Como ser produtivo? 10 dicas para o trabalho home office

Postado em 10 de set de 2020
Loading...

Quer descobrir como ser produtivo no home office e garantir um bom desempenho? Fique conosco e confira nossas 10 dicas infalíveis!

Trabalhar em casa é um verdadeiro sonho para muitas pessoas. Não pegar trânsito para chegar ao trabalho e pode fazer horários mais flexíveis são alguns dos pontos mais atraentes desse modelo de trabalho. 

Contudo, transformar seu ambiente doméstico em um espaço de trabalho também pode ser bem desafiador. Afinal, estamos acostumados a ficar mais à vontade em casa, onde existem muitas distrações. 

Televisão, celular, filhos, tarefas domésticas... tudo isso pode prejudicar seu rendimento ao trabalhar em casa, sendo muito importante se organizar para não deixar a produtividade cair.  

Em 2020, o home office se popularizou no Brasil, sendo uma modalidade adotada por diversas empresas em função da Covid-19

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia.

Apesar do home office ter surgido frente a um momento de crise sanitária, a tendência é que esse modelo de trabalho se consolide e seja adotado por cada vez mais organizações no futuro.

Pensando nisso, neste artigo, o Blog do EAD separou 10 dicas de como ser produtivo no home office. Confira:

 

1 - Não acorde cinco minutos antes de começar a trabalhar

Um dos grandes benefícios do home office é poder dormir mais tempo do que o habitual. Afinal, não existe necessidade sair de casa para chegar no escritório, o que economiza tempo de deslocamento.  

Em função disso, pode ser muito tentador ficar na cama até o horário limite de início do trabalho, principalmente em dias frios. 

Contudo, essa prática pode ser extremamente prejudicial para sua produtividade. 

Logo após acordarmos, nosso corpo ainda demora um tempo para despertar de fato. Ou seja, acordando cinco minutos antes de começar o trabalho, você não vai estar com a mente e o corpo totalmente preparados para realizar suas funções laborais. 

Isso quer dizer que você tem que acordar no horário habitual, como se fosse para o escritório? Claro que não. Tudo pode ser feito com equilíbrio!

O ideal é acordar no mínimo meia hora antes. Assim, você tem tempo para lavar o rosto e tomar um café da manhã antes de começar a trabalhar. 

Dessa forma, você garante que estará realmente pronto para começar a trabalhar no horário estabelecido. 

2 - Coloque uma roupa adequada para trabalhar

Outro benefício do home office é poder utilizar roupas menos formais. Afinal, o ambiente doméstico possibilita se vestir de forma mais despojada e confortável do que o espaço tradicional exige. 

Nesse sentido, ficar de pijama o dia todo pode parecer uma ótima opção. No entanto, quando falamos de produtividade, talvez seja melhor repensar essa escolha. 

Colocamos o pijama para dormir, certo? Ao ficar com essa vestimenta o dia todo, pode ser difícil que sua mente e do seu corpo compreendam que no período de trabalho você deve estar desperto. 

Mesmo que involuntariamente, é bem possível que você fique pensando na cama o dia inteiro, o que pode prejudicar muito seu desempenho. 

Não estamos dizendo que você não precisa usar paletó e gravata e realmente vestir a mesma roupa que usaria no escritório. Trocar a roupa de dormir por uma outra já é o suficiente para seu corpo e sua mente entenderem que é o momento de trabalhar.  

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

3 - Tenha um local de trabalho bem estruturado

Muitas vezes, pode ser difícil se concentrar em casa, principalmente para quem divide o espaço com outras pessoas. 

No entanto, encontrar um lugar silencioso, tranquilo e com o mínimo de distrações possíveis é essencial para a rotina de trabalho. 

Trabalhar no sofá e na cama pode ser muito tentador, mas não é a melhor opção nem para sua mente nem para o seu corpo. 

É essencial ter um espaço tranquilo e bem iluminado em casa para utilizar no horário de trabalho. 

Nossa dica é procurar por um local que ofereça conforto e esteja distante de distrações. Ter um local de trabalho delimitado e bem estruturado ajuda a manter a concentração e garante mais produtividade. 

Além disso, é muito importante evitar ficar mudando muito seu local de trabalho em casa. Afinal, nosso corpo se acostuma aos ambientes de forma que é possível regulá-lo para estar mais atento em determinados locais. 

Outra sugestão é sempre manter seu local de trabalho organizado e com todos os materiais essenciais à disposição. Dessa forma, você evita ter que arrumar ou procurar alguma coisa no momento de começar suas funções. 

Ter um ambiente apropriado é essencial para ter uma rotina de trabalho produtiva.

🔵Leia também: Home office pequeno: 9 dicas para otimizar seu espaço

4 - Afaste as distrações tecnológicas

No home office, não tem nenhum chefe ou supervisor nos vigiando, o que dá mais liberdade para dar aquela olhadinha no celular ou deixar a televisão ligada enquanto trabalha.  

Por melhores que possam parecer, essas atividades fazem com que você desperdice uma grande quantidade de horas de trabalho sem nem perceber. 

