Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

Postado em 2 de fev de 2023
Loading...

Se você está pensando em entrar na faculdade, já deve ter se perguntado quantos pontos precisa fazer para passar no Enem e ingressar no ensino superior.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que não existe maneira de passar no Enem. Isso porque o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova avaliativa.

Ou seja, o Enem não é classificatório, como os vestibulares são, então não é ele quem vai decidir se você vai entrar em uma faculdade ou não.

O que acontece é que você pode usar a sua pontuação do Enem para participar de programas como o Prouni e o Sisu, que são processos seletivos para o ensino superior. Daí a confusão.

A pergunta, então, não deveria ser "quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?", mas "como usar o Enem para entrar na faculdade?".

É a resposta para a segunda pergunta que vamos dar neste artigo.

Aqui, você vai entender o que é a pontuação do Enem, como entrar na faculdade usando a nota do Enem e quais são os pontos mínimos que você precisa tirar para garantir uma graduação.

Confira:

 

Como funciona a pontuação do Enem

A pontuação do Enem é a quantidade de pontos que você faz em uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Você também pode chamar a pontuação de "nota do Enem", pois ela é o cálculo entre os seus acertos nas provas objetivas e desempenho na redação.

Em resumo, a quantidade de pontos que você tira no Enem é a sua nota, a pontuação para o seu desempenho em determinada edição do exame.

O cálculo da pontuação do Enem é feito em três etapas:

  • Na primeira, um algoritmo (a TRI) corrige as suas respostas para as questões objetivas, levando em consideração se você sabia mesmo a questão ou chutou uma alternativa. Daqui, saem quatro notas, uma para cada grande área do conhecimento do Enem.
  • Na segunda, uma banca avaliadora lê, corrige e atribui uma nota para a sua redação, levando em consideração sua argumentação, proposta de intervenção e conhecimento da língua portuguesa. Daqui, sai uma quinta nota.
  • Na terceira etapa, é feita a média dessas cinco notas. O resultado da média é a sua pontuação final no Enem, a sua nota no exame para aquela edição.

E embora atribua uma nota para o participante, o Enem não é um processo seletivo. Ou seja, não é ele quem vai decidir se você entra ou não no ensino superior.

O Enem está em uma etapa anterior ao processo seletivo, digamos assim.

Ele proporciona uma pontuação para você utilizar ao participar de processos seletivos de instituições e também de programas do governo, como o Prouni e o Sisu.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

Onde posso usar minha nota do Enem?

Agora que você já sabe que a pergunta "quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?" não é válida, e que a pergunta certa é "como entrar na faculdade com o Enem", vamos entender como fazer isso, como usar sua nota do Enem para entrar na faculdade.

O primeiro passo é entender quais são as formas que existem de ingressar no ensino superior com o Enem. Confira a listagem:

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas para estudantes que tenham renda mensal de até três salários mínimos.

Para participar, o candidato deve ter tirado nota mínima de 450 pontos no Enem, e cumprir mais alguns requisitos. Ou seja, se você estava buscando quantos pontos precisa fazer para concorrer a uma bolsa pelo Prouni, a resposta é: no mínimo, 450 pontos.

Sisu

Já o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é parecido com o Prouni, mas o foco está em conceder vagas em instituições públicas. Ou seja, o Governo Federal faz uma reserva de vagas em universidades públicas que deverão ser preenchidas por candidatos que fizeram o Enem.

Assim como no Prouni, existe uma pontuação mínima no Sisu para poder participar da seleção. Nesse caso, o mínimo que você precisa ter tirado no Enem também é 450 pontos.

Enem como vestibular

Existem instituições de ensino privadas e públicas que utilizam o Enem como vestibular.

Ou seja, essas instituições aceitam a nota do Enem como critério para que o candidato concorra a uma vaga. Dessa forma, não é preciso fazer o vestibular, apenas apresentar a pontuação do Enem na hora da inscrição.

Não existe um padrão de nota mínima para instituições que utilizam essa forma de ingresso, então o mais indicado é entrar em contato com aquela que você deseja ingressar para entender como funciona.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Enem como pontuação extra

Também existem instituições públicas e privadas que aceitam a nota do Enem como uma ajuda extra para o vestibular. Nesse caso, o candidato precisa fazer o vestibular da instituição e, na hora da inscrição, cadastrar sua nota do Enem.

Depois de feito o vestibular, a pontuação do Enem é usada com um plus para aumentar a pontuação que o candidato fez no vestibular da instituição.

Para este modelo, também não existe um padrão de nota mínima aceita pela instituição, é preciso entrar em contato e entender como essa opção funciona.

🔵 Leia também: Como funciona o vestibular online? Descubra agora!

Qual é a nota mínima para passar no Enem?

Como você viu, não existe forma de passar no Enem, então não existe nota mínima para isso.

O que existe é uma pontuação mínima que você precisa fazer para participar de programas de seleção para o ensino superior. E, uma vez dentro desses processos de seleção, existe uma outra nota mínima que você precisa alcançar: a nota de corte.

A nota de corte é uma pontuação mínima que você precisa ter para concorrer a uma vaga para determinado curso e instituição de ensino através do Prouni e do Sisu.

Instituições que utilizam o Enem como vestibular geralmente não usam as notas de corte.

Essa nota é um cálculo baseado na pontuação do último candidato selecionado para o curso e instituição de ensino em questão. Quem tiver uma pontuação maior do que o resultado desse cálculo, tem mais chances de conseguir uma vaga nesse curso e instituição.

Para você ter uma ideia, e poder comparar com a sua pontuação no Enem, confira as notas de corte do Prouni em 2023 para os cursos mais procurados pelos brasileiros:

Em resumo: para conseguir uma vaga em um dos cursos da listagem acima, a sua nota do Enem precisaria ter ficado entre uma das pontuações citadas. Lembrando que, quanto maior a nota no Enem, maiores são as chances de conseguir uma vaga pelo Prouni e Sisu.

🔵 Leia também: Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?

A maior nota que você pode tirar no Enem é 1000 pontos. Então, conseguir uma nota de 500 pontos significa que você ficou exatamente no meio do caminho.

Porém, essa não é uma média que coloca você dentro da faculdade com facilidade quando falamos na concorrência pelo Prouni e Sisu, por exemplo.

Se você olhar a listagem acima, com 500 pontos pode concorrer aos cursos de Marketing, Logística, Serviço Social, Pedagogia, Gestão de Pessoas e Ciências Contábeis. Mas como é uma pontuação muito próxima da nota de corte, as chances não são tão boas assim.

Por outro lado, uma nota de 500 pontos (e até 300 pontos, que é a nota mínima que um candidato pode tirar no Enem) é uma ótima pontuação caso você queira ingressar diretamente em uma instituição de ensino, usando o modelo de Enem como vestibular.

Além disso, essa nota pode garantir um desconto na mensalidade de uma instituição particular, se você ingressar pelo programa de bolsas de estudos.

E, então, se sentindo confiante para começar sua graduação usando a nota do Enem?

Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.