para participar e obter o certificado, você precisa ter: 

  • no mínimo 15 anos para ensino fundamental;
  • no mínimo 18 anos para ensino médio. 

As competências da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja

Os conteúdos da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja são: química, biologia e física. Contudo, a abordagem é um pouco diferente: a prova cobra os conhecimentos dessa área aplicados em situações do cotidiano. 

Segundo o próprio material de estudo disponibilizado pelo Encceja, as competências avaliadas na prova são: 

  • I. Compreender as ciências como construções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.
  • II. Compreender o papel das ciências naturais e das tecnologias a elas associadas, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.
  • III. Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal.
  • IV. Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico-tecnológicos à degradação e preservação do ambiente.
  • V. Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
  • VI. Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.
  • VII. Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.
  • VIII. Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.
  • IX. Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. 

Dentro desse conjunto de habilidades, os conteúdos trabalhados são: 

  • A ciência como construção humana;
  • O papel das tecnologias no mundo contemporâneo;
  • A tecnologia em nosso dia-a-dia;
  • As condições de saúde no Brasil;
  • Em busca do conhecimento: o fazer científico;
  • Conhecimentos físicos e a vida atual;
  • Química, natureza e tecnologia;
  • Biodiversidade e meio ambiente. 
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Encceja - pessoa preenchendo gabarito de prova

Como se preparar para o Encceja  

Se você vai fazer a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja, trouxemos algumas dicas para você se preparar melhor: 

1 - Organize seus estudos 

Qual é o seu nível de conhecimento em cada uma das disciplinas cobradas na provas? É isso que determinará sua organização para os estudos. 

Algumas pessoas saíram do ensino médio há tempos e não se lembram mais de diversos conteúdos, precisando estudar praticamente do zero. Outras pessoas estão no ensino médio e querem fazer o Encceja para pegar o diploma mais rápido, então, não precisam de uma grande preparação.  

Em qualquer um dos casos, o ideal é que você analise as competências e assuntos da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja e avalie seu nível de conhecimento. 

Com base em seus pontos fortes e fracos, você monta um cronograma de estudos e reserva um horário do dia para se dedicar. 

2- Resolva provas anteriores 

Para medir seu conhecimento nas competências do Encceja, uma boa sugestão é fazer uma das provas anteriores e contabilizar seus erros e acertos.  

Além de ser uma forma de treinar, resolver exames antigos o prepara para o formato da prova.  

E se quiser estar ainda mais familiarizado com o modelo de aplicação da prova, uma dica é colocar o cronômetro do seu lado e tentar resolver as questões dentro do tempo do exame (4 horas). 

3- Utilize apostilas online 

Caso não queira gastar, o próprio Inep disponibiliza uma série de apostilas online, inclusive sobre o conteúdo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja.  

É interessante utilizar os próprios materiais do exame porque você estuda exatamente os conteúdos que vão cair na prova. As apostilas são bem completas e contam com exercícios para você treinar! 

4- Foque nos conteúdos mais cobrados 

Diferente da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, o Encceja cobra conteúdos mais básicos e aplicados, como o papel das tecnologias no mundo contemporâneo.  

Ou seja, você não precisa estudar mais uma vez toda aquela grade curricular de química, física e biologia. Basta dominar os assuntos básicos e os seus princípios para conseguir fazer a prova! 

5- Revise bastante 

Por fim, considerando que a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja cobra basicamente os conteúdos já vistos, revise bastante todos os materiais antes da prova.  

Se possível, aproveite para fazer resumos enquanto estiver estudando para poder revisar com mais facilidade depois! 

Dicas para o dia da prova 

  • Lembre-se de sair de casa com antecedência; 
  • Leve o documento original com foto; 
  • Sempre leia o enunciado com atenção; 
  • Marque as palavras-chaves principais do enunciado; 
  • Elimine as alternativas erradas;  
  • Reserve um bom tempo para preencher o gabarito. 
CTA - E-book Guia completo de como escolher qual curso fazer na graduação

O que você pode fazer com sua nota do Encceja 

A nota do Encceja vai de 60 até 180 pontos. Para ser aprovado e receber seu certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, você precisa tirar 100 pontos em cada eixo e no mínimo 5 na redação. 

Como o certificado da prova tem a mesma validade de um diploma tradicional, você pode utilizá-lo para ingressar na faculdade, curso técnico, concurso público ou vaga de emprego.  

Não existe qualquer limitação do que você pode fazer com sua nota. Pelo contrário, pode fazer tudo o que quiser!

Inclusive, se você tem o sonho de ingressar na universidade e não teve a chance de terminar o ensino médio mais cedo, essa é uma boa oportunidade! 

Entendeu como funciona a prova Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Encceja? Esperamos que sim. Agora, aproveite este conteúdo para estudar e se preparar!

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

ENEM

Veja mais conteúdos sobre EAD e educação

Dados e soluções para usar em uma redação sobre evasão escolar

Você saberia escrever uma redação sobre evasão escolar? Saiba que esse tema pode ser abordado no Enem (Exame Nacional ...
6 min de leitura

Como estudar química em 7 passos

Você sabe como estudar química? Se você está se preparando o Enem, certamente esse questionamento já deve ter vindo a ...
6 min de leitura

7 pesquisas para usar em uma redação sobre educação financeira

Você teria repertório para escrever uma redação sobre educação financeira, caso esse fosse o tema do Enem?  Em razão da ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ENEM