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Afinal, o que é plano de carreira e qual sua importância?

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Afinal, o que é plano de carreira e qual sua importância?

Por EAD CESMAC em Aug 21, 2020 12:00:00 AM | 9 min de leitura

Você sabe o que é plano de carreira e por quê ele é tão importante para seu futuro profissional? Ao ingressar no mercado de trabalho, muita gente já deve ter ouvido falar em plano de carreira. É algo que o RH provavelmente já deve ter mencionado, e que pode constar até mesmo em anúncios de vagas.

O plano de carreira é algo buscado por algumas pessoas, por isso também pode ser utilizado como atrativo na hora de contratar um novo funcionário. E não é pra menos. O plano de carreira pode funcionar como uma garantia da empresa com o funcionário, e também do funcionário com a empresa.

Mas além do empresarial, é possível fazer um plano de carreira individual, você sabia?

Quer saber mais sobre isso? Fizemos uma explicação sobre esse assunto para dar um panorama dessa cultura organizacional, sobre o que é um plano de carreira e por que se atentar a ele.

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Qual o objetivo do plano de carreira na empresa?

O plano de carreira é um planejamento estratégico do crescimento dos funcionários ou de uma equipe em uma empresa ou organização. Ele funciona de forma a conhecer os seus funcionários e desenvolver internamente os talentos, além de retê-los na empresa, garantindo o sucesso tanto do profissional, quanto da organização.

O plano de carreira também ajuda no foco e na produtividade de cada equipe. Com um plano traçado, você sabe até onde pode chegar, além de saber quais as ações que deve executar para crescer dentro da empresa. É como caminhar com um rumo bem definido, com um mapa completo nas mãos.

Sem um plano de carreira, muitas vezes sentimos como se estivéssemos andando sem saber pra onde ir. Isso pode fazer com que o caminho se desvie, nossas habilidades sejam desperdiçadas e possamos até mesmo ir pelo caminho errado.

Essa falha de foco pode trazer problemas, e até mesmo traumas para o funcionário. Dessa forma, o plano de carreira só tem a ajudar no desenvolvimento do colaborador.

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Por que ter um plano de carreira individual?

Um plano de carreira individual é aquele feito de forma individual para um colaborador. Ele é ideal para aprimorar a equipe com um todo, focando nos aspectos individuais e assertivos de cada um.

Além disso, quando você entende as suas próprias habilidades e entende até onde deseja chegar na sua própria carreira, esse plano de carreira é o ideal, e ele se torna também mais simples de ser executado.

Por isso, antes de pensar em fazer o seu plano de carreira ou pedir para seu RH, invista primeiro no seu autoconhecimento. Entenda onde você deseja estar em 5 anos e quais são os passos que você deve dar para isso acontecer. Busque compreender suas habilidades de forma completa, inclusive as que você precisa aprimorar.

Com esse exercício de conhecer a si mesmo, você conseguirá entender com maior clareza sobre suas metas e objetivos, e poderá se sair ainda melhor no plano de carreira, seja individual ou em equipe.

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Como fazer um plano de carreira?

Para começar um plano de carreira individual, como falamos anteriormente, é recomendado que você se conheça antes de qualquer coisa. Tire um tempo para focar no seu autoconhecimento e analise todos os aspectos, características e habilidades que afetam direta e indiretamente a sua carreira.

Nesse processo, você pode contar com a ajuda de colegas de trabalho e gestores mais próximos, se achar necessário. Procure por feedbacks, converse sobre a visão deles sobre você e sobre suas habilidades. Entenda seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Depois, busque entender qual área deseja se especializar, qual habilidade quer desenvolver, onde você sonha em chegar, seja na empresa que você está agora ou em outra empresa. Entenda de forma completa as suas pretensões de carreira.

Em seguida, você está pronto para começar a desenhar o seu plano de carreira individual. Por isso, comece pelos seguintes passos:

Defina metas a longo, médio e curto prazo

Definir metas é algo importante, mas dividi-las em períodos é ainda mais eficiente para entender os seus prazos e o seu tempo.

Um plano de carreira deve ser baseado no tempo, mesmo que ele dure pra sempre e você consiga montar objetivos até a sua aposentadoria, ele deve ter uma divisão entre curto, médio e longo prazo.

Assim você consegue determinar quais ações precisará fazer e quando essas ações poderão ser feitas para alcançar o que você deseja. Além disso, também pode visualizar melhor a prioridade de cada meta e o nível de dificuldade de cada uma delas.

Por exemplo, colocar melhorar uma habilidade como meta pode ser algo mais simples, basta investir em um curso, um treinamento específico ou uma mentoria. Já a meta de subir de cargo pode ser mais complexa, precisando de habilidades diversas, constante melhora e capacitação.

Por isso, definir metas a longo, médio e curto prazo pode te ajudar a quebrar objetivos grandes e complexos em passos menores, enquanto também te ajuda a correr atrás daquilo que é mais simples.

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Estude e busque conhecimento

A capacitação é um dos maiores motivos de promoção de cargo dentro das empresas. Isso acontece porque além de você adquirir novos conhecimentos, novas habilidades, podendo se tornar especialista em uma área, você também demonstra total interesse no crescimento, provando para a empresa que você é alguém que vale a pena investir.

Nos últimos anos, a tendência dos estudos tem sido o “lifelong learning”, ou educação continuada. Trata-se da filosofia de nunca parar de estudar, e que nunca é tarde demais para aprender.

Por isso, acabaram-se os anos onde nós estudávamos somente até certo ponto. Hoje em dia, quem sai na frente é quem entende que nunca deixamos de aprender, de estudar e de gerar conhecimento.

