Para fazer um bom currículo de marketing, você precisa fazer o que um profissional dessa área sabe melhor: propaganda.
Nesse caso, seu público-alvo é o gestor de RH ou CEO de uma empresa, sendo necessário levantar seus pontos fortes e diferencias para se destacar no processo seletivo.
Caso esteja com dificuldade, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa para criar um currículo de marketing perfeito e conquistar seu recrutador. Continue conosco e alcance a vaga dos seus sonhos!
Aqui você vai ver:
A estrutura de um currículo de marketing perfeito
Crie também um portfólio online
Ferramentas gratuitas para fazer seu currículo de marketing
Invista na sua formação para fazer seu currículo de marketing se destacar
A estrutura de um currículo de marketing perfeito
Confira o passo a passo para criar seu currículo:
Dados pessoais
Primeiro, o básico: coloque suas informações pessoais no topo do currículo. Isso inclui:
- Nome e sobrenome
- Endereço completo
- Telefone
- E-mail pessoal
- Nacionalidade
Lembre-se de verificar muito bem essas informações, principalmente o número de telefone e e-mail, pois o recrutador pode utilizá-las para entrar em contato com você.
Objetivo
Nessa parte, quanto mais simples e claro, melhor. O ideal é colocar somente o cargo que você quer — nesse caso, analista de marketing.
Em geral, o recrutador utiliza esse campo para fazer a triagem das vagas. Por exemplo, ele anuncia vagas para mais de um cargo e analisa a área objetivo para identificar rapidamente a categoria do profissional.
No máximo, você pode colocar algo como: “Procuro uma oportunidade como analista de marketing para conseguir aplicar os conhecimentos aprendidos na minha formação e colaborar com o crescimento da empresa".
Experiência profissional
Em seguida, acrescente a sua experiência profissional.
Mesmo que você tenha várias, dê preferência somente àquelas relacionadas ao cargo em questão. Na hora de acrescentá-las, inclua: cargo, nome da empresa, lugar, período (quanto tempo você trabalhou lá) e funções. Basicamente, assim:
Cargo — Empresa, Local, Período
- Principal função 1
- Principal função 2
- Principal função 3
Se não tiver experiência, você pode acrescentar trabalhos freelancer ou voluntários (caso tenha) ou, então, excluir essa parte.
Formação acadêmica
Em seguida, você vai acrescentar sua formação profissional, incluindo: nome do curso, nome da instituição e ano de conclusão. Assim como na parte de experiência, priorize as formações relacionadas com a vaga.
Cursos complementares
Se tiver cursos complementares interessantes para a vaga, como um curso de idiomas, vale a pena acrescentar. O formato é parecido com a formação acadêmica: nome do curso, nome da instituição e ano de conclusão.
Habilidades
Por fim, as empresas estão cada vez mais valorizando as habilidades interpessoais dos candidatos. Então, vale a pena você destacá-las em seu currículo.
No caso de um analista de marketing, algumas competências pertinentes são:
- Criatividade;
- Proatividade;
- Boa comunicação;
- Pontualidade;
- Bom trabalho em equipe.

Dicas extras para criar um currículo de marketing perfeito
- Atenção com a formatação: escolha uma fonte e tamanho de letra legível — como a Times New Roman ou Arial no tamanho 12;
- Personalize o currículo conforme a vaga: como nem toda empresa busca as mesmas características em um profissional, confira o que o recrutador está precisando na descrição da vaga e personalize seu currículo de marketing antes de enviar.
- Revise antes de enviar: erros ortográficos podem tirar a credibilidade do seu currículo, então, revise sempre o português no final. Além disso, analise se inseriu as informações corretamente (como o número de telefone e e-mail).
- Traga resultados (se tiver): na parte de experiência, você pode colocar um pouco do retorno que você trouxe no trabalho anterior, tipo: "aumentou em 55% a quantidade de leads”.
- Faça um resumo profissional: além das informações que citamos, você pode colocar um resumo da sua carreira para o recrutador.
Crie também um portfólio online
Além do currículo de marketing, muitas vagas solicitam o portfólio dos profissionais para conhecer um pouco do trabalho.
Então, é importante ter um bom portfólio online para poder encaminhar junto ao currículo. A seguir, você vai aprender como montar um portfólio online e gratuito:
1 - Escolha uma ferramenta
Confira algumas sugestões de plataformas gratuitas para montar seu portfólio online:
- Canva;
- Wix;
- Google Apresentação;
- Behance;
- SquareSpace;
- Contently.
2 - Selecione seus melhores trabalhos
Após escolher a ferramenta, você vai selecionar seus melhores trabalhos para colocar no portfólio de analista de marketing — de preferência, selecione aqueles que combinem com a vaga desejada.
Se for iniciante na área, não tem problema: você pode criar um projeto fictício. O objetivo é mostrar um pouco do seu perfil de trabalho.
3 - Mostre além dos trabalhos
O foco principal do portfólio é apresentar seus principais trabalhos, mas você também pode aproveitar esse espaço para trazer outras informações importantes, como imagens do resultado da campanha (gráficos, números, entre outros), feedbacks positivos do trabalho, como foi o desenvolvimento do projeto e muito mais!
4 - Capriche no visual
O visual do portfólio pode ser um bom diferencial para chamar a atenção do recrutador, além de demonstrar zelo pelo trabalho.
Se você não domina muitas técnicas de design, não se preocupe: aquelas ferramentas que indicamos possuem templates gratuitos para você apenas adaptar.
Ferramentas gratuitas para fazer seu currículo de marketing
Trouxemos algumas opções de plataformas para você criar seu currículo de marketing de graça:
- Canva: excelente para criar um currículo mais criativo e diferente;
- Kickresume: tem dezenas de templates para você impressionar seu empregador;
- Zety: é um gerador de currículo online com diversos modelos desenhados por profissionais de RH;
- Toda Carreira: você precisa apenas inserir as informações e ele mesmo cria o currículo em minutos.
- CV Maker: rápido e simples de usar. Em menos de 15 minutos, seu currículo está pronto.
Invista na sua formação para fazer seu currículo de marketing se destacar
Uma boa formação em marketing pode fazer toda a diferença no seu currículo, ajudando a alavancar sua carreira e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
No Centro Universitário CESMAC, temos um curso de marketing excelente para quem quer aumentar suas chances de conseguir a vaga dos sonhos. É um tecnólogo com dois anos de duração em que você aprende:
- conceitos da administração;
- construção de marcas;
- estratégias de divulgação;
- pesquisa de mercado;
- campanha publicitária;
- e muito mais.
E o melhor: é EAD, então, você pode assistir às aulas da sua casa nos hosrários que preferir, tendo professores e tutores disponíveis para ajudá-lo com qualquer questão! Quer saber mais sobre o curso? Acesse nossa página!