Como colocar emprego atual no currículo

Postado em 9 de ago de 2023
Loading...

O currículo é uma ferramenta fundamental para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ele é o primeiro contato que o empregador tem com o candidato e, por isso, é importante que esteja bem elaborado e organizado.  

Uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais é sobre como colocar o emprego atual no currículo. Afinal, qual a melhor forma de apresentar essa informação e destacar as habilidades e experiências adquiridas no trabalho atual?  

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas e orientações para que você possa incluir o seu emprego atual no currículo de maneira assertiva. Fique conosco! 

Aqui você vai conferir as respostas para as seguintes dúvidas: 

 

 

Posso colocar que estou empregado no currículo? 

Sim! Se você ainda está empregado e procura novas oportunidades de emprego, é perfeitamente aceitável mencionar que está trabalhando atualmente em seu currículo.  


Afinal, incluir informações sobre seu emprego atual pode dar aos recrutadores uma melhor compreensão de sua experiência e habilidades mais recentes. Então, não deixe de fazê-lo.  

Não existe nada de errado em estar empregado e, mesmo assim, buscando uma nova oportunidade. Os recrutadores, inclusive, já estão acostumados com esse perfil de candidato.  

Além disso, é importante você ter em mente que é opcional indicar no currículo os seus motivos pela busca de um outro trabalho. O mais indicado é deixar para comentar sobre isso na entrevista de emprego. 

Como alternativa, você pode explicar brevemente na carta de apresentação que deseja dar um novo passo na carreira, que vai mudar de cidade ou qualquer que seja a sua motivação. 

Seja como for, é sempre de bom tom evitar mencionar desapontamentos ou problemas com o emprego atual. 

🔵 Leia também: Como fazer um bom currículo para chamar a atenção dos recrutadores

Como colocar o emprego atual no currículo?  

Para indicar que você está atualmente empregado em seu currículo, você pode incluir as informações do seu trabalho atual na seção de experiência profissional, da seguinte maneira: 

  • Inclua o nome da empresa e o cargo atual : comece com o nome da empresa para a qual você trabalha atualmente e o cargo que ocupa. Por exemplo: "Empresa ABC, Analista de Marketing". 

  • Adicione as datas de emprego: indique as datas em que você começou e está trabalhando atualmente na empresa. Por exemplo: "Janeiro de 2019 - presente" ou "Janeiro de 2019 - atual". 

  • Destaque suas realizações: descreva suas responsabilidades e realizações significativas em seu trabalho atual. Certifique-se de incluir resultados mensuráveis, como aumentos de vendas, projetos bem-sucedidos ou metas alcançadas. 

  • Atualize periodicamente: Lembre-se de manter seu currículo atualizado, especialmente se houver mudanças em suas responsabilidades ou realizações em seu trabalho atual. 

Essa lógica descrita acima vale para as experiências profissionais anteriores também. Organize essa seção dos empregos mais recentes para os mais antigos. 

Além disso, lembre-se de manter as informações relevantes e objetivas, evitando exageros ou levantar pontos que não tem relação com a posição pretendida.  

🔵 Leia também: Currículo ou curriculum: como se escreve?

Preciso cumprir o aviso prévio? 

Sim, em geral, o cumprimento do aviso prévio é obrigatório para os contratos de trabalho que são encerrados , seja pelo empregado ou pelo empregador. 

O aviso prévio é um período determinado que a parte que deseja rescindir o contrato deve informar à outra parte. Esse período pode variar de acordo com o tempo de serviço na empresa e a convenção coletiva da categoria, mas em geral é de 30 dias. 

O objetivo do aviso prévio é permitir que o empregado tenha tempo para buscar uma nova colocação, bem como permitir que o empregador possa se preparar para a saída do funcionário, por exemplo, contratando um novo colaborador. 

Se você não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar o valor correspondente do seu salário ou das verbas rescisórias, além de poder negar uma referência positiva no futuro. 

Porém, existem algumas situações em que o empregado pode ser dispensado do cumprimento do aviso prévio, como no caso de demissão por justa causa ou acordo entre as partes.  
 
Por isso, é importante verificar com seu empregador quais são as regras específicas aplicáveis ao seu caso.

🔵 Leia também: Como fazer um currículo atrativo

O que respondo se o recrutador perguntar por que quero sair do meu emprego atual? 

Por mais que essa seja uma das perguntas mais temidas por quem está nessa situação, você precisa responder apenas a verdade ao recrutador.  


Responda de maneira sucinta e não fique constrangido com a resposta. Se você tentar improvisar ou inventar uma desculpa mirabolante, pode causar o efeito contrário, já que pode parecer evasivo demais ou hesitante. 

Lembre-se que a única razão pela qual o recrutador faz esse tipo de pergunta é para saber com mais detalhes quais são os seus objetivos de carreira e para entender se a saída do emprego atual está sendo amigável ou não. 

Existem muitas razões aceitáveis para deixar um emprego, e você não deve se envergonhar ou se sentir mal ao falar sobre elas. Você pode até aproveitar a oportunidade para descrever a sua ética de trabalho e destacar o seu desejo de crescer na carreira. 

Lembre-se de apenas não reclamar do emprego atual. Isso nunca é bem visto pelos recrutadores e pode ser o motivo da sua eliminação do processo seletivo.  

🔵 Leia também: 6 aplicativos para currículo: monte o seu pelo celular!

Devo avisar meu gestor que estou procurando outra vaga? 

Antes de comunicar o seu gestor sobre a sua procura por uma nova vaga de emprego, pense em como é a relação entre vocês. Existe uma confiança? Ele apoia os seus objetivos profissionais? 

Caso a resposta para essas perguntas seja positiva, pode ser interessante avisar sobre o desejo de encontrar novas oportunidades.  

Por outro lado, é importante que você tenha noção do quanto o seu gestor — ou o seu superior direto — está realmente satisfeito com você.  

Caso isso não esteja tão claro, o mais recomendado é que você tome bastante cuidado ao comunicar qualquer possibilidade de mudança de empresa. Afinal, isso pode afetar a relação entre vocês de alguma maneira ou até mesmo resultar na sua demissão. Pondere bastante e veja o que é mais adequado para a situação.   

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!