É possível mudar de faculdade no meio do curso?

Postado em 16 de mai de 2022
Loading...

Se você se sente desmotivado e está com dificuldade para prestar atenção nas aulas, certamente já se perguntou: afinal, dá para mudar de faculdade no meio do curso?

Mesmo que você já esteja avançado na graduação, saiba que é, sim, possível mudar de curso e/ou instituição de ensino. Isso é um direito de todos os estudantes!

E você não está sozinho: no Brasil, cerca de 59% dos estudantes que ingressaram na faculdade, entre os anos de 2010 e 2019, acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação. Os dados são da Agência Brasil.

Mudar de faculdade no meio do curso é uma decisão difícil, mas pode ser o você precisa para retomar seu interesse nos estudos e alavancar a carreira. Mas, como fazer isso? Vamos explicar tudo sobre os processos de transferências, seus direitos e como realizá-lo.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os direitos do estudante na transferência de curso e/ou universidade

Sabia que a transferência, seja curso ou instituição, é um direito de todos os estudantes? É o que diz a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Segundo a lei, existindo vagas, os estudantes poderão realizar o processo de transferência. Então sim, é possível mudar de faculdade no meio do curso!

Abaixo, explicamos mais sobre os dois tipos de transferências:

  • Interna: a transferência interna acontece dentro da própria instituição de ensino, quando o estudante deseja migrar de um curso para outro. Nesse caso, os estudantes devem entrar em contato com a própria instituição para realizar o processo de transferência.
  • Externa: também chamada de transferência voluntária, acontece quando o estudante muda de uma instituição para outra. Nesse caso, o estudante interessado deverá buscar informações junto à universidade para a qual deseja se transferir.

Mas quais são os direitos dos alunos que fazem transferência? Explicamos a seguir!

1. Você pode aproveitar as disciplinas cursadas

Independente se você vai mudar de curso ou de instituição de ensino, o aproveitamento de disciplinas é possível nos dois casos. Ou seja, todo aquele conhecimento que você adquiriu até ali pode ser sim aproveitado no novo curso ou universidade.

Quando as grades curriculares das graduações são semelhantes, é possível aproveitar muitas disciplinas já cursadas. Quanto mais próximos forem os currículos dos cursos ou instituições, mais disciplinas o estudante poderá aproveitar.

Por exemplo: se você muda de Administração para Ciências Contábeis, possivelmente vai poder aproveitar os créditos de disciplinas básicas como economia e gestão. Mas e se você mudar para um curso totalmente diferente?

Digamos que saia da Engenharia Civil para o curso de Letras, por exemplo. Provavelmente, você vai ter poucas disciplinas para aproveitar, já que são áreas do conhecimento muito distintas.

Mas, existe a possibilidade de usar esses créditos para abater a carga curricular complementar e até mesmo de eletiva. Então, não se preocupe: de alguma forma esse tempo de estudo aparecerá no seu currículo.

Para solicitar o aproveitamento de disciplinas, é imprescindível entrar em contato com a faculdade e se inteirar sobre o funcionamento do processo.

Normalmente, o estudante sinaliza em um documento, fornecido pela instituição, as disciplinas que deseja aproveitar e a que disciplinas correspondem na grade curricular atual. Depois disso, a coordenação do curso analisa e avalia quais disciplinas podem ser aproveitadas ou não.

Os critérios de aproveitamento de disciplinas variam de acordo com cada instituição.

2. Talvez você tenha que fazer vestibular de novo

Normalmente, transferências internas não costumam exigir um novo vestibular. O mais comum é que se utilize a mesma nota da prova anterior para o processo seletivo de transferência.

As externas, contudo, podem exigir uma nova prova para atestar as habilidades e conhecimentos do estudante. Em alguns casos, a nota do Enem pode ser utilizada em situações de transferência.

3. Fies e Prouni: posso realizar transferência e manter os benefícios?

Se você usufrui de algum programa do Governo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), fique tranquilo: você também também pode mudar de faculdade no meio do curso!

