Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

Postado em 3 de abr de 2021

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então, você deve aprender como montar um excelente currículo de professor de educação física!

Afinal, não basta possuir um amplo conhecimento e experiência na área, para conseguir se destacar, é preciso saber como apresentar todas essas informações.

Para ajudá-lo nesse trajetória, reunimos abaixo as melhores dicas de como criar seu currículo de professor de educação física perfeito. Boa leitura!

Aqui você vai conferir:

Qual a melhor estrutura de um currículo de professor de educação física?

A estrutura do seu currículo pode fazer toda diferença em um processo seletivo. Afinal, com as informações bem organizadas e hierarquizadas, fica mais fácil dos recrutadores conhecerem seu perfil e avaliarem se ele corresponde a vaga.

Então, confira abaixo uma sugestão de estrutura para seu currículo de professor:

Cabeçalho

As primeiras informações que devem estar em seu currículo de professor de educação física são seus dados pessoais.

Ou seja:

• Nome completo;
  • Cargo almejado;
  • Endereço;
  • E-mail/telefone.

Resumo profissional

Após se apresentar, faça um resumo sobre a sua vida profissional, citando o tempo de carreira, assim como metas e resultados conquistados. Também vale acrescentar nessa parte o que deseja alcançar na futura vaga.

Experiência profissional

Você possui experiência como professor de educação física? Traga informações sobre esses antigos trabalhos!

Ao incluir suas experiências, siga essa estrutura:

• Título da posição;
  • Nome da instituição de ensino;
  • Data de início e término da experiência.

Caso você tenha lecionado em muitas escolas, dê preferência às 6 melhores opções — essa escolha vai depender de fatores como renome da instituição, tempo de experiência e até mesmo dos motivos que o fizeram deixar o cargo.

Além disso, se for o caso, traga dados extras sobre cada experiência (como as conquistas alcançadas) e personalize as escolhas de acordo com a vaga almejada.

Por exemplo, para vagas de ensino médio, dê preferências às suas experiências com alunos dessa idade.

E se eu não tiver experiência?

Primeiro, entenda que isso não significa o fim do mundo! Todo mundo precisa começar de algum lugar, não é mesmo?

Então, nessa parte do documento, adicione sua experiência com os estágios feitos ainda na graduação, assim como outras atividades que podem comprovar suas habilidades.

Atividades voluntárias também são excelentes para incluir em seu currículo, ainda que não estejam diretamente relacionadas com sua área de atuação.

Educação

A sua formação é um dos principais requisitos para garantir uma vaga, principalmente para profissionais recém-formados, que ainda não atuaram ativamente no mercado de trabalho.

Por isso, seu histórico educacional não pode ficar de fora do seu currículo de professor de educação física!

Caso você tenha feito mais de um curso — seja de ensino superior ou de complementação acadêmica — dê preferência àqueles relacionados com sua área de atuação.

E ao incluir essas informações, siga essa formatação:

• Nome do curso;
  • Instituição de ensino;
  • Data de início e fim.

Dica: se você não tiver muita experiência, inclua também em seu currículo o tema do seu trabalho de conclusão de curso e as matérias optativas que você cursou na faculdade.

Habilidades

Outra ponto que pode ajudá-lo a se destacar entre os demais profissionais são as suas habilidades. Em conjunto com a sua formação, suas competências conseguem transformá-lo em um ótimo professor de educação física.

Por isso, não deixe de reservar uma parte do seu currículo para apresentar suas habilidades interpessoais — as famosas soft skills.

Na hora de escolher quais habilidades serão adicionadas, sempre dê preferência àquelas relacionadas com suas futuras funções.

No caso do professor de educação física, habilidades como comunicação, liderança e criatividade não podem ficar de fora.

Informações complementares

Você já recebeu alguma premiação como professor de educação física? Ou participou de palestras ou eventos da área?

Essas informações adicionais também devem estar presentes em seu currículo. Elas ajudam a dar ainda mais credibilidade ao profissional.

Inclusive, esses certificados, premiações, dissertações e demais dados complementares são fundamentais para os professores ainda sem experiência, que precisam de algo a mais para se destacar.

Preciso colocar o meu CREF?

Para trabalhar como professor de educação física, o profissional deve possuir um registro no CREF.

Então, como a instituição vai acabar solicitando essa informação, o ideal é já adicioná-la ao documento.

Devo fazer meu currículo no Word ou em PDF?

De modo geral, ao solicitar que os candidatos enviem um currículo, as empresas indicam qual o formato desejado.

Caso a instituição não sinalize, dê preferência ao PDF. Nesse formato, os dados não poderão ser alterados por mais ninguém — seja de má-fé ou por algum descuido.

Lembre-se também que a formatação em Word pode mudar quando o arquivo for baixado, principalmente se for aberto em uma versão diferente da sua. No PDF, esse problema é evitado.

🔵Leia também: O que escrever no e-mail para envio de currículo? Descubra aqui!

É bom incluir links para as redes sociais?

O ideal é adicionar apenas o link do seu LinkedIn, dado que essa é uma rede social mais profissional que as demais.

Preciso destacar minha formação em Educação Física?

Com certeza! A sua formação é fundamental para que você possa se destacar e conseguir uma vaga.

E claro: lembre-se que esse é um dos requisitos básicos exigidos pela instituição, então, desde o início do processo seletivo, é preciso deixar claro que você atende a ele.