10 podcasts de história para você se preparar para o Enem

Postado em 21 de jul de 2023
Loading...

Existem hoje diversos podcasts sobre história, disponíveis em diferentes plataformas de streaming, que podem ajudá-lo a se preparar para o Enem.

Pensando nisso, reunimos os melhores conteúdos para você turbinar os seus estudos. Fique conosco!

Você vai ver por aqui: 

 

 

Os melhores podcasts para aprender história e arrasar no Enem 

Para quem ainda não está familiarizado com o formato dos podcasts, nós explicamos o que é! 

O podcast pode ser definido como arquivos de áudio que tratam de temas diversos e são disponibilizados na rede, via serviços de streaming. 

Sabe os programas de debate da rádio? Então, é mais ou menos por aí!  

Uma das vantagens desse formato é a possibilidade de escutar e aprender em qualquer lugar, durante deslocamentos no transporte coletivo ou salas de espera, por exemplo. 

Além disso, os podcasts não consomem tantos dados móveis como os vídeos, o que resulta em economia no uso de dados, em especial, de telefonia móvel. 

Então, escolha um agregador de podcasts, como o Spotify, Deezer ou Google Podcasts, e inscreva-se nos programas que separamos para você!  

🔵 Leia também: O que mais cai em História no Enem

1. Escriba Café 

Idealizado e conduzido por Christian Gurtner, o Escriba Café é o primeiro podcast de história do Brasil, produzido desde 2004. Já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil e foi finalista do prêmio BoB da Deutsche-Welle, ficando entre os 11 melhores podcasts do mundo. Uma ótima referência para quem quer aprender sobre história!  

  • Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e Deezer.   
  • Dica de episódio para começar seus estudos: A peste Negra  

2. Café História 

É carinhosamente chamado de “mini-podcast” pela curta duração dos episódios. Especialistas convidados pelo Café História falam brevemente sobre os conteúdos abordados. Assim como no site, os temas discutidos são diversos, podendo envolver desde a explicação de um conceito a notícias de grande circulação no tempo presente. 

  • Disponível em: Spotify, Apple Podcasts      
  • Dica de episódio para começar seus estudos: Quem foi Paulo Freire? 

3. Geopizza

O Geopizza possui esse nome porque, de acordo com um trocadilho posto pelos próprios fundadores: "toda história acaba em pizza”. São episódios quinzenais sobre história, geopolítica e geografia. 

Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux dedicam-se a resumir livros, artigos e estudos em formato de podcast. Uma ótima ajuda para o Enem e vestibulares, né? 

Nos perfis do Instagram e Twitter (@geopizza), o Geopizza oferece também outros formatos de conteúdo sobre história, como trends sobre restaurações e preservações históricas mal sucedidas. 

🔵 Leia também:  Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

4. História em Meia Hora

História em Meia Hora é um podcast feito por Vítor Soares, professor desde 2013. Uma opção para quem quer conteúdo de qualidade e de forma rápida, afinal, como o próprio nome sugere, são episódios sobre temas atuais e clássicos da história de maneira informal e divertida em apenas trinta minutos!  

Vitor possui também o quadro “Fala, Fessô!”, onde ele responde dúvidas dos ouvintes enviadas pelo Instagram e no grupo do Telegram. Uma grande ajuda pra quem está estudando!  

  • Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Anchor FM, Google Podcasts e no Deezer. 
  • Dica de episódio para começar seus estudos: Corrupção na Ditadura Militar  

5. História FM

Apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o História FM faz parte do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA e busca apresentar temas históricos de maneira acessível, mas sempre com o máximo possível de rigor histórico. Os episódios podem chegar até mais de 2 horas de duração. 

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

6. História no Cast

É conduzido por Leandro Marin, graduando de licenciatura em História pela UFRRJ, e também criador da página no Facebook e do Instagram História No Paint. 

Os episódios contam com a presença de convidados e as discussões têm um teor descontraído. O História no Cast costuma vincular elementos da cultura pop com a História. 

Os episódios variam de 30 minutos a 2 horas de duração, além disso, o programa conta com uma seção dedicada ao vestibulando e aos conteúdos do ENEM.  

7. História Preta

Que tal aprender história por uma perspectiva diferente da predominante? O História Preta é um podcast que tem como objetivo resgatar a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo. É apresentado por Thiago André e faz parte do portal B9.  

Lembra que falamos sobre a importância de debates contemporâneos conectados com os conteúdos de história? Então, fica de olho (e dê ouvidos) nesse podcast!  

  • Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts e Amazon Music 
  • Dica de episódio para começar seus estudos: 20 de novembro
🔵 Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

8. Noites Gregas

O podcast Noites Gregas é conduzido pelo professor Cláudio Moreno e aborda temas relacionados à Antiguidade, período histórico que cai na parte da prova de história do Enem que se refere à História Geral. Ele reúne textos sobre mitos e cultura clássica.  

9. Presidente da Semana

Esse podcast da Folha de S. Paulo já foi encerrado, mas seus episódios seguem disponíveis e são ótimas fontes de estudo.  

Ao longo de 29 episódios o jornalista Rodrigo Vizeu, inspirado no Presidential, um podcast produzido pelo The Washington Post, trouxe perfis detalhados de todos os presidentes da República brasileiros: de Deodoro da Fonseca a Jair Bolsonaro. 

O sucesso do podcast foi tanto que em 2019 foi lançado o livro “Os Presidentes — A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil”, baseado nos episódios do podcast e assinado por Vizeu. 

Belas formas de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, com opção em áudio e texto! 

10. Xadrez Verbal

O podcast do Xadrez Verbal é um semanário de política internacional. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem análises, críticas, convidados e debates. Novos episódios são disponibilizados toda sexta-feira.  

  • Disponível em: Spotify e Amazon Music 
  • Dica de episódio para começar seus estudos: Mesa do Climão 

BÔNUS: You’re dead to me

Para quem, além do Enem e dos vestibulares, quiser ficar mais por dentro da história geral e internacional e praticar o inglês, fica a dica do You’re Dead to Me, um podcast de história da BBC!

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!