Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ENEM

Como estudar para o vestibular sozinho e de graça?

Mercado de Trabalho

Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

ENEM

Como estudar para o vestibular sozinho e de graça?

Por EAD CESMAC em Sep 15, 2020 12:00:00 AM | 12 min de leitura

Seu sonho é conquistar uma vaga na universidade e não sabe como estudar para o vestibular?

Você deve saber que o ensino superior é praticamente um requisito para todo profissional de sucesso. O pesquisador Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), afirma que “com o mercado de trabalho mais competitivo, os jovens precisam se qualificar cada vez mais”.

No entanto, muitas pessoas deixam o sonho do diploma de lado por não terem condições financeiras ou tempo para conciliar os estudos com uma rotina corrida. É aqui que surge a questão: será que dou conta de estudar para o vestibular em casa?

Seja lá qual for a sua realidade, saiba que a resposta é uma só: sim! Com organização e disciplina, é possível sim e, inclusive, mais barato estudar em casa, por conta própria, e conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Mas antes de tudo, você precisa saber que não existe uma fórmula perfeita para estudar para o vestibular. Continue lendo, porque pode não ter fórmula ainda, mas têm várias dicas infalíveis que nós separamos para te ajudar a estudar pro vestibular sozinho e de maneira simples, prática e, o melhor, sem gastar nada!

Afinal, pra que gastar rios de dinheiro se podemos garantir a aprovação estudando pro vestibular de graça, concorda?

estudante com cadernos

Por onde começar a estudar para o vestibular sozinho?

Estudar para o vestibular sozinho é possível, mas não é uma tarefa simples. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas vive em meio à correria: estudando, trabalhando, fazendo cursos, cuidando da casa, da saúde, passando tempo com a família… Tentar equilibrar tudo isso vai exigir de você muito foco e persistência, além de organização e disciplina.

Então, nos dias difíceis, lembre-se de que todo o esforço para estudar para o vestibular e conquistar seu diploma vai trazer apenas benefícios para sua vida profissional, garantindo oportunidades de emprego mais reconhecidas e com melhor remuneração.  

Tendo isso em mente, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

Leia o edital da prova para saber o que vai cair

Nossa primeira dica é que você procure o edital do vestibular da universidade que pretende fazer. Leia com calma e antecipadamente para evitar problemas no futuro. Pode parecer bobo, mas ler o edital de cabo a rabo é indispensável para o sucesso dos seus estudos.

Afinal, como estudar para o vestibular sem saber o que a prova exige de você, certo?

Anote em um papel, documento no computador ou aplicativo de celular, todas as informações do edital, como a data e duração da prova, horário e local (ou plataforma, se for online), materiais necessários, regras e o que você achar relevante.

Tudo esclarecido? Mantenha as anotações por perto e fique atento para não deixar passar nada em branco e perder os prazos, ok?

estudante no computador

Organize o que estudar e monte um cronograma realista

Depois de ler o edital do vestibular, você vai estar por dentro dos assuntos cobrados na prova. Esse é o momento de organizar o que estudar, criar um bom plano de estudos e montar um cronograma.

Se você trabalha ou tem outras responsabilidades, é importante entender seu cotidiano para elaborar um cronograma realista, isto é, uma rotina de atividades que se adeque ao seu dia a dia.

A dica aqui é estabelecer prioridades e ter um horário definido para estudar cada conteúdo, dando mais atenção àqueles que você tem dificuldade. isso quer dizer que você precisa investir mais tempo nos assuntos que você entende menos. Faça blocos de estudo de 50 minutos e repita, mais frequentemente, os assuntos mais difíceis.

Para te auxiliar, existem técnicas como a criação de mapas mentais e o Pomodoro. São ferramentas excelentes tanto para manter o foco nos estudos e gerenciar o tempo, quanto para assimilar o conteúdo.

Nem sempre vai ser fácil, mas garantimos que manter a disciplina vale muito a pena. Tenha em mente que seguir o cronograma faz todo o resto fluir. É ele que te ajuda a criar o hábito de estudar, gerando resultados mais rápidos e te dando motivação para continuar cumprindo sua rotina de estudos.

Onde buscar material para estudar?

Buscar novos conhecimentos e aprender habilidades diferentes são as maneiras mais eficientes de conseguir oportunidades melhores. Estudar para o vestibular em casa exige que você busque conteúdo por conta própria e aprenda sobre novos assuntos.

