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Faculdade de Marketing: o que estuda e áreas de atuação

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Faculdade de Marketing: o que estuda e áreas de atuação

Por EAD CESMAC em Mar 18, 2021 12:00:00 AM | 16 min de leitura

Você procura uma área com diversas oportunidades de emprego?

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Marketing e como funciona a faculdade de Marketing?

A área conseguiu se reinventar com o passar dos anos e incorporou a tecnologia em sua prática diária. Hoje, há um leque de oportunidades para atuar. 

Neste artigo, vamos apresentar um pouco mais sobre a faculdade de Marketing, quais as disciplinas e as áreas de atuação. 

  1. O que é Marketing?
  2. Como é a faculdade de Marketing?
    2.1 Conteúdo
  3. Qual a diferença entre o curso de Marketing e o de Publicidade?
  4. Onde posso trabalhar no Marketing?
  5. Quanto ganha um profissional formado em Marketing?
  6. Carreiras em ascensão no Marketing
  7. Conclusão

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O que é Marketing?

Muitas vezes, relacionamos o Marketing com vendas. O Marketing é isso, mas não somente.

Em 2008, a American Marketing Association (Associação Americana de Marketing) definiu o marketing como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Resumidamente, o Marketing é o processo de entender os clientes, construir um relacionamento e fidelizar essa relação.

Ele se refere a todos os aspectos de um negócio, incluindo desenvolvimento de produtos, métodos de distribuição, vendas e publicidade.

Um bom time de Marketing deve englobar diferentes habilidades para ter sucesso.

Isso envolve a contratação de profissionais especializados em pesquisa de mercado, análise e compreensão da jornada de compra e, ainda, publicitários responsáveis pela concepção de campanhas.

Como é a faculdade de Marketing?

Há diversas modalidades para quem deseja fazer a faculdade de Marketing.

Primeiro, pode-se escolher entre tecnólogo ou bacharelado.

O tecnólogo tem disciplinas focadas na prática da profissão, enquanto que o bacharelado oferece mais disciplinas teóricas para o aprofundamento.

Outro aspecto é a duração: um tecnólogo pode durar dois anos, enquanto o bacharelado varia de três a quatro anos.

Além disso, o estudante pode optar por estudar presencialmente ou a distância.

No presencial, é preciso comparecer na instituição de ensino para assistir às aulas. Há a vantagem do contato direto com professores e colegas.

Já na educação à distância, há a flexibilidade de estudar onde e quando quiser. As aulas ficam disponíveis on-line e o aluno se organiza para assisti-las. É ideal para quem trabalha, pois é possível conciliar os estudos com a vida profissional.

Caso ocorram dúvidas, o aluno pode recorrer ao atendimento do tutor responsável pela disciplina.

Conteúdo

O aluno vai ter contato com conceitos da administração para aprender a precificar produtos e serviços e a identificar oportunidades de negócio.

Ainda, também vai estudar sobre marcas, o chamado branding, e como fazer campanhas, estratégias de divulgação e de relacionamento com clientes.

Por fim, há uma área mais analítica, voltada ao conhecimento de pesquisas de mercado e análise de dados.

Para exemplificar, confira algumas disciplinas da grade curricular do curso de Marketing EAD do Centro Universitário CESMAC:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Fundamentos da Administração
  • Fundamentos de Contabilidade
  • Fundamentos de Finanças
  • Empreendedorismo
  • Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
  • Gestão Orçamentária
  • Pesquisa Mercadológica

Qual a diferença entre o curso de Marketing e o de Publicidade?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o descritivo do Marketing pode parecer muito com o curso de Publicidade.

Pois bem, o Marketing é uma área mais abrangente, que engloba a Publicidade.

O Marketing envolve um amplo conhecimento sobre estratégias de mercado, com o planejamento e análise, acompanhando toda a jornada de um cliente. Já a Publicidade trabalha com a criação de campanhas, envolvendo o processo criativo.

Os publicitários são os responsáveis por colocar a “mão na massa” e concretizar as ideias de divulgação.

A publicidade é uma das ferramentas do Marketing. São áreas que se relacionam e trabalham juntas.

mulheres em reunião. Ambiente corportativo.

Onde posso trabalhar no Marketing? 

