Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Conheça as 15 profissões do futuro previstas para 2030

Mercado de Trabalho

Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

Mercado de Trabalho

Conheça as 15 profissões do futuro previstas para 2030

Por EAD CESMAC em Sep 6, 2021 12:00:00 AM | 9 min de leitura

Você fica se perguntando quais serão as profissões do futuro? A Dell Technologies fez um estudo e chegou à conclusão de que cerca de 80% das profissões que farão sucesso em 2030 sequer existem ainda.

Que o mundo está mudando todos sabemos, mas essas mudanças são mais rápidas do que imaginamos e podem impactar (e muito) o mercado de trabalho.

Sabendo um pouco dessas tendências profissionais, é possível fazer uma escolha mais consciente a respeito de cursos de graduação, especialização ou pós-graduação, optando por formações mais voltadas para as necessidades mercadológicas em potencial.

A seguir, você conhecerá 15 profissões do futuro e algumas outras que devem deixar de existir nos próximos anos.

Neste artigo você vai conferir:

O perfil do profissional do futuro
Impactos da tecnologia no mercado de trabalho
Conheça 15 profissões do futuro para 2030
Profissões que devem se extinguir nos próximos anos
Conclusão

Imagem de satélite do planeta terra mostrando vários pontos de luz.

O perfil do profissional do futuro

Muita gente acha que o mundo vai ser comandado por robôs daqui alguns anos, como mostram alguns filmes de ficção científica. Entretanto, as previsões reais é que o mundo do trabalho demandará a relação, conexão e parceria entre humanos e máquinas.

A verdade é que a tecnologia tem tomado a centralidade da vida cotidiana, seja no âmbito pessoal ou no trabalho, mas o cenário não é catastrófico para os humanos como mostram as ficções.

Os profissionais do futuro, contudo, deverão ter algumas aptidões com o intuito de se destacarem no mercado – e não correrem o risco de serem substituídos por robôs.

Essas aptidões são intrinsecamente humanas, ou seja, são habilidades comportamentais e interpessoais que definem a postura e a capacidade de se relacionar.

Nesse sentido, você dificilmente poderá ser substituído por uma máquina, já que as máquinas podem reproduzir habilidades técnicas, mas não interpessoais.

Essas características mais humanas, inclusive, ajudam as empresas a se tornarem mais lucrativas e produtivas.

Portanto, podemos destacar algumas condutas profissionais que serão estimadas no futuro:

  • Criatividade
  • Pensamento analítico e inovador
  • Comunicação
  • Colaboração
  • Flexibilidade
  • Liderança
  • Resolução de problemas
  • Negociação

Além dessas características, profissionais que tiverem afinidade com as áreas de tecnologia, matemática, computação e programação certamente também se destacarão no mercado, tendo em vista que esses campos de atuação têm se expandido rapidamente.

Impactos da tecnologia no mercado de trabalho

Um estudo feito pela Dell Technologies aponta três principais mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela tecnologia: inclusão, capacitação e conhecimento.

67% dos líderes de negócios entrevistados durante a pesquisa esperam utilizar as novas tecnologias para criar oportunidades iguais, diminuindo os preconceitos humanos de raça, idade, classe ou gênero, comuns na tomada de decisões na hora das contratações.

Em relação a motivação, 86% dos gestores planejam usar as tecnologias emergentes para melhorar a produtividade da força de trabalho, investindo nas interações possíveis entre máquinas e seres humanos.

Além disso, 70% dos líderes de negócios também aprovam as parcerias entre pessoas e máquinas ou robôs para superar as limitações humanas e ampliar a produtividade das empresas, sobretudo às relacionadas a Inteligência Artificial (IA).

Homem com fones de ouvido, na frente de um computador, com um pôr do sol aparecendo na janela ao seu lado.

Conheça 15 profissões do futuro para 2030

1. Gestor de resíduos ♻

O Brasil é um dos países que menos recicla, mas é, na mesma medida, um dos que mais produz lixo no mundo. E a grande questão é: o que fazer com tanto lixo?