Hoje podemos fazer tudo isso no conforto da nossa casa e, o melhor, gastando muito pouco ou quase nada. Tudo isso graças à internet, que acabou com muitas das barreiras que dificultavam o acesso à educação. Por isso, estudar à distância é uma realidade para milhões de estudantes brasileiros.

Pesquise o assunto na internet

Utilizar a internet para estudar é ter acesso a uma fonte inesgotável de conhecimento. Mas ela também pode ser traiçoeira.

Sabe aqueles cinco minutinhos em que você vai checar o Facebook ou responder os grupos no WhatsApp? Pois é, esses minutinhos se transformam em horas e sugam todo o seu tempo sem que você perceba, além de destruir sua concentração e rendimento.

Não se esqueça que manter a disciplina e cumprir o cronograma é fundamental para o sucesso da sua rotina de estudos.

E se quiser manter as redes sociais, que tal usá-las para estudar para o vestibular? Pesquise por grupos de estudos ou páginas com conteúdos relacionados ao que deseja aprender.

Você ainda vai estar estudando em casa sozinho, mas a internet te possibilita tirar dúvidas e compartilhar experiências com outras pessoas que também estão estudando para o vestibular.

Assista vídeos e filmes

Se você acha que estudar é um tédio, essa dica é pra você. Com tantas informações e fontes de conteúdo, aprender não precisa ser chato e cansativo.

Veja vídeos, assista a filmes… mas aprenda a filtrar. Sempre invista seu tempo no que te faça aprender de alguma forma.

O YouTube é uma plataforma incrível para isso. Lá existem vários canais educativos para estudar para o vestibular em casa, com acesso a professores conceituados e conteúdo de qualidade. Não é à toa que 9 em cada 10 brasileiros usam o youtube para estudar.    

Mas vídeos educativos não são a sua praia? Que tal a boa e velha Netflix? Se você gosta de maratonar séries, essa é a opção perfeita para aprender assistindo. Séries e filmes, especialmente documentários, podem ser ótimos aliados aos estudos.

Boa parte das produções falam sobre conflitos e momentos históricos, abordando temas importantes que costumam ser cobrados nos vestibulares. Além de serem ótimos complementos para estudar pro vestibular, séries e filmes te ajudam a construir um senso crítico e analítico sobre o mundo.

Ouça podcasts

Com certeza, ouvir podcasts é uma das melhores dicas de como estudar para o vestibular. Se você não sabe, podcast é como se fosse um blog, mas ao contrário de ser escrito, é falado. Parece uma conversa da qual você faz parte e isso facilita muito a assimilação dos conteúdos.

Várias pesquisas mostram que o consumo de podcasts tem aumentado muito no Brasil. Assim como blogs e vídeos, existem podcasts de todo tipo de assunto, inclusive sobre como estudar para o vestibular em casa. Só vantagens para quem estuda sozinho e não pode gastar muito com materiais e cursinhos.

Você pode aprender no caminho do trabalho, na fila do banco ou até mesmo enquanto toma banho. Além disso, existem podcasts ideais para quem não tem muito tempo para estudar. Que tal dar uma conferida e já salvar os favoritos para ouvir depois?

Como me preparar para a prova?

Todo acontecimento com potencial de melhorar nossa vida exige preparação. No caso de estudar pro vestibular não é diferente. Tendo em mãos o edital do vestibular que pretende prestar e seu cronograma de estudos montado, junte toda força de vontade que tiver e se prepare todos os dias, um dia por vez.

Como estudar para a redação do vestibular?

A redação é um dos pontos mais importantes dos vestibulares. Ela demonstra a compreensão do estudante sobre o mundo e sua capacidade de construir argumentos e articular ideias - respeitando o tema proposto e cumprindo as normas da língua portuguesa.

Por isso, tirar uma boa nota pode fazer muita diferença na disputa por um vaga no ensino superior. Ao estudar para o vestibular, não pode faltar treino de redação.

Analisar e praticar é a melhor forma para aprender a escrever bem. Procure redações bem avaliadas de provas anteriores para usar como referência. Observe o modelo e a estrutura do texto, a técnica de escrita, o desenvolvimento dos argumentos e o encadeamento das ideias.

Escreva sobre temas já cobrados em outros exames, ou então sobre possíveis temas, e peça para outras pessoas conferirem. Além disso, leia bastante sobre diferentes assuntos e fique por dentro dos acontecimentos da atualidade. Persista e treine muito, e logo você vai ser capaz de escrever sobre qualquer coisa.

