EAD

Entenda a importância da educação a distância para quem trabalha

Postado em 5 de jun de 2022

Se você já trabalha, mas está buscando fazer uma faculdade, deve ter se deparado com as diversas dificuldades que os cursos superiores presenciais apresentam.

As aulas tomam várias noites por semana e os trabalhos e atividades ocupam o sábado e o domingo. Existem os custos de deslocamento, a correria para chegar a tempo em sala de aula e os gastos com cópias e alimentação.

A boa notícia é que existe uma alternativa para tudo isso: o ensino a distância.

Neste artigo, você vai conhecer melhor as dificuldades enfrentadas por quem precisa conciliar trabalho e estudo e conferir a importância da educação a distância para quem trabalha.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

As dificuldades de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo

De acordo com o Instituto SEMESP, 54% dos alunos brasileiros de graduação tem um trabalho remunerado. A pesquisa também mostra que 49,7% dos estudantes que também trabalham estão no mercado há menos de dois anos.

O que esses dados nos mostram é um cenário onde 4,5 milhões de pessoas precisam conciliar trabalho e estudo todos os dias no nosso país, e onde metade dessas pessoas provavelmente conseguiu um emprego para pagar a faculdade.

A situação atual do ensino superior nacional é de trabalho e estudo caminhando lado a lado, com grande parte da população se preocupando diariamente com a conciliação das aulas da graduação e das tarefas do trabalho.

Conciliar trabalho e estudo engloba não só conseguir fazer as atividades do trabalho e da faculdade, mas também uma infinidade de pequenas preocupações interligadas.

Existe a preocupação com conseguir cumprir os horários do trabalho e chegar a tempo na faculdade, o cansaço mental e físico que isso traz, o cuidado de conseguir economizar o suficiente para não atrasar as mensalidades e ter a atenção e dedicação suficientes para entender o conteúdo da aula e não diminuir o rendimento no trabalho.

É por conta de tudo isso que muitas pessoas deixam o estudo de lado para focar na atividade que paga todas as contas.

Segundo uma pesquisa da ABMES, os principais motivos que mantém pessoas adultas longe do ensino superior são a falta de dinheiro e a necessidade de trabalhar. 70% dos respondentes disse não ter entrado na faculdade por não ter dinheiro, enquanto 31% disse ter abandonado os estudos porque precisava trabalhar.

O que isso nos traz é que, talvez, uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem precisa trabalhar e estudar é um ciclo sem fim.

Para conseguir um bom emprego, é preciso ter um diploma. Para conseguir pagar pela faculdade, é preciso ter um emprego. Porém, um dos impeditivos de fazer faculdade é justamente não ter tempo e disposição devido ao emprego.

Como quebrar esse ciclo, então? O que pode ajudar é optar pela modalidade a distância.

🔵 Leia também: Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

A importância da educação a distância para quem trabalha

O ensino a distância é cheio de estigmas.

Se você perguntar para as pessoas ao seu redor ou fazer uma pesquisa rápida na internet, vai encontrar vários mitos dizendo que os cursos EAD têm menos qualidade e é mais rasa do que a modalidade presencial.

Além de nada disso ser verdade, o EAD ainda oferece uma série de vantagens para o estudante, especialmente para aqueles que têm menos tempo para se dedicar aos estudos ou que têm poucos recursos financeiros disponíveis.

Uma das principais características do ensino a distância é a flexibilidade.

Todos os conteúdos e aulas ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma que reúne materiais de estudo e que é o contato direto entre aluno, professor e tutor. Por causa dessa característica, o estudante pode assistir as aulas e fazer as atividades quando tiver tempo disponível.

Por exemplo, em vez de precisar se deslocar com pressa do trabalho até o campus, você pode chegar em casa, acessar a plataforma do seu computador, ou dispositivo móvel, e assistir as aulas sem correria ou estresse.

É possível, inclusive, estudar materiais no seu horário de almoço e fazer atividades no transporte público. O importante é que esse formato permite que você estude no seu tempo.

Além disso, a modalidade EAD é naturalmente mais barata do que a presencial. Isso significa que além de economizar tempo, você também economiza dinheiro.

🔵 Leia também: Desvantagens e vantagens do EAD: conheça todas elas!

Onde começar a sua faculdade EAD

E agora que você já entendeu a importância da educação a distância para quem trabalha, chegou a hora de pensar em investir no seu futuro profissional com uma faculdade EAD.

Abaixo, você encontra as nossas indicações de instituições de ensino onde fazer o seu curso a distância com qualidade comprovada:

Todas são reconhecidas pelo MEC, tiveram avaliações máximas no índice de qualidade da pasta e oferecem condições especiais e bolsas de estudo aos ingressantes.

Então, escolha aquela que está mais perto de você e aproveite esta oportunidade!