O Gestor de Resíduos trabalharia nesse sentido de direcionamento de resíduos, seja em órgãos governamentais, desenvolvendo políticas públicas, ou dentro das próprias indústrias.

A preocupação com o meio ambiente deve ser um legado para os próximos anos e as empresas precisarão se adequar a essa realidade, inclusive adquirindo profissionais próprios nesse sentido.

Cursos relacionados: Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental e Engenharia Química.

2. Professor conteudista EAD 👩‍🏫

Principalmente depois da pandemia de covid-19 a educação a distância ganhou força não só no Brasil, mas no mundo todo. A expectativa, portanto, é que a EAD se solidifique como um método de estudo e aprendizagem.

Portanto, serão necessários profissionais que pensem em conteúdos e materiais de ensino específicos para as plataformas digitais.

Cursos relacionados: Pedagogia, Comunicação e Design.

3. Conciliador de ética tecnológica 🤝

Com robôs assumindo diferentes tarefas no cotidiano, devem surgir também novas posições responsáveis por intermediar essas relações entre máquinas e humanos. A Inteligência Artificial (IA) deve entrar como uma facilitadora nesse sentido.

Cursos relacionados: Gestão de Ciências da Computação.

4. Gestor de inteligência artificial 👨‍💻

A Inteligência Artificial tem, cada vez mais, assumido espaço no mercado de trabalho, sendo usada, sobretudo, para otimizar processos e desenvolver uma atuação mais técnica.

Os gestores de IA, portanto, gerenciariam esses sistemas, implementariam programas e desenvolveriam perfis com funções comerciais e administrativas.

Cursos relacionados: Ciências da Computação, Análise de Dados, Engenharia da Computação e Big Data.

5. Analista de dados 📲

A Internet das Coisas já é uma realidade, tendo em vista que vários dos nossos dispositivos móveis podem se comunicar entre si e compartilhar nossos dados.

Um desses exemplos são os smatphones que monitoram a qualidade do sono, o número de passos dados durante o dia e o tempo de uso do celular ao longo da semana.

O papel do Analista de Dados seria analisar todos esses dados, mapear comportamentos e propor produtos, serviços ou soluções com base nessas informações coletadas por recursos tecnológicos.

Cursos relacionados: Engenharia da Computação, Banco de Dados, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

6. Hacker genético 🧬

Com tantos investimentos em ciência e tecnologia é possível que, nos próximos anos, existam profissionais responsáveis por hackear geneticamente novas células, com o objetivo de evitar determinadas doenças genéticas ou propor curas para elas.

Cursos relacionados: Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas.

7. Minerador espacial 🪐

O conhecimento sobre os outros planetas está aumentando a cada ano. Já existem muitas estações espaciais espalhadas pelo espaço.
A função desse profissional seria minerar, ou seja, encontrar elementos em outros planetas que fosses escassos por aqui e pudessem ser trazidos para a Terra.

Cursos relacionados: Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Minas e Energia.

8. Gestor de marketing digital 💻

Com a expansão das tecnologias e o maior acesso a redes sociais, as empresas de diferentes portes e setores estão precisando se adequar ao ambiente digital.

O profissional de marketing digital auxilia na presença das marcas nas redes sociais e cria estratégias de venda considerando o comportamento dos consumidores nesse ambiente tecnológico.

Cursos relacionados: Comunicação Social, Marketing 4.0, Publicidade e Propaganda, Jornalismo.

9. Técnico em telemedicina 🥼

A tecnologia está revolucionando muitas áreas, inclusive a medicina. Com a utilização de recursos digitais a tendência é que muitos atendimentos sejam feitos à distância, principalmente em casos de urgência ou com dificuldade de deslocamento por parte do paciente.

Em diagnósticos ou tratamentos, a tecnologia pode construir uma ponte e facilitar o contato entre médicos e pacientes.

Cursos relacionados: Ciências da Computação, Medicina e Enfermagem.

10. Arquitetos e engenheiros 3D 🛠

Os ambientes em três dimensões serão cada vez mais corriqueiros, então espera-se que, futuramente, existam arquitetos e engenheiros especializados em linguagem 3D no mercado de trabalho.

