Você sabe qual a função de um setor de recursos humanos, o que faz o profissional dessa área? Confira tudo o que você precisa saber sobre um dos setores mais importantes em qualquer empresa!
Quando um RH funciona bem, todos os demais setores de uma empresa caminham na mesma direção: para frente! A área de Recursos Humanos tem evoluído a cada dia e com essa evolução, novas tarefas e desafios são parte da rotina do setor.
Se você acredita que um setor de Recursos Humanos só controla a folha de pagamento, e o quadro de funcionários...que bom que encontrou nosso artigo!
Vamos te mostrar mais detalhes sobre como funciona a rotina do profissional de Recursos Humanos e o que faz essa área ser tão interessante para seu futuro profissional!
O que é o setor de recursos humanos
De grandes multinacionais até pequenas lojas, mesmo com suas diferenças, todos os empreendimentos precisam se preocupar com seus funcionários. Independentemente do ramo profissional, toda empresa lida com a contratação e com o desligamento de seus funcionários, assim como pagamentos, descontos, controle de horário, e todas essas rotinas comuns.
Tudo isso é função de um setor de recursos humanos, o que faz parecer com que as funções desse setor sejam mais operacionais, mas na realidade, essa é só uma face do trabalho do profissional do RH.
Esse setor é responsável não só pelo controle do quadro de funcionários e todas essas tarefas que envolvem os encargos e horários, mas hoje em dia, o cenário de trabalho do setor tem se alterado bastante, graças ao auxílio de novas ferramentas.
Uma parte muito importante e muitas vezes esquecida do trabalho, é o de conseguir alinhar e desenvolver os pilares da empresa, desenvolver sua cultura e motivar toda a equipe de colaboradores, zelando pela produtividade e felicidade da equipe.
Nesse processo, pesquisa e planejamento são primordiais. Portanto, não se engane, o setor de Recursos Humanos faz muito mais do que atividades puramente operacionais.
Profissional de recursos humanos: o que faz
Listamos abaixo, algumas das funções do setor de Recursos Humanos e o que faz o profissional responsável por cada uma delas, para você entender um pouco mais sobre os processos envolvidos na rotina desses profissionais.
Recrutamento e seleção
A função primordial do RH está em encontrar, selecionar e recrutar novos talentos para a equipe da empresa. Seja ela pequena ou grande, com poucos ou inúmeros setores, todas as pessoas contratadas passam primeiro pelo Recrutador, ou headhunter.
Além de fazer a triagem dos Currículos, ele é responsável pelas entrevistas, buscando sempre o melhor perfil em potenciais colaboradores, que se encaixem nos cargos disponibilizados.
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, os processos de Recrutamento e Seleção são feitos cada vez mais de forma online. Desde a captação de Currículos via e-mail, até mesmo as entrevistas, que são por vídeo-chamada.
Demissões
Até mesmo as demissões se tornaram mais complexas. Quando uma pessoa se desliga da empresa, esse processo precisa ser conduzido com muito respeito e compromisso.
É comum que as empresas adotem processos de desligamento em que é feita uma entrevista, na qual a pessoa que sai da empresa consegue um feedback e auxilia o setor de Recursos Humanos no entendimento dos motivos de seu desligamento. Isso faz com que a contratação de um futuro colaborador seja feita de forma mais consciente. Reavaliando possíveis pontos de melhoria nos processos da empresa.
Nessas horas, é possível saber se a pessoa sentiu falta de treinamento, se conseguiu ou não, se adaptar às rotinas do seu setor, se ela se sentiu integrada ou não na equipe, dentre outros fatores determinantes para uma jornada saudável de trabalho.
Treinamentos
Um dos maiores e melhores investimentos que qualquer empresa pode fazer é justamente na melhoria do seu próprio quadro de funcionários. Justamente por isso, treinamentos constantes são bem vindos.
Um profissional que não se mantém atualizado com seu ramo de trabalho, se torna obsoleto. Por isso investir em treinamentos sempre é uma boa alternativa. Traz resultados melhores para todos os setores, além de contribuir para a evolução profissional e também a própria sensação de satisfação de toda a equipe de colaboradores.
Qualidade de vida na empresa
Outra função que faz o setor de Recursos Humanos ser tão interessante é a de cuidar para que todos os funcionários tenham seus direitos garantidos. Mas para além disso, existem várias práticas que funcionam dentro do setor de Recursos Humanos que faz com que os colaboradores se sintam realmente bem.