Dessa forma, investir em você é o melhor investimento na sua carreira. Não só busque continuar estudando, como também demonstre para seus gestores que você se interessa na sua carreira, e que esse interesse pode também ajudar a empresa a crescer.

Faça acontecer

Na hora de criar o seu plano de carreira, não basta apenas se conhecer e traçar as suas metas. O plano de carreira sem um plano de ação é somente um papel com palavras escritas.

A ação e as decisões são o que vão elevar sua carreira com a ajuda do seu plano. Por isso, arregace as mangas e faça acontecer! Nada de procrastinar ou deixar para depois. A ação é exatamente o que mais irá demonstrar que você está comprometido de verdade com a sua carreira e a sua vida profissional.

Além disso, nesse caminho da ação, você pode detectar outros pontos de melhoria, e pode adicionar no seu plano de carreira quando achar necessário. E a experiência que você adquirir nessa jornada também fará com que você crie novas metas, buscando sempre o melhor e aprendendo todos os dias.

Lembre-se que toda caminhada começa com um passo, e esse passo pode ser uma decisão, uma ação, se tornando uma jornada completa no final. Então comece a fazer acontecer!

Quais os tipos de planos de carreira nas empresas?

Quando falamos dos planos de carreira que são feitos nas empresas, eles também são divididos de forma a aproveitar melhor o potencial de cada colaborador. A classificação é bem simples de entender, e ela existe também para auxiliar cada área e equipe a crescer junto com a empresa, respeitando as metas e objetivos de cada um.

É bom lembrar que, mesmo que a iniciativa do plano de carreira venha da empresa, a maior parte do sucesso desse plano vem por parte do colaborador. Um colaborador que busca sempre aprender, interagir, evoluir com os feedbacks e entende que a carreira dele está em suas próprias mãos, tem as maiores chances de ser bem sucedido.

Os tipos de planos de carreira existentes hoje e mais utilizados dentro da empresa são o plano de carreira em Y e o plano de carreira em W. Ambos os modelos vieram para desafiar o modelo tradicional linear. Vamos conhecê-los agora?

Plano de carreira em Y

O plano de carreira em Y é o modelo de plano de carreira que mais proporciona flexibilidade para o colaborador, além de ser um dos mais utilizados nas empresas e nos RHs de modo geral.

É natural que nem todo mundo que se destaca na carreira, tenha interesse em se tornar líder em alguma área ou ser promovido para gerência. Por isso, o plano em Y atende as necessidades também daqueles que desejam apenas continuar crescendo, sem ocupar uma posição de liderança.

Ele tem esse nome, o plano em "Y", pois o colaborador pode escolher dois caminhos: o de gerência e o de especialista. Daí a bifurcação da carreira.

A carreira de especialista em alguma área também é importante e uma ótima opção para crescer ainda mais na carreira, mesmo sem liderar alguma equipe. Mas caso o colaborador deseje, a opção de gerência também é uma possibilidade.

Esse modelo de plano também é um método novo, feito para trazer mais opções diversificadas de carreira dentro das empresas.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W é ainda mais novo que o plano de carreira em Y, e oferece também opções diferentes para o colaborador. Dessa forma, ele terá ainda mais versatilidade dentro da empresa, com novas possibilidades de crescimento constante.

Esse modelo de plano de carreira trabalha com a ideia de uma terceira via, e é ideal principalmente para pessoas multidisciplinares. Com ele, você irá desenvolver habilidades diversificadas, tanto técnicas e específicas da sua área, como de liderança.

Dessa forma, o plano de carreira em W visa desenvolver profissionais multifuncionais, que possam assumir mais de uma função ao mesmo tempo ou atuar liderando várias áreas.

Nesse modelo, não há limites. Existe a possibilidade de troca de cargos não somente hierarquicamente, como também de forma horizontal. Essa troca para uma outra área vai desenvolver habilidades importantes que são imprescindíveis para um profissional multidisciplinar.

O plano de carreira a ser abordado poderá depender muito do RH, mas também pode partir de você. Entenda quais são os seus objetivos no futuro, e veja qual plano de carreira mais se encaixaria para você com base nisso.

Como avançar no plano de carreira da empresa?

Para avançar no seu plano de carreira, você precisa entender que grande parte do sucesso está na sua mão. Como já citado anteriormente, um plano de carreira sem ação é só um papel com palavras.

Por isso, entenda de forma profunda o seu plano e faça ele acontecer. Busque sempre crescer com todas as ocasiões profissionais, principalmente com os erros e com as situações ruins. É muito mais importante para um profissional, entender como se portar diante dessas situações.

Além disso, mantenha sua mente aberta aos feedbacks dos seus gestores, e use-os para crescer de forma completa. Um feedback bem dado é a melhor forma de entender onde você pode melhorar para se tornar um profissional completo.

Nunca pare de aprender e buscar conhecimento. A educação continuada foi desenvolvida para que as pessoas entendam que nunca é tarde para aprender uma nova habilidade ou um novo conhecimento. Se apegue sempre aos estudos e especializações.

E mais importante: demonstre que você está disposto a crescer, e que você deseja fazer sua carreira acontecer!

Agora que você já sabe como fazer sua carreira crescer com o plano de carreira, já aprendeu que é possível fazer um plano de carreira individual e entendeu todos os tipos de plano de carreira existentes nas empresas, já pode arregaçar as mangas e ir atrás da sua promoção ou especialização!

Nunca se esqueça de que a maior parte do seu crescimento depende de você! Então acredite no seu potencial, e, acima de tudo, se conheça, aja em prol de você próprio.

Quando falamos em continuar crescendo e estudando, não falamos somente em especialização. Abrir caminho com uma nova faculdade também pode ser uma opção. Quer saber mais? Leia agora o nosso artigo explicando por que fazer faculdade se você já está no mercado de trabalho!

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