Confira os critérios:

  • Prouni: os alunos bolsistas do Prouni estão aptos a fazer a transferência interna e externa. Porém, no caso da transferência externa, é necessário que tanto a instituição de origem quanto a de destino estejam de acordo com a troca. Outra exigência é que a nova instituição e o curso desejado também estejam credenciados no programa, além de terem vagas disponíveis. No caso de transferência interna, o principal requisito é que o curso de destino tenha vagas disponíveis. É importante ressaltar que não é permitido fazer a transferência de bolsista parcial para integral e vice-versa.
  • Fies: O Fies também permite que estudantes que estão financiando o curso solicitem transferência de faculdade. Nesse caso, as regras são as seguintes: transferências internas só podem ser solicitadas uma única vez, transferências externas podem ser feitas uma vez a cada semestre e o pedido deverá ser feito a partir do último mês referente ao semestre que o estudante está cursando, de modo que a troca comece a valer no semestre seguinte.

🔵 Leia também: Transferência de faculdade: como fazer e aproveitar disciplinas

Como mudar o curso de graduação na mesma instituição

Antes de tudo, é importante frisar que cada instituição tem suas próprias políticas e procedimentos para transferências. Então, para ter uma orientação mais específica é essencial que você entre em contato com sua instituição de ensino.

Normalmente, a principal condição para fazer transferência costuma ser a existência de vagas.

Em faculdades privadas, é comum que existam mais vagas, tendo mais margem para que os alunos possam trocar de curso. Já nas instituições de ensino públicas, as vagas costumam ser mais restritas e, muitas vezes, não são todos os cursos que possuem vagas remanescentes.

Para conseguir uma transferência interna, é fundamental ficar de olho no calendário da sua instituição, além de buscar informações no departamento do curso para o qual você quer se transferir.

 

 

 

Na grande maioria das vezes, os estudantes não precisam passar por um novo processo seletivo para fazer transferência interna.

Mas, vale lembrar que algumas instituições só permitem que o aluno faça transferência interna uma vez. Caso deseje trocar de curso novamente, o estudante que já conseguiu uma transferência interna precisará tentar outro processo seletivo.

🔵 Leia também: Escolheu o curso errado? Veja como trancar a faculdade

Como trocar de instituição de ensino no meio do curso

A transferência externa pode ser feita de uma universidade pública para outra pública, de uma universidade privada para outra instituição privada, ou entre universidades públicas e privadas.

Assim como na transferência interna, ela só acontece quando há vagas disponíveis e é importante consultar o regulamento da instituição onde se pretende estudar. Afinal, cada instituição possui suas regras e especificidades no processo de transferência externa.

Em universidades públicas, como as vagas são mais restritas, é comum que os estudantes tenham que fazer uma nova prova e/ou passar pela análise do histórico escolar para concorrer a vaga de transferência externa.

Ao trocar para uma instituição de ensino pública, é fundamental estar atento aos calendários e editais de transferência externa. Normalmente, esse processo é feito uma única vez ao ano.

Já nas instituições privadas, o processo de transferência externa costuma ser mais simples e menos concorrido. Em função disso, muitas faculdades oferecem processos seletivos mais flexíveis, utilizando o histórico escolar ou a nota do Enem como avaliação, por exemplo.

O mais importante é verificar o calendário acadêmico e buscar informações do processo com a instituição para a qual você se transferir.

🔵 Leia também: Mudar faculdade presencial para EAD vale a pena?

Peça transferência para uma instituição de qualidade

E se você está decidido a mudar de faculdade, busque por uma que tenha qualidade comprovada. Você tem essa certeza entendendo se a instituição é reconhecida pelo MEC e qual nota ela tirou na avaliação de qualidade da pasta.

Abaixo, você encontra indicações de instituições que cumprem com esses critérios e ainda oferecem benefícios, como bolsas de estudos ou descontos progressivos, para estudantes transferidos:

Comece hoje mesmo a impulsionar sua carreira!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!