Ações que visam a qualidade de vida de colaboradores dentro das empresas, geralmente envolvem o engajamento da equipe, para gerar pertencimento. Ninguém consegue trabalhar se o único motivador for o salário.
Integração entre funcionários
Você já ouviu falar em salário emocional? Em poucas palavras é um conceito que rege o ganho emocional que o colaborador tem. Se uma pessoa se sente bem no local de trabalho e possui todas as ferramentas necessárias para mostrar suas capacidades, ela tem mais ânimo para mostrar o potencial do seu trabalho e acaba gerando mais resultados de forma natural.
Essas estratégias para que os colaboradores se sintam “em casa”, tem nome: endomarketing! É como o setor de Recursos Humanos promove tudo o que a empresa tem de bom para oferecer aos funcionários em sua jornada profissional.
Mercado de trabalho em recursos humanos
Desde o começo da Pandemia em 2020, muitos setores enfrentam dificuldades. Mas mesmo nesse cenário, se tem um setor indispensável é o setor de Recursos Humanos, o que faz com que o campo de atuação se torne cada vez maior.
Inovações tecnológicas também acabam alavancando a necessidade de pessoal preparado para atuar de forma consciente e humanizada. Afinal, o setor que lida com a gestão de pessoas, precisa entender bem as necessidades de toda a equipe de colaboradores da qual gerencia.
Um profissional formado na área de Gestão de Recursos Humanos pode atuar tanto no operacional, quanto no estratégico. E seu trabalho é altamente valorizado e buscado por todo o tipo de empresa, seja pública ou privada, em diversos setores.
Qual o perfil profissional para trabalhar no RH
Sabendo quais são as funções básicas, fica fácil entender como funciona o setor de Recursos Humanos e o que faz desse setor um local diferenciado. Lidar com pessoas em situações de contratação, desligamento e até mesmo durante todo o período desse colaborador na empresa demanda muita atenção!
Justamente por isso, o profissional que quer trabalhar na área precisa ser muito analítico. Conseguir encontrar a pessoa certa para a função exige mais do que uma triagem de currículos. Conduzir uma entrevista de emprego não é uma tarefa simples, demanda mais do que apenas saber fazer as perguntas certas.
Em praticamente tudo do setor, o foco é sempre a equipe de colaboradores! E por mais que algumas pessoas possam enxergar o RH de outra forma, as ações desempenhadas nesse setor são sempre buscando a melhor experiência aos colaboradores.
Dentre todas as competências e obrigações de um profissional que atua no setor de Recursos Humanos o que faz a diferença é muitas vezes, o tratamento dado a outros colaboradores da equipe. Por mais que falemos sobre novos recursos tecnológicos e mudanças nas rotinas de trabalho, o ponto central desse profissional é justamente esse: lidar com pessoas.
Quanto ganha um profissional de recursos humanos
A carreira de um profissional de recursos humanos pode começar de muitas formas. Mas dentre as mais comuns, está o cargo de Gestor de Recursos Humanos. Nessa função, os salários podem variar de acordo com o local onde você mora, assim como, o porte da empresa, suas experiências anteriores e o tempo de função exercida.
Levando em conta os dados do portal Educa Mais Brasil, a remuneração desses profissionais varia de R$ 1.900,00 para cargos Junior, e ultrapassa os R$ 6.000,00 em cargos Master. Para esses níveis de cargo, o tempo de trabalho e também as qualificações são levadas em consideração!
Curso de Recursos Humanos
É indispensável a qualquer profissional que busca uma carreira, o investimento em educação. A capacitação profissional de qualquer área demanda especialização, e com o profissional de Recursos Humanos não é diferente.
O curso de Gestão de Recursos Humanos ofertado pelo CESMAC tem a duração de dois anos, se tratando de um curso tecnólogo, que assim como bacharelado e licenciatura, são cursos de nível superior. Dividido em 4 módulos, o curso conta com uma grade curricular ampla, que prepara o aluno para a atuação nas diversas tarefas executadas pelo setor.
Dentre os tópicos abordados pelas principais disciplinas, a pessoa que estuda Gestão de Recursos Humanos, encontra desde Fundamentos da Administração, Economia e Empreendedorismo, além de estudar o Comportamento Humano, Gestão Estratégica de Pessoas e até como avaliar o Clima e a Cultura de empresas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a área de Recursos Humanos e o que faz um profissional formado nessa área, conheça o Curso de Gestão de Recursos Humanos do CESMAC e saiba mais detalhes. O CESMAC conta com mais de 45 anos de experiência em qualidade de ensino em Alagoas!