Você sabe como funciona o Enem? Atualmente, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a maior prova do Brasil, sendo um importante instrumento de ingresso ao ensino superior.
A prova acontece anualmente e avalia os conhecimentos dos participantes nas áreas de humanas, exatas, biológicas e linguagens. Em 2023, o exame acontece nos dias 5 e 12 de novembro.
Apesar de ser uma prova muito conhecida e amplamente difundida no Brasil, existem diversas especificidades sobre seu funcionamento que deixam dúvidas em muitos participantes.
Pensando nisso, a EAD CESMAC preparou este artigo exclusivo para explicar como funciona o Enem e esclarecer as principais dúvidas sobre o exame.
Você vai conferir:
O que é o Enem?
Como funciona a prova do Enem?
Como e quando será a edição do Enem 2023?
Como é feita a inscrição do Enem e quanto custa?
Quem pode fazer o Enem?
O que cai no Enem?
3 dicas de como se preparar para o Enem
5 cuidados para ter no dia do Enem
O que levar no dia do Enem? E o que não pode levar?
Como é a correção do Enem?
Para que serve a nota do Enem?
Conclusão
O que é o Enem?
A primeira edição do Enem no país aconteceu em 1998. Ele foi criado para medir os conhecimentos que o aluno adquiriu durante o ensino médio. Foi só a partir de 2004 que o Enem começou a ser utilizado como método de ingresso em faculdades particulares com o Prouni.
Em 2010 foi criado o Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, o que transformou o Enem em um exame tão importante quanto os vestibulares tradicionais.
Devido à pandemia de Covid-19, o Enem ganhou uma versão digital em 2020. O Enem Digital é uma prova objetiva realizada virtualmente usando um computador. O formato impresso da prova é mantido somente na redação.
Hoje, o Enem não é mais apenas um termômetro para entender a efetividade do ensino médio no país, mas parte importante do processo seletivo para universidades privadas e públicas, e cursos técnicos pelo Sisutec.
Além disso, também é parte do processo de admissão do FIES, o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Como funciona a prova do Enem?
O Enem é uma prova essencial para acessar o ensino superior brasileiro, tanto universidades públicas quanto privadas. Muitas instituições de ensino superior, inclusive, já aboliram os vestibulares e utilizam apenas a nota do exame em seus processos admissionais.
A prova é dividida em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Cada área de conhecimento conta com 45 questões objetivas, totalizando 180 perguntas no exame.
Hoje, as provas e a redação são aplicadas em dois domingos consecutivos. Em 2023, o exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.
No primeiro domingo, os estudantes têm 5h30 para realizar as provas. Já no segundo domingo, o tempo é de 5h. Confira abaixo a organização das provas por dia:
1° domingo:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões)
- Redação
2° domingo:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões)
- Matemática e suas Tecnologias (45 questões)
Como funciona a redação do Enem?
Além de responder as questões objetivas, os estudantes também devem escrever uma redação, seguindo o modelo de texto dissertativo-argumentativo.
O tema da redação do Enem só é revelado na hora da prova, trazendo sempre uma questão relevante sobre o Brasil.
Por isso, ainda não temos informações sobre qual será o tema da redação do Enem 2023. Porém, é comum que o exame explore temáticas de cunho social, ambiental, político, econômico ou uma combinação de todos eles.
Os estudantes devem escrever de 7 a 30 linhas, defendendo sua opinião sobre o tema por meio de argumentos concretos e bem embasados.
Ao final da redação, os participantes devem ainda apresentar uma solução para a questão proposta que respeite os direitos humanos.
Qual é o horário da prova do Enem? E onde acontece?
As provas costumam ser aplicadas em escolas e outras instituições de ensino. É possível conferir seu local de prova na página do participante no site do Enem.
Os portões são abertos ao meio-dia e fechados às 13h. Depois desse horário, os participantes não conseguem acessar o local de prova e não podem realizar o exame. O horário oficial de início das provas é às 13h30.
Como e quando será o Enem 2023?
Em 2023, o exame ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. Os locais e horários das provas, assim como o dia de divulgação dos resultados, ainda não foram informados pelo Inep.