Cursos relacionados: Arquitetura, Design e Engenharia Civil.

11. Psicólogos e psiquiatras 👂

Há pesquisadores que afirmam que o mal do século são os transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Como a mente de cada indivíduo possui suas particularidades e complexidades, uma máquina jamais compreenderia os problemas de um humano.

A demanda por esses profissionais, portanto, deve aumentar na próxima década.

Cursos relacionados: Psicologia e Medicina.

12. Engenheiros ambientais 🌳

O meio ambiente tem dado cada vez mais sinais de que precisa de maior atenção. Gases do efeito estufa, desmatamento, poluição de mares e oceanos e escassez de água são apenas alguns dos efeitos do uso indiscriminado do ecossistema.

Por isso, mesmo sendo uma profissão que já existe, os engenheiros ambientais podem ser profissionais mais requisitados nesse momento de recuperação e reequilíbrio do planeta.

Cursos relacionados: Engenharia Ambiental.

13. Advogado tributário ⚖

O Brasil tem passado por diversas reformulações no que tange a legislação, como as mudanças nos modelos de contratação, aposentadoria e, mais recentemente, a Reforma Tributária.

Por isso, o país precisará, muito em breve, de advogados qualificados para atender essas causas.

Cursos relacionados: Direito.

14. Condutor de drones 🕹

Os drones têm sido cada vez mais utilizados para auxiliar serviços básicos, como em setores da segurança, monitoramento e até em entregas de encomendas.

Em 2017 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu algumas diretrizes para os pilotos de drones, então existem algumas exigências para o profissional atuar nessa área.

Por ser uma área com carência de profissionais qualificados, as vagas nesse campo de atuação tendem a aumentar nos próximos anos.

Cursos relacionados: Ciências Aeronáuticas, Ciências da Computação e Tecnologias da Informação.

15. Data detective 🕵️‍♀️

A função dos data detectives consiste, basicamente, em mapear e investigar dados, a partir de plataformas digitais, para propor soluções e melhorias, objetivando que empresas e instituições tenham melhores resultados.

Cursos relacionados: Ciências da Computação e Gestão das Tecnologias da Informação.

Três pessoas conversando próximos a uma janela de vidro de onde se vê diversos prédios da cidade.

Profissões que devem se extinguir nos próximos anos

Ao mesmo tempo em que existem novas profissões surgindo a cada ano, também existem algumas atuações se tornando secundárias no mercado de trabalho.

Algumas profissões mais técnicas e repetitivas podem ser substituídas por máquinas, por isso correm o risco de serem extinguidas até 2030.

Algumas delas são: piloto de avião, anestesista, analista de investimentos, recrutadores, corretores de seguro, motorista e operadores de telemarketing.

Conclusão

Neste artigo você conferiu 15 profissões do futuro que devem se popularizar até 2030, algumas ocupações que devem se extinguir nos próximos anos e também competências que passarão a ser mais valorizadas no mercado de trabalho.

Para os que estão em dúvida sobre que área seguir, os cursos de graduação em tecnologia e computação podem ser um bom investimento, já que permitem uma vasta e flexível atuação no mercado de trabalho.

Algumas possibilidades nesse sentido são os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Contudo, tenha em mente as competências esperadas dos profissionais do futuro que elencamos no artigo, como criatividade, colaboração e inovação. Essas características são um diferencial importante para todas as áreas de atuação.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o blog EAD CESMAC para ter acesso a mais artigos sobre educação e mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos sobre EAD e educação

Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então, você deve aprender como montar um excelente currículo de ...
5 min de leitura

Como melhorar o SSI do LinkedIn em 4 passos simples!

Você já ouviu falar do SSI do LinkedIn? Esse indicador considera uma série de fatores para avaliar o quanto seu perfil ...
5 min de leitura

O que não pode faltar em um currículo de marketing

Para fazer um bom currículo de marketing, você precisa fazer o que um profissional dessa área sabe melhor: propaganda. ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho