Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

Postado em 27 de nov de 2022
Loading...

Quando falamos em bolsa de estudo integral, você certamente já pensa no Prouni. 

O programa criado pelo Governo Federal em 2004 é uma iniciativa que proporciona bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares. 

Para participar do programa, basta concorrer utilizando a sua nota do Enem. 

O problema é que, muitas vezes, você pode deixar de conseguir a bolsa, mesmo que tenha tirado uma boa nota do exame, por conta da concorrência.

E por isso, não consegue sua vaga no ensino superior. Mas e se dissermos que existe uma outra forma de conseguir uma bolsa de estudo integral sem precisar passar pelo Prouni?

Sim, existem instituições de ensino privadas que proporcionam suas próprias bolsas de estudo, que você consegue através da sua nota do Enem com bem menos burocracia e concorrência. 

É sobre essa forma de ingresso ainda não tão conhecida que vamos conversar neste artigo! 

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é uma a bolsa de estudo? 

As bolsas de estudo são um benefício que determinados alunos recebem para estudar em uma instituição de ensino particular de maneira gratuita ou com desconto. 

Essas bolsas podem ser concedidas por diversos órgãos, mas os mais comuns são fundações, as próprias instituições de ensino e o Governo Federal através de programas sociais, como o Prouni.

A maneira como as bolsas de estudo funcionam é a seguinte: o órgão que proporciona a bolsa financia os estudos do aluno de forma integral ou parcial. 

Pode ser que essa bolsa cubra todo o curso ou um período específico, depende das condições. E para conseguir esse benefício, existem alguns critérios que o órgão pode determinar. 

Por exemplo, para conseguir uma bolsa pelo Prouni, é preciso não ter zerado a redação, ter uma nota média acima de 450 pontos e ter uma nota boa o suficiente para se dar bem na concorrência. 

O que é bolsa integral e bolsa parcial? 

Como dissemos acima, existe a possibilidade de a bolsa de estudo ser integral ou parcial. Conheça a diferença abaixo:

  • Bolsa de estudo integral: este tipo de bolsa é aquele no qual o aluno tem o valor das mensalidades completamente abonado. Ou seja, ele não paga nada. 
  • Bolsa de estudo parcial: já neste tipo, o aluno não recebe o abono de todo o valor, mas de parte dele. Ou seja, ele terá um bom desconto, mas ainda terá que pagar algum valor. 

Os critérios que levam o aluno a receber o benefício integral ou parcial também podem depender de determinações do órgão que está proporcionando a bolsa. 

Usando o Prouni como exemplo mais uma vez, o critério para conceder uma bolsa integral ou parcial é um questionário socioeconômico. 

Qual é a diferença entre bolsa de estudo e financiamento estudantil? 

É importante frisarmos que existe diferença entre bolsas de estudo e financiamentos de curso. 

As bolsas são benefícios onde o valor da mensalidade é abonado, deduzido de forma permanente do valor final da mensalidade. Ou seja, o aluno não precisará pagar esse valor. 

Já o financiamento estudantil funciona como um empréstimo em que o aluno deverá devolver a quantia total à instituição financeira, ou ao Governo Federal (no caso do Fies), eventualmente.

🔵 Leia também: Quer uma bolsa de estudos EAD? Saiba como conseguir!

Como funcionam as bolsas de instituições de ensino? 

Agora que você já tem conhecimento sobre o que são bolsas de estudos, vamos conversar sobre a razão de ser deste artigo: as bolsas de estudo próprias de instituições de ensino. 

Como você viu na seção anterior, as bolsas de estudo no geral são benefícios proporcionados por algum órgão para financiar os estudos de determinados alunos. 

E no caso deste tipo de bolsa, o órgão que financia o benefício é a própria instituição de ensino.

 

 

 

Bolsa Enem

As condições da bolsa de estudos variam de instituição para instituição, mas é correto afirmar que cada vez mais faculdades, centros universitários e universidades particulares utilizam o Enem como ingresso. 

Ou seja, a sua nota do Enem é o critério que determina se você consegue uma bolsa ou não, e qual será a sua porcentagem de desconto.

De maneira geral, o desconto pode ser de até 100% se você tirou uma nota alta, resultando em uma bolsa de estudo integral. 

E mesmo que você tenha tirado uma nota baixa, ainda pode aplicar para a bolsa recebendo um desconto entre 30% e 50%. 

Isso significa que você consegue ingressar no ensino superior sem precisar passar pelo Prouni. 

Além disso, a burocracia é quase nula porque você não precisará preencher o questionário socioeconômico e nem reunir comprovantes de sua situação econômica.

Outras bolsas de estudos que você pode concorrer

🔵 Leia também: Saiba como conseguir bolsa de estudos para começar sua faculdade

Como conseguir uma bolsa 100% integral?

Ficou interessado em saber mais sobre esse processo? Então, aprofunde a leitura nesta seção, pois vamos explicar exatamente o que você precisa fazer. 

O primeiro passo é fazer o Enem e se esforçar para tirar uma nota alta. Lembrando que quanto maior a nota, maior será sua chance de conseguir uma bolsa de estudo integral. 

Aqui no Blog do EAD, nós temos dicas e guias de estudo que podem ajudar nessa missão. 

O segundo passo é conhecer as condições oferecidas pela instituição de ensino superior de sua preferência. Abaixo, você confere uma lista de instituições que oferecem as bolsas de estudo integrais que citamos acima nos cursos EAD:

Não esqueça de ler os termos e políticas das bolsas de estudo e converse com um consultor para ter certeza de que entendeu bem. Em seguida, faça a sua inscrição e comece sua graduação!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.