Empresas de todos os portes podem contar com a expertise de um profissional de marketing. Algumas das áreas de atuação profissional são:

  • Gestão de Marca (branding): Responsável por gerenciar a imagem de um produto ou de uma organização;
  • Gestão do Sucesso do Cliente: aplica estratégias para fortalecer o relacionamento com os clientes e fazer com que a experiência deles com a marca seja a melhor possível;
  • Pesquisa de Mercado: reúne insights sobre como está a atual situação do mercado, analisa a concorrência e fornece dados para auxiliar na tomada de decisões;
  • Vendas: estabelece estratégias para comercializar produtos ou serviços. Em cargos de gerência, passa instruções para a equipe de como abordar os clientes da melhor maneira a obter bons resultados
  • Eventos: organiza ações para lançar produtos e serviços. Os eventos podem ser presenciais ou virtuais. É uma importante ferramenta para fortalecer o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Além disso, há as carreiras do Marketing Digital. Uma área relativamente recente, que surgiu com a chegada da internet comercial nos anos noventa, e que está crescendo a cada ano.

Algumas carreiras dentro do marketing digital são:
  • Especialista em E-mail Marketing: produz campanhas para e-mail com a finalidade de atrair potenciais clientes;
  • Designer de Experiência do Usuário: alia Design, tecnologia e conhecimentos sobre comportamento para desenvolver estratégias que otimizem a experiência de navegação de um usuário em um site, por exemplo;
  • Analista de e-commerce: faz a manutenção de sites de vendas, gera estoques, lança campanhas e analisa dados de vendas;
  • Especialista em SEO (Search Engine Optimization): o profissional reúne estratégias para fazer com que determinado conteúdo de um site ou um blog esteja nas primeiras páginas de buscadores como o Google e o Bing;
  • Social Media: área responsável por desenvolver o planejamento de publicações em redes sociais. Em determinados casos, também interage com os seguidores e faz análise de resultados.

Ainda, é possível seguir carreira no Endomarketing, que é a área responsável por criar ações internadas, voltadas aos colaboradores de uma empresa. Geralmente, o Endomarketing está localizado no setor de Recursos Humanos.

Outra possibilidade é atuar como consultor. De forma autônoma, o profissional oferece os seus serviços para empresas e fornece sugestões de como elas podem aperfeiçoar as suas estratégias.

Quanto ganha um profissional formado em Marketing?

O salário depende de três fatos: a região, o tempo de experiência e o porte da empresa. 

O tempo de experiência em que as empresas se baseiam, é o seguinte:

Conforme o site Educa Mais Brasil, a faixa salarial para um Tecnólogo em Marketing, é:

Porte da Empresa

Salário médio por tempo de experiência

  Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Grande Empresa R$ 2.721,55 R$ 3.401,94 R$ 4.252,43 R$ 5.315,54 R$ 6.644,43
Média Empresa R$ 2.093,50 R$ 2.616,88 R$ 3.271,10 R$ 4.088,88 R$ 5.111,10
Pequena Empresa R$ 1.610,38 R$ 2.012,98 R$ 2.516,23 R$ 3.145,29 R$ 3.931,61

Para quem está procurando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, através de um estágio, o site Vagas informa que um estagiário de Marketing inicia ganhando R$ 993,00 e pode vir a ganhar até R$ 1.619,00. Sendo que a média salarial no país é de R$ 1.240,00.

Menina gravando áudio no computador. Ao seu lado, há um microfone.

Carreiras em ascensão no Marketing

Como mencionamos na introdução deste artigo, o Marketing é uma área que soube se reinventar. Hoje em dia, encontramos diversas carreiras promissoras dentro do Marketing Digital.

Recentemente, o LinkedIn divulgou os setores do mercado de trabalho que cresceram no ano passado, mesmo com os efeitos da pandemia. A pesquisa apontou, ainda, que essas áreas vão continuar como tendência em 2021.

Diversos segmentos dentro da área de Marketing estão presentes nessa lista. Confira:

Especialistas em e-commerce:

Com a pandemia e as restrições de circulação, o comércio digital ganhou força. Assim, aumentou consideravelmente a demanda por profissionais de logística e marketing.

