Ainda não sabe qual o seu estilo de gestão? Conheça a liderança situacional

Postado em 8 de ago de 2020
Loading...

Liderar uma equipe e coordenar as atividades de uma área é o sonho de muitos profissionais. Mas, ao chegar em uma posição de liderança é comum ficar um pouco perdido: que tipo de líder eu sou?
 
Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas formas de liderar — e cada modelo leva em conta diferentes fatores para guiar suas ações. 

Neste artigo, falaremos sobre a liderança situacional , que busca adequar a gestão às diversas situações e perfis de colaboradores que se encontram no mercado de trabalho. 

Continue neste artigo e descubra se esse é o tipo de liderança ideal para você!

Aqui você vai conferir:

 

O que é liderança situacional?

Como o nome sugere, a liderança situacional é um perfil de gestão em que o líder se adapta às situações. 

Ou seja, é um estilo de liderança em que o gestor define seu comportamento com base na maturidade do liderado e nas situações encontradas no dia a dia do time. 

Essa teoria foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard . Ela argumenta que os líderes devem ajustar a maneira como lideram suas equipes considerando dois fatores:

  • A maturidade dos profissional , compreendendo o quão competente e/ou desenvolvida uma pessoa ou equipe é para determinada tarefa; 
  • Os detalhes e especificidades da tarefa , entendendo o que aquela tarefa exige do seu time e o tipo de apoio que o líder precisará oferecer.

A ideia é que o líder seja flexível, orientando sua gestão com base nos diferentes cenários que podem surgir no dia a dia da equipe. 

Dessa forma, é possível obter os melhores resultados do time e realizar um trabalho de sucesso.

🔵 Leia também: Liderança autocrática: gestão vertical e decisões concentradas

Os estilos de liderança situacional 

No dia a dia, os líderes podem se deparar com diferentes tipos de situação e perfil profissional. Para cada um deles, é possível aplicar um estilo de liderança situacional. A seguir, trazemos detalhes sobre eles:

E1 – Direção

Esse é o estilo de gestão em que os subordinados possuem a menor autonomia. Nesse caso, o líder deve ensinar à equipe tudo o que deve ou não fazer, além de como realizar as atividades. 

É comum que estilo de gestão seja aplicada para estagiários e profissionais de nível júnior. 

As tarefas são supervisionadas ao longo de sua realização até que os profissionais possuam maior capacidade para fazê-las de forma mais autônoma. 

E2 – Orientação/Treinamento

Nesse caso, o líder deve oferecer uma supervisão constante, orientando as atividades do seu colaborador, mas também aceitando sugestões e fornecendo algum grau de autonomia para que ele se desenvolva. 

O principal papel do líder é treinar seu subordinado, compartilhando conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda.

🔵 Leia também: Líder de equipe: o que faz, perfil e como ser um bom líder

E3 – Apoio

Nesse estilo de liderança, a supervisão do líder é muito menor. 

Seu papel é facilitar o trabalho e incentivar os profissionais da equipe. Ele deve apoiar a análise de diferentes ideias e perspectivas, de modo a enriquecer os processos de forma colaborativa.

Ou seja, o líder presta apoio, porém supervisiona pouco porque os colaboradores já têm maturidade para realizar as atividades por conta própria. 

E4 – Autonomia/Delegação

Como o próprio nome deixa claro, o papel do líder aqui é muito menor na tomada de decisões e realização das atividades. 

Nesse caso, a equipe deve ser autônoma para tomar a maior parte das decisões. Logo, também é a equipe que assume a responsabilidade pelas consequências. 

O líder, por sua vez, fica responsável por delegar responsabilidades e manter a organização do trabalho e processos. 

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: mas quando aplicar cada estilo de liderança?   Isso depende do nível de maturidade da equipe, que veremos no tópico a seguir. 

🔵 Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer uma carreira de sucesso

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os estágios de maturidade da equipe 

Existem quatro tipos de liderança situacional, certo? Para saber quando aplicar cada uma delas, o principal fator que deve ser levado em conta é a maturidade dos profissionais. 

Quando falamos sobre o nível de maturidade de uma equipe, estamos nos referindo ao seu nível de capacitação — ou seja, de competência para realizar as atividades com maior ou menor autonomia. 