Confira o cronograma do Enem 2023:
- Inscrições: de 8 a 19 de maio de 2023
- Pagamento da inscrição: ainda não informado pelo Inep
- Pedido de atendimento especializado: ainda não informado pelo Inep
- Pedido de tratamento pelo nome social: ainda não informado pelo Inep
- Provas: 5 e 12 de novembro de 2023
- Taxa de inscrição: ainda não informado pelo Inep
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
- Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2024.
Como funciona a prova do Enem digital?
O Enem digital será realizado pelo computador, mas o candidato não pode fazê-la de casa. Assim como na prova tradicional, o aluno terá que se deslocar até o local de prova, onde ele terá um computador para responder as questões objetivas.
A redação, por sua vez, terá formato impresso no Enem Digital de 2023.
Como é feita a inscrição do Enem e quanto custa?
A inscrição normalmente é feita de forma completamente online. Você precisa de apenas alguns minutos para fazer sua inscrição.
A isenção da taxa de inscrição do Enem é concedida nos seguintes casos:
- Aluno do último ano do ensino médio em escola pública;
- Aluno do último ano do ensino médio em escola particular como bolsista e tiver renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
- Inscrito no CadÚnico do Governo Federal, que ampara aqueles que tem renda per capita de até 0,5 salário mínimo ou renda total de até 3 salários mínimos.
O Inep ainda não divulgou o valor da taxa de inscrição do Enem 2023. Em 2022, ela foi de R$85 e deveria ser paga até 27 de maio de 2022.
Quem pode fazer o Enem?
Por mais que o Enem seja uma prova de avaliação do ensino médio, não são apenas os estudantes que estão cursando-o que podem fazer o exame.
O Enem não tem limite de idade, qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento) e comparecer ao local indicado no dia da prova.
Idosos, gestantes e pessoas com deficiência também podem fazer o Enem normalmente e solicitar atendimento especial, caso necessitem. Quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio também pode fazer o Enem na condição de treineiro.
Ao contrário do que alguns podem pensar, o Enem não é obrigatório. Dessa forma, faz a prova quem quer aumentar suas chances de ingressar no ensino superior.
O que cai no Enem?
Na Matriz Referência do Enem, documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), é possível conferir todos os assuntos e competências exigidos pelo exame. A grande maioria dos assuntos abordam os conteúdos estudados durante o ensino médio.
Abaixo, apresentamos um breve levantamento das matérias e conteúdos normalmente abordados em cada área de conhecimento do Enem:
Ciências Humanas e suas Tecnologias
As questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias abordam os conhecimentos de história, geografia, sociologia e filosofia. Abaixo, listamos os principais conteúdos:
- Período colonial e escravidão no Brasil
- Era Vargas
- Ditadura Militar no Brasil
- Revolução Industrial
- Primeira e Segunda Guerra Mundial
- Nazismo e Fascismo
- Guerra Fria
- Urbanização
- Globalização
- Meio Ambiente
- Migrações
- Cartografia
- Desenvolvimento humano e social
- Geopolítica
- Relações de trabalho
- Movimentos Sociais
- Pensadores da Grécia Antiga
- Correntes sociológicas e filosóficas antigas e contemporâneas
10 podcasts de história para você se preparar para o Enem
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
As questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abordam conhecimentos relacionados com língua portuguesa, literatura, educação física, artes e língua estrangeira.
Abaixo, listamos os principais conteúdos:
- Interpretação de texto
- Gramática
- Estruturas textuais
- Movimentos literários
- Esportes e cuidados com o corpo
- Modernismo
- Vanguardas europeias
- Vocabulário
- Conjugação verbal
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os estudantes encontrarão perguntas sobre biologia, química e física.
Abaixo, listamos os principais conteúdos:
- Ecologia e sustentabilidade
- Ecossistema
- Sistema Imunológico
- Genética, DNA e RNA
- Estequiometria
- Ligações químicas e polaridade
- Reações orgânicas e inorgânicas
- Eletroquímica
- Radioatividade
- Cadeias Carbônicas
- Energia, trabalho e potência
- Ondas
- Mecânica
- Acústica
- Calorimetria
- Resistores
Saiba quais são os conteúdos de Química que mais caem no Enem
Matemática e suas Tecnologias
Diferente das outras áreas, que abordam mais de uma disciplina, essa prova é voltada exclusivamente para matemática.
