7 pesquisas para usar em uma redação sobre educação financeira

Postado em 27 de nov de 2021
Loading...

Você teria repertório para escrever uma redação sobre educação financeira, caso esse fosse o tema do Enem?

Em razão da forte crise econômica em todo o mundo, a educação financeira ganhou ainda mais destaque e importância, aparecendo nos principais vestibulares e no Enem.

Pensando nisso, separamos abaixo ótimas pesquisas para você se aprofundar na temática e ampliar seu repertório sobre o assunto. Já imaginou se você tiver que fazer uma redação sobre educação financeira? É bom estar preparado.

Fique conosco e boa leitura! 

Aqui você vai conferir:

  1. Oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas  
  2. 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro no final do mês
  3. Um em cada 4 brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês
  4. A poupança ainda é a principal aplicação no Brasil
  5. Criação da Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF) em 2010
  6. BNCC prevê o ensino de educação financeira
  7. Congresso discute projeto de lei para inclusão de educação financeira nas escolas 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, a cada 100 famílias brasileiras, 79 possuem alguma dívida, sobretudo relacionadas a serviços gerais, como contas de luz, internet, telefone e prestação de financiamentos.

O dado destaca a necessidade da divulgação de estratégias de educação financeira. Afinal, muitas vezes, a organização e o planejamento poderiam evitar grande parte da inadimplência. 

2. 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro no final do mês 

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 69% da população não consegue guardar dinheiro no final do mês. Ainda que seja importante para a realização de objetivos de longo prazo ou cobrimento de emergências, a economia não faz parte da vida dos brasileiros.

A pesquisa também apontou que 25% dos pesquisados precisam se endividar para pagar suas contas usando, por exemplo, o cheque especial e o cartão de crédito.

Esses dados são excelentes repertórios para uma redação sobre educação financeira, podendo ser utilizados como exemplificações da consequência da falta desse conhecimento.

3. Um em cada 4 brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês 

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 25% dos brasileiros não conseguem cumprir com todos os compromissos financeiros, fechando o mês no vermelho.

Outro dado importante para sua redação sobre educação financeira é que apenas 29% dos brasileiros conseguem economizar dinheiro, construindo uma poupança para futuros investimentos ou emergências.

4. A poupança ainda é a principal aplicação no Brasil 

O mundo dos investimentos oferece uma série de possibilidades para os brasileiros guardarem seu dinheiro. Ainda assim, a caderneta de poupança está no topo dos investimentos mais realizados pelos brasileiros em 2021.

Esse dado foi retirado do estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

A pesquisa também apontou que, dos brasileiros que conseguem poupar, 61% não sabem o que fazer com o dinheiro guardado ou não conhecem outro tipo de aplicação.  

Isso demonstra uma clara falta de planejamento financeiro entre as famílias, dado que um dos primeiros passos dessa estratégia é a definição de metas.

5. Criação da Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF) em 2010 

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma mobilização voltada à promoção de ações de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no Brasil.

Criada em 2010 e renovada em 2020, a estratégia ajuda os brasileiros a tomarem melhores decisões financeiras, fugindo da inadimplência.

Dessa forma, os programas da ENEF são um excelente instrumento para ser utilizado durante a proposta de intervenção da sua redação sobre educação financeira, sobretudo por uma tática criada de forma exclusiva para esse propósito.

6. BNCC prevê o ensino de educação financeira 

Você sabia que o ensino de educação financeira é obrigatório desde 2020? Essa determinação do Ministério da Educação (MEC) foi instaurada através das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O principal objetivo dessa mudança foi contribuir para a redução dos obstáculos no acesso a esse conhecimento, ajudando os brasileiros a tomarem consciência sobre a importância da organização financeira desde cedo.

Essa informação pode ser usada tanto no desenvolvimento da redação sobre educação financeira, bem como na proposta de intervenção.

7. Congresso discute projeto de lei para inclusão de educação financeira nas escolas 

Desde 2011, o projeto de lei nº 2.107 busca alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e incluir “Noções de Economia Financeira” como disciplina obrigatória para o ensino médio.

Ao longo desse tempo, o projeto sofreu algumas modificações, incluindo a adição da matéria não apenas na grade do ensino médio, como também na educação básica.

Em agosto de 2021, contudo, o relator Felipe Rigoni votou pela rejeição da proposta, alegando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já orienta que os professores de matemática do ensino fundamental e médio trabalhem a temática de forma transversal.

Por outro lado, como vimos pelos dados anteriormente mostrados, esse sistema transversal não está conquistando bons resultados, levando os brasileiros a sérios problemas financeiros.  

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão 

Além de um bom repertório sociocultural, você também deve adotar algumas estratégias durante a escrita para se sair bem na redação do Enem.

As principais são: 

  • Entenda os critérios de avaliação; 
  • Saiba as regras de gramática; 
  • Conheça os conectivos; 
  • Aprenda a revisar e identificar erros; 
  • Fique atento às tendências e notícias;
  • Consuma muitos conteúdos, como livros e séries. 

Também busque por temas de redação para treinar, colocando em prática suas táticas de escrita e trabalhando cada vez mais suas habilidades. Lembre-se: a prática leva a perfeição!

Leia também:
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!