Faça provas anteriores simulando o tempo

Acredite: fazer provas anteriores é um exercício fundamental para quem estuda pro vestibular sozinho. É a maneira mais eficiente de criar condicionamento.

Refaça as questões simulando as regras oficiais, como materiais permitidos e o tempo de duração da prova. Isso vai testar seus conhecimentos e te ajudar a entender o estilo da prova, além de auxiliar na administração do tempo necessário para cada questão.

Procure por simulados na internet e separe uma semana no cronograma só para realizar estes exercícios. É muito importante que você compare resultados e dê mais atenção para as disciplinas em você que não se sair tão bem.

Pratique com a ajuda de sites e apps

Como já dissemos, com disciplina e organização, a internet pode ser sua aliada para estudar para o vestibular sozinho. Nesse sentido, aprender online com aplicativos é uma das melhores estratégias.

Por isso, separamos alguns apps incríveis para te ajudar:

 

Você também pode consultar sites que oferecem conteúdo educativo regularmente. Existem diversas opções com diferentes conteúdos. Muitos possuem até cursos gratuitos, e você não pode deixar de checar, como por exemplo:

 

Prepare seu psicológico e cuide da saúde

Quando estamos prestes a passar por uma situação decisiva em nossas vidas, como o vestibular, é preciso dar atenção redobrada à saúde física e mental. Afinal, não dá para fazer uma boa prova se sentindo completamente exausto.

Assim, faça de tudo para manter (ou criar) hábitos saudáveis. São eles que te dão energia, foco, concentração e capacidade de absorver os conteúdos. Por isso:

  • pratique atividades físicas regularmente;
  • se alimente de forma equilibrada e saudável, sem exageros;
  • faça pausas entre os blocos de estudo;
  • tente relaxar e renovar os ares.

Outro ponto muito importante e frequentemente esquecido pelos estudantes é: durma bem! Ao contrário do que muitos pensam, virar a noite estudando não ajuda em nada. Só aumenta o estresse e te deixa mais cansado, atrapalhando o aprendizado. A qualidade do sono é fundamental para ter um bom rendimento nos estudos.

E o legal é que, assim como para estudar, para ter hábitos saudáveis você também não precisa sair de casa e nem gastar dinheiro. Por isso, nem pense em deixar sua saúde de lado, ok?

Estudar sozinho não é tarefa fácil, ainda mais com a correria do dia a dia. Mas fazendo um bom uso da internet para aprender, passar no vestibular não só é possível, como é mais barato e divertido.

Como vimos, não existe fórmula para estudar pro vestibular. Mas garantimos que ao seguir nossas dicas, você fica muito perto de realizar o sonho de ingressar em uma universidade e conquistar melhores oportunidades de emprego.

Tudo depende do seu esforço para cumprir o plano de estudos e da sua capacidade de manter a persistência nos dias difíceis.

Muitas pessoas também sonham em melhorar de vida ao buscar qualificação. É por isso que o número de matriculados no ensino superior vem crescendo muito ao longo dos últimos anos.

Esse aumento aconteceu por conta do Ensino a Distância (EAD), que vem conquistando espaço entre os estudantes ao oferecer educação de qualidade com mensalidades acessíveis e flexibilidade nos horários.

No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher a universidade. Como sabemos que seu objetivo é ter acesso a um ensino de excelência sem gastar muito, procure por instituições confiáveis e credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Centro Universitário CESMAC possui uma estrutura completa e oferece educação de qualidade há quase 50 anos. As aulas e o diploma têm a mesma validade que os presenciais, mas sem os custos do transporte, alimentação e materiais.

Com o CESMAC você pode continuar estudando online e gastando pouco. Não deixe para depois e comece a realizar o sonho do ensino superior hoje mesmo.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como estudar para o vestibular, não perca a oportunidade de garantir sua aprovação. Acesse agora nosso texto sobre como funciona o vestibular EAD e prepare-se!

ENEM

Veja mais conteúdos sobre EAD e educação

As reações explicadas pela cinética química [Química no Enem]

Está se preparando para a prova de Ciências da Natureza do Enem? Não esqueça de incluir no seu roteiro de estudos a ...
7 min de leitura

O que falar em uma redação sobre racismo?

O que você escreveria em uma redação sobre racismo no Enem? Esse é um tema bem abrangente, então, você pode ter ...
7 min de leitura

Qual a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?

O conteúdo de forças intramoleculares e intermoleculares aparece com frequência no Enem. Se você não tem muita ...
4 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ENEM