10 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas

Postado em 8 de jul de 2021
Loading...

Ah… como seria bom se existissem profissões para quem não gosta de lidar com pessoas, não é mesmo? Convenhamos: lidar com outro ser humano não é uma tarefa fácil.

É preciso ter empatia, respeito e, principalmente, muita paciência.

É por isso que, para algumas pessoas, o trabalho perfeito seria aquele que permite cumprir suas tarefas isolado em um cantinho e receber seu pagamento no final.

Se você é uma dessas pessoas que não gosta de interações, temos uma boa e uma má notícia!

A má é que simplesmente não existem profissões que não lidem com gente em nenhum momento — até porque sempre dependemos uns dos outros, não é?

Já a boa notícia, é que existem alguns trabalhos que não exigem tanto contato com outro ser humano na maior parte do tempo. Apresentamos mais sobre essas profissões a seguir!

Confira:

  1. Desenvolvedores de software
  2. Arquitetos de dados
  3. Administradores de redes e sistemas de computador
  4. Administradores web
  5. Engenheiros mecatrônicos e de microssistemas
  6. Engenheiros de materiais
  7. Engenheiros navais
  8. Atuários
  9. Escritores e revisores
  10. Geocientistas

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Desenvolvedores de software

No desenvolvimento de software, você lida com um sistema bem menos complexo do que o ser humano: a tecnologia.

Nessa profissão, o profissional vai projetar, desenvolver e testar um software, aplicativo ou sistema operacional. Com a atual demanda devido à propagação da tecnologia no mercado, o desenvolvedor virou um dos profissionais mais requisitados do mercado.

Em relação ao trabalho, ainda existem subáreas:

Qual curso fazer para ingressar na área?

Hoje, existem diversas opções de cursos de graduação para quem quer trabalhar como desenvolvedor de software. Os mais indicados são aqueles que abordam disciplinas de programação e linguagens na grade curricular.

Confira algumas indicações abaixo:

2. Arquitetos de dados

Não é novidade que estamos na era da informação.

Segundo a Forbes, 52% das empresas internacionais analisam dados na hora de criar projetos — e os arquitetos de dados possuem um papel fundamental nisso.

Ele é especialista em desenvolver estratégias de tratamento do fluxo de dados. Entre as suas funções, estão: planejamento de soluções big data, realização de auditorias, identificação de fontes de dados, entre outras.

Se você quer encontrar profissões para quem não gosta de lidar com pessoas, essa pode ser uma opção, já que você lida na maior parte do tempo com dados.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Hoje em dia, já existem cursos específicos para quem deseja atuar na área de dados. Confira as indicações abaixo:

3. Administradores de redes e sistemas de computador

Ainda no ramo da tecnologia, o administrador de redes é o responsável por gerenciar a rede local de uma unidade/órgão e os dispositivos conectados à rede direta ou indiretamente.

Entre as suas atribuições, estão: instalar ou ampliar a rede local, cuidar da segurança da informação e fazer a manutenção nos equipamentos conectados.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Também existem cursos específicos para atuação nessa área hoje em dia, então procure aquelas graduações que focam na conectividade. Alguns cursos que você pode fazer na área são:

4. Administradores web

Assim como a profissão anterior, o administrador web instala, faz a manutenção e gerencia sistemas. No entanto, seu foco são serviços de web.

Em sua função, ele administra sites, configura componentes de hardware e software, cuida da segurança e faz o que for possível para manter o sistema funcionando.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Assim como o anterior, os cursos da área da tecnologia já dão um pouco da base necessária para atuação na área. Mas existem cursos mais específicos, veja algumas opções:

5. Engenheiros mecatrônicos e de microssistemas

No momento, estamos avançando para a Quarta Revolução Industrial com o avanço de tecnologias, como a inteligência artificial, automação e realidade virtual.

E quem é o profissional encarregado de criar, produzir e implementar os equipamentos responsáveis por essas tecnologias? Os engenheiros mecatrônicos e de microssistemas.

Trata-se de uma profissão nova, mas com uma boa previsão de crescimento nos próximos anos!

Qual curso fazer para ingressar na área?

Ainda não existe um curso específico para a área, mas você consegue a formação necessária a partir de outros cursos, como os seguintes:

6. Engenheiros de materiais

Essa é outra profissão na área de engenharia para quem não gosta de lidar com pessoas.

Como o nome já indica, o engenheiro de materiais é o responsável pela criação de produtos para uma indústria. Em seu trabalho, ele considera diversos pontos para desenvolver um material, como temperatura, resistência e impacto.

Sua atuação é principalmente em indústrias petroquímica e siderúrgica, bem como empresas de fabricação de produtos eletrônicos e construção civil.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Para trabalhar na área, é preciso ter uma formação específica, a faculdade de Engenharia de Materiais. Porém, a boa notícia é que você pode atuar na área começando por outras áreas, como os seguintes graduações:

7. Engenheiros navais

Com um salário que pode atingir mais de R$20.000, os engenheiros navais são profissionais que projetam a construção de embarcações (navios e outros veículos de transporte, além de plataformas flutuantes).

Em geral, ele trabalha em indústrias e empresas de petróleo.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Esta também é uma área para a qual existe uma formação específica, a Engenharia Naval. Porém, assim como no caso anterior, você pode começar na área com graduações como:

8. Atuários

De acordo com dados do IBGE, cerca de 60% das empresas fecham as portas em 5 anos. Os fatores são diversos, mas, em geral, estão sempre ligados a problemas financeiros.

Em função desse tipo de situação, surgiu o atuário — profissional responsável por identificar e prevenir problemas financeiros nas empresas. Ele analisa dados, quantifica erros, planeja orçamento, entre outras funções relacionadas à gestão financeira.

Sua atuação é bem ampla! Ele pode trabalhar em companhias de seguros, fundos de investimentos, empresas de consultoria, indústria, etc.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Diversos cursos na área das finanças preparam o profissional para atuar nessa área. Então, confira algumas das opções abaixo:

9. Escritores e revisores

Sim, também temos opções de profissões para quem não gosta de lidar com pessoas na área de humanas! Trabalhando como escritor ou revisor, você lida bem mais com palavras do que com as pessoas — o que é uma maravilha para quem gosta de ler ou escrever.

Como escritor, você pode não apenas escrever suas próprias obras e comercializar, como também trabalhar para outras pessoas como redator ou ghostwriter. Por sua vez, o revisor atua na revisão semântica e sintática de textos, livros, artigos e outros materiais escritos.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Os melhores cursos para atuar nessa área são aqueles que preparam o profissional para lidar com a escrita e com as palavras. Veja nossas indicações abaixo:

10. Geocientistas

Por fim, para quem gosta da área de geografia e natureza, a geociência é um campo que pode agradar! Esse é o profissional que atua na descoberta e exploração de recursos naturais, como petróleo, gás, minerais, água, entre outros!

Para isso, ele trabalha com a coleta de informações geofísicas, geoquímicas e geológicas, produz mapas geográficos, monitora a aquisição de dados, entre outros.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Para esta atuação, também não existe um curso específico. Porém, você pode começar na área fazendo um dos cursos indicados abaixo:

E então? Quais das 10 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas você gostou mais? Esperamos que tenha encontrado a sua carreira!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!