Além do domínio dos cálculos, a prova exige muita interpretação das questões e raciocínio lógico. Abaixo, listamos os principais conteúdos:
- Equações e funções de 1° e 2° grau
- Porcentagem
- Matemática financeira
- Razões e proporções
- Noções de estatística
- Circunferências
- Leitura e interpretação de gráficos
3 dicas de como se preparar para o Enem
Depois que você se inscreve no Enem, começa o período de estudo. E para ajudar você a se preparar para a prova, vamos dar algumas dicas. Confira:
1. Esteja bem informado sobre como funciona o Enem
Busque todas as informações que você puder sobre como é a prova, quais conteúdos caem e como ela é avaliada. Ter esse conhecimento ajuda a desmistificar o exame e direcionar melhor o seu plano de estudos.
2. Tenha um plano de estudos e organize a sua rotina
O Enem é um exame geral com conteúdos de ensino médio, porém sabemos que existem alguns conteúdos que caem com mais frequência na prova. Por isso, monte o seu plano de estudos ao redor desses conteúdos para facilitar a rotina.
3. Coloque em prática o que você aprender
Estudar a teoria é ótimo, porém a verdade é que o conteúdo não vai se fixar se você não procurar exercícios e não tentar colocar em prática o que aprendeu. Então, inclua na sua rotina de estudos fazer provas antigas do Enem e exercícios práticos.
5 cuidados para ter no dia do Enem
O dia do Enem é um dia muito importante onde muitas coisas podem dar errado. Então, trouxemos uma lista de conferência e preparo para o dia do Enem.
1. Confira seus documentos, local de prova e o que pode, ou não, levar
Uma parte essencial de fazer a prova do Enem é conferir se você tem os documentos necessários, se sabe chegar até o local de prova e o que pode, ou não, levar. Por isso, no dia da prova confira novamente o local de prova, as rotas para chegar até lá e o que você, e o que não pode, levar.
Além disso, se possível, confira e prepare os seus documentos antes mesmo do domingo da prova. Lembramos que você só pode entrar no local de prova com um documento de identificação com foto, que pode ser seu RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, etc.
2. Durma cedo no dia anterior e acorde cedo no dia do Enem
Sabemos o que acontece com quem chega atrasado no Enem, então garanta que você terá o tempo de sono adequado no dia do Enem.
Durma cedo nos sábados que antecedem a prova e acorde cedo nos domingos da prova para dar tempo de conferir tudo o que você precisa e se deslocar com tranquilidade até o local de prova.
3. Não se preocupe em estudar no dia da prova
Você precisa manter a calma no dia da prova e a verdade é que o seu cérebro vai estar tão preocupado com responder as questões que dificilmente vai adquirir novos conhecimentos. Por isso, não se preocupe em estudar no dia.
4. Cuide da sua alimentação e fique hidratado
Prefira comer alimentos leves no dia do Enem e que vão garantir sua saciedade por mais tempo e evitar que você fique com sono durante o tempo de prova.
Além disso, beba água o suficiente durante o dia, nem pouco para se preocupar com a sede durante a prova e nem muito, para não precisar ir ao banheiro várias vezes.
5. Não esqueça do gabarito
É no gabarito que você vai preencher as suas respostas do Enem, então não esqueça de reservar um tempinho próximo ao final de cada dia de prova para preenchê-lo sem rasuras. Não esqueça de que não é possível pedir uma nova folha, então tenha calma na hora de preencher.
O que levar no dia do Enem? E o que não pode levar?
Você pode entrar no local de prova do Enem com alguns itens, mas existem outros que você não pode levar ou usar. Abaixo estão os itens permitidos:
- Caneta esferográfica preta com tubo transparente;
- Documento de identificação com foto;
- Lanche energético;
- Garrafa d’água transparente e sem rótulo.
Já, estes, são os itens proibidos:
- Caneta de outra cor que não preta, ou com tubo não transparente;
- Relógio de qualquer tipo;
- Lápis, borracha, lapiseira, corretivos, etc.;
- Óculos escuros;
- Toucas, bonés ou acessórios que cubram a cabeça e o rosto;
- Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos;
- Livros, apostilhas e qualquer conteúdo, impresso ou não.
Lembramos que, se você quiser levar a sua prova para casa, terá que permanecer na sala até 30 minutos antes do horário oficial de finalização do exame.
Como é a correção do Enem?
A correção do Enem é feita em dois processos diferentes: as questões objetivas e a redação.