Sendo assim, podemos classificar a maturidade em 4 níveis:

P1 – baixa vontade e baixa capacidade

Os profissionais desse grupo não possuem conhecimento e habilidades suficientes para concluir a tarefa de forma autônoma. Isso pode ocorrer porque são novos ou porque não se sentem preparados e motivados para tomar decisões por conta própria.

P2 – alta vontade e baixa capacidade  

São profissionais que possuem alguma experiência e mais habilidades, e por isso estão também mais motivados. Entretanto, ainda é necessário apoio na realização das tarefas.

P3 – baixa vontade e alta capacidade

Os profissionais desse grupo possuem as habilidades necessárias para realizar o trabalho com autonomia. Entretanto, eles não se sentem dispostos (motivados) para assumir responsabilidades.

🔵 Leia também: Descubra se você segue o estilo de liderança laissez-faire

P4 – alta vontade e alta capacidade  

São profissionais capacitados e motivados o suficiente para realizar todo o trabalho com autonomia.

A seguir, trazemos o mapa da liderança situacional, que relaciona o estágio de maturidade com os estilos de gestão. Fique conosco!

O mapa da liderança situacional 

Para saber qual estilo de liderança utilizar em cada nível de maturidade de equipe, você pode utilizar o mapa da liderança situacional – também conhecido como o modelo de Hersey-Blanchard. Confira:

Observando o diagrama, retirado do portal Twygo , podemos concluir que o estilo de liderança E1 é mais adequado para a maturidade P1, o estilo de liderança E2 é mais adequado para a maturidade P2, e assim por diante. Sendo assim, quanto mais capacitada e motivada for a equipe, menos diretivo o líder precisa ser. Faz sentido, não é mesmo?

Outros tipos de liderança 

Acha que a liderança situacional não faz muito seu estilo? Conheça os outros tipos de liderança:

Liderança autocrática 

Liderança autocrática é aquela em que o líder é o centro de decisões e é bastante centralizador. Nesse tipo de liderança, existe pouco espaço para questionamento ou sugestões, o que a torna um tanto ultrapassada. 

Esse estilo de gestão costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos. Por isso, não é uma opção a se considerar em todos os contextos. 

Liderança liberal 

A liderança liberal segue o pressuposto de que os colaboradores já são maduros o suficiente e não necessitam de um acompanhamento constante. Por isso, nesse estilo, o gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks ao grupo.

A ideia é deixar o grupo à vontade para conduzir as tarefas, estimulando a autonomia de seus membros. 

É um modelo que pode funcionar muito bem para equipes compostas por profissionais experientes. Contudo, é essencial que o líder se atente à qualidade do trabalho que está sendo entregue.

Liderança democrática 

A liderança democrática encoraja os colaboradores a participarem e os incentiva a darem sugestões e opiniões. 

O líder democrático busca ser um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções. Ele se preocupa com a execução do trabalho, mas também com a qualidade de vida e satisfação do time.

Nesse estilo, o líder se mostra bastante participativo, ouvindo, oferecendo dicas e ideias quando necessário, esclarecendo dúvidas, dando feedbacks e auxiliando os membros do grupo a se desenvolverem e a melhorarem no desempenho das tarefas. 

Esse estilo de gestão proporciona um bom ambiente de trabalho.

Liderança coaching 

Na liderança coaching, a gestão trabalha para identificar as habilidades dos seus colaboradores, buscando potencializar o seu desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento.

Nesse processo, o gestor exibe um interesse verdadeiro pelo aumento de performance de seus subordinados, incentivando cada membro a estabelecer planos de ação para assegurar um bom desempenho. 

Esse tipo de liderança acompanha a evolução individual e dá feedback para manter o liderado alinhado em relação aos resultados projetados.

Como saber qual o meu estilo de liderança? 

Para saber qual seu estilo de liderança, o primeiro passo é entender os seus valores profissionais e os da empresa em que você trabalha. Sua gestão deve estar alinhada com aquilo que você acredita e com o que a empresa espera de você. 

Depois disso, é fundamental que você conheça a sua equipe. Entenda as suas habilidades, perfil profissional, nível de conhecimento e também ambições de carreira. Isso é essencial para guiar seus colaboradores de forma adequada e ajudar no seu desenvolvimento. 

Converse também com o setor de Recursos Humanos da sua empresa. Eles certamente podem ajudar nesse processo. Boa jornada!

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!