Cargos comuns:
  • diretor de cadeia de suprimentos
  • técnico em logística
  • analista de estoque
  • operário de estoque
  • gerente de e-commerce
  • analista de e-commerce

Principais competências: e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Profissionais autônomos de conteúdo digital

O Marketing moderno se baseia em uma premissa: oferecer valor ao público. Para isso, não basta apenas vender produtos pela internet, é preciso agregar algo através de um conteúdo de valor.

Podemos oferecer tanto entretenimento, como informação.

E esse conteúdo, com a internet, pode ser apresentado de diversas formas: foto, texto, vídeo e áudio.

Vocês se lembram da quantidade de lives que estouraram durante a pandemia? Elas foram uma maneira das pessoas reinventarem os eventos através da produção de conteúdo nas redes sociais. Palestras, shows, bate-papos, aulas e infinitas possibilidades foram vistas nas redes.

A pesquisa apontou que essa categoria teve um aumento nas contratações de 74% em 2020.

Cargos comuns:

Principais competências: experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos

Especialistas em marketing digital

Estratégias focadas no on-line são muito atrativas para empresas de qualquer porte, já que costumam ser mais baratas e os resultados são mensurados em tempo real. Diferentemente de campanhas feitas no chamado Marketing Tradicional.

Exemplificando: fazer anúncios no Facebook ou no Google Ads é mais econômico do que investir em propagandas televisivas, anúncios de jornais e outdoors, que pertencem ao Marketing Tradicional, fora do meio on-line.

Assim, cresceu a busca por profissionais especializados em produzir conteúdo e otimizar campanhas no universo digital.

Ainda, há uma estatística bacana apontada pela pesquisa: essa categoria atraiu um grupo demográfico mais jovem, com idade média de 24 anos, sendo que as mulheres representaram 60% do total de contratações.

Cargos comuns:

Principais competências: marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO).

Telemarketing

Muitas pessoas se sentem mais seguras comprando, quando estão falando diretamente com outra pessoa, através das televendas.

O telemarketing é uma ferramenta do Marketing Tradicional, porém ainda é muito relevante para vendas e relacionamento. As contratações no setor cresceram 67% em 2020.

Cargos comuns:

  • Representante de telemarketing;
  • Operador de telemarketing
  • Especialista em telemarketing

Principais competências: telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone

Análises de dados

Os dados são fundamentais no Marketing, pois eles ajudam na tomada de decisões e na otimização de campanhas. 

Cargos comuns:

  • Engenheiro de dados;
  • Analista de dados;
  • Analista de desempenho
  • Analista de validação

Principais competências: Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, ciência de dados, Tableau e Google Analytics.

Serviços criativos

Os profissionais das áreas de criação são fundamentais para desenvolver campanhas cativantes e atraentes. Muitas pessoas optam, inclusive, por trabalhar de forma autônoma, oferecendo o seu serviço para terceiros.

Cargos comuns:

  • ilustrador;
  • Artista 3D;
  • Redator;
  • Figurinista;
  • Designer gráfico

Principais competências: ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação, Adobe Illustrator.

Cargos de sucesso de clientes

No cenário virtual, os clientes detém muita informação para tomar suas escolhas.

Assim, é importante que a empresa esteja se preparando para isso, colocando o cliente em primeiro lugar, atendendo às suas necessidades e fazendo com que a experiência de compra seja a melhor possível.

Conforme a pesquisa, houve um crescimento de 37% na contratação de cargos de sucesso de clientes.

Cargos comuns:

  • Atendimento ao cliente;
  • Líder de equipe de atendimento ao cliente;
  • Especialista em central de atendimento;
  • Gerente de sucesso do cliente;
  • Parcerias estratégicas;
  • Gerente de experiência do cliente

Principais competências: atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.

Conclusão

Se você ficou interessado em fazer uma faculdade de Marketing, saiba que a área oferece muitas opções de emprego.

Ao cursar Marketing, você desenvolve uma capacidade para compreender o mercado e desenvolver estratégias aos clientes.

Porém, é preciso escolher uma formação de qualidade.

O Centro Universitário CESMAC está há 46 anos ofertando educação de qualidade.

Os conteúdos dos cursos EAD seguem uma metodologia ativa que alia matérias com capacitação para o mercado de trabalho. O material traz vídeos, textos, infográficos e atividades diversas para propiciar um ensino de excelência.

Se você quer dar um passo na sua carreira profissional, conheça mais sobre o curso de Marketing EAD do CESMAC.

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