Além disso, essas pequenas pausas fazem com que você perca a concentração e o foco em seu trabalho.

Dessa forma, para se manter produtivo, é recomendável manter essas tecnologias o mais distante possível de você. 

Deixe para conferir o celular em um momento de pausa ou no horário de almoço. Assim, você garante que estará com sua concentração totalmente voltada para o trabalho.

5 - Tenha um horário de trabalho fixo

A flexibilidade de horários é um dos grandes benefícios do home office, mas também oferece muitos desafios, principalmente quando falamos de produtividade. 

Estabelecer um horário fixo de trabalho pode ser a melhor escolha para manter sua produtividade. Para isso, é preciso identificar em que período do dia você está mais produtivo. 

Algumas pessoas funcionam melhor de manhã bem cedo, outras preferem começar a trabalhar mais tarde. 

Seja de manhã, à tarde ou à noite, o importante é ter uma rotina e sempre trabalhar nos mesmos horários. 

Assim, você também regra sua mente para compreender que naquela faixa de tempo sua concentração deve estar voltada para as atividades laborais. 

🔵Leia também: Cuidados de ergonomia no home office para incluir na rotina

6 - Tome cuidado com as reuniões

As reuniões sempre fizeram parte da rotina de trabalho de todos os perfis de profissionais. 

No entanto, com o home office, elas tornaram-se ainda mais frequentes, tomando boa parte do tempo que poderia ser dedicado ao trabalho. 

Além disso, ao ficar longe dos colegas, muitos profissionais acabam usando esse momento para colocar a conversa em dia, o que pode transformar uma reunião de 20 minutos em um encontro virtual de uma hora. 

Para manter a produtividade, é preciso ser objetivo nas reuniões de trabalho, evitando tocar em temas fora da pauta e que possam tomar o tempo destinado aos assuntos laborais. 

Que tal marcar um happy hour virtual para colocar o papo em dia? Essa pode ser uma opção muito melhor para garantir a produtividade e se manter próximos dos colegas. 

7 - Planeje suas tarefas e defina metas e prazos

Pode ser bem difícil ser produtivo tentando se lembrar de todas as suas responsabilidades de cabeça. 

Por isso, é muito importante anotar todas as suas tarefas em algum lugar para não esquecê-las. Você pode usar uma agenda física ou no celular mesmo, o mais importante é saber identificar tudo o que você tem demandas diariamente ou semanalmente. 

Além de definir quais são suas tarefas, é importante criar metas e prazos para bater. 

Dependendo do seu tipo de  trabalho, eles podem ser diários, a cada dois dias, semanais ou qualquer outra divisão de tempo que você preferir.

🔵Leia também: Teletrabalho e home office não são a mesma coisa. Saiba a diferença!

8 - Utilize as tecnologias ao seu favor

Na atualidade, existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar a organizar a rotina de trabalho e ser mais produtivo. 

Pesquise e identifique quais se encaixam melhor com seu perfil de trabalho. Abaixo, indicamos dois apps que podem ajudar a organizar as demandas e definir prazos. Confira:

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que permite organizar, distribuir e acompanhar as atividades da sua equipe. Através dos quadros, listas e cartões, os times podem organizar e priorizar suas tarefas de um jeito simples e flexível. O Trello informa o que está sendo produzido, quem está trabalhando no quê e em que etapa cada atividade está. 

Essa ferramenta pode ser usada tanto por uma pessoa - que quer se organizar e tornar  mais produtivo seu ritmo de trabalho – quanto por equipes, que precisam distribuir e acompanhar o andamento das demandas. O aplicativo é gratuito e está disponível para computadores e celulares. 

Evernote

O Evernote é um software para organização pessoal, possibilitando realizar anotações de forma rápida e fácil. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta apresenta funções como checklists de atividades, lembretes, listas de ações a serem feitas, entre outras opções. 

Em resumo, o aplicativo é um grande bloco de anotações, mas mais moderno, ágil e com muitas funcionalidades que podem trazer benefícios para sua rotina de trabalho. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas iOS, Android e pela web.

9 - Saiba priorizar

Você tem muitas tarefas para fazer diariamente? Determine quais demandas devem ser priorizadas. 

Comece sempre por aquilo que é mais urgente e demanda mais tempo e termine o dia com as tarefas mais rápidas e que não exigem tanta concentração. Afinal, sua disposição estará bem menor ao final do expediente.  

Saber priorizar é essencial para ser produtivo. 

🔵Leia também: Posso fazer um estágio home office? Tire todas as suas dúvidas!

10 - Faça pausas e descanse

Se você quer ser produtivo, saiba que descansar é tão importante quanto trabalhar. 

Fazer pequenas pausas durante sua rotina de trabalho — seja para se alimentar, tomar um café ou arejar a mente — é essencial para manter a concentração e o foco. 

Aproveite suas pausas e momentos de descanso. Não esqueça que o ócio é parte importante do processo de criatividade e inovação

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Neste artigo, explicando como ser produtivo no home office a partir de 10 dicas exclusivas do Blog do EAD.

Se você gosta de conteúdos sobre mercado de trabalho, confira seleção de textos abaixo:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!