Para as questões objetivas, os participantes devem preencher um cartão-resposta na hora prova. Esse cartão é recolhido ao final do exame e submetido a uma leitura por computador que calcula a nota.
Como funciona a TRI no Enem?
A pontuação do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), algoritmo usado para corrigir e dar nota às questões da prova. A TRI leva em conta o nível de dificuldade de cada questão e o padrão de acertos de cada participante.
Através da análise do padrão de erros e acertos do candidato, esse algoritmo consegue identificar se o estudante acertou porque de fato sabia – recebendo o ponto inteiro da questão – ou chutou – recebendo uma pontuação menor.
Por isso, não dá para saber a nota final do Enem apenas conferindo o gabarito, é preciso esperar até sair o resultado oficial.
Como é feita a correção da redação do Enem?
A redação do Enem é corrigida manualmente, uma a uma, por uma banda de avaliadores especializados.
Cada texto é submetido a dois especialistas diferentes, que não têm contato um com o outro. São avaliados cinco critérios, que valem 200 pontos cada um. Conheça quais são:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Confira temas de redação do Enem para treinar
Quando sai o resultado do Enem?
O resultado oficial do Enem sai alguns meses depois de aplicadas as provas, normalmente no primeiro semestre do ano seguinte. Entretanto, já nas primeiras horas após a conclusão da prova é possível acessar os gabaritos não-oficiais que são divulgados por cursinhos pré-vestibular e publicações da área.
O gabarito oficial é divulgado pelo Inep em até 3 dias úteis após o segundo dia de realização da prova. E para acessar o gabarito, você precisa apenas acessar o site do Inep ou app do Enem.
Para que serve a nota do Enem?
O principal objetivo do Enem é avaliar a qualidade da educação brasileira, principalmente do ensino médio. Além disso, a nota do exame também é utilizada nos processos seletivos de universidades públicas e privadas.
Ou seja, se você deseja cursar uma graduação, seja EAD ou presencial, é muito importante ter feito a versão mais recente do Enem. Afinal, é por meio dele que os estudantes podem participar dos programas criados pelo Governo Federal para acesso ao ensino superior.
O Enem e o Sisu
Para tentar vagas em instituições públicas de ensino superior, os estudantes devem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). É o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual essas instituições oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
De acordo com suas notas no exame, os estudantes são classificados e aqueles que tiverem o melhor desempenho são selecionados.
Para usar o Enem no Sisu, é necessário ter feito o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação. Além disso, também é preciso estar acima da nota de corte do curso desejado.
O Enem e o Prouni
Já para aqueles que desejam concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior, o Prouni (Programa Universidade para Todos) é a melhor opção.
O programa foi criado com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de universidades privadas. O Prouni utiliza a nota do Enem e critérios socioeconômicos para a seleção.
Para utilizar o Enem para ingressar pelo Prouni é preciso ter realizado o Enem no ano anterior, ter obtido nota de, no mínimo, 450 na média das provas, ter pontuação superior a zero na redação e atender aos critérios socioeconômicos.
O Enem e o FIES
Para os estudantes que buscam financiamento estudantil, existe o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que concede financiamento sem juros ou com juros baixos em faculdades particulares.
Além dos programas federais, diversas instituições de ensino superior também possuem programas internos relacionados ao Enem.
Muitas faculdades privadas, por exemplo, oferecem descontos na mensalidade de acordo com a nota no Enem. Ou seja, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior na atualidade.
Para utilizar a nota do Enem no FIES, é preciso ter realizado alguma das edições do Enem desde 2010, comprovar renda familiar inferior a 3 salários per capita, estar matriculado em uma instituição de ensino que esteja cadastrada no programa, não ter zerado a redação e totalizar 450 pontos na média das provas.
Onde ver a nota do Enem?
Você consegue conferir sua nota do Enem após alguns meses de realizada a prova. A nota oficial é calculada e disponibilizada no site oficial do Enem, e lá você também encontra a redação comentada.
Porém, se você estiver ansioso, pode fazer uma simulação da nota do Enem em sites que têm uma calculadora para isso.
Conclusão
Neste artigo, explicamos como funciona o Enem, trazendo as principais informações sobre a prova. Se você está se preparando para fazer o Enem 2022, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o exame e dicas de estudos: