Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ENEM

Como fazer uma redação sobre meio ambiente + Exemplos

ENEM

Redação sobre bullying: definição, estrutura e o que escrever

ENEM

Como fazer uma redação sobre meio ambiente + Exemplos

Por EAD CESMAC em Sep 15, 2022 11:01:36 AM | 9 min de leitura

Meio ambiente é um assunto que aparece todos os anos no Enem, especialmente na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mas, você já pensou se essa temática for cobrada na redação? Estaria preparado?

Uma redação sobre meio ambiente é uma possibilidade que surge todos os anos nos principais portais que discutem o Enem.

Contudo, com o crescente desmatamento dos últimos tempos, o assunto tem ainda mais chances de ser escolhido como tema de redação na próxima edição do exame.

Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a área de floresta desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos 15 anos.

Todo esse cenário faz a discussão em torno preservação ser ainda mais urgente, aquecendo o assunto e tornando-o uma das possibilidades de proposta de redação para o Enem.

Então, se você está se preparando para o exame, é essencial entender as diferentes abordagens para uma redação sobre meio ambiente e como explorá-las corretamente. Continue lendo este artigo para descobrir!

Aqui vamos abordar:
Meio ambiente já foi tema de redação do Enem?
Como se preparar para uma redação sobre meio ambiente?
Diferentes abordagens para a redação sobre meio ambiente
A estrutura ideal de uma redação sobre meio ambiente
Exemplos de redação sobre meio ambiente
Conclusão

Descubra os segredos para tirar nota 1000 no ENEM!

Meio ambiente já foi tema da redação do Enem?


Sim! O meio ambiente já foi utilizado como tema da redação do Enem duas vezes:

  • Em 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
  • Em 2008 - Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

Ou seja, é uma temática que o exame procura explorar, tendo grandes chances de aparecer novamente, com uma nova proposta de abordagem.

>>> Leia também: Redação sobre saúde mental: o que escrever + exemplos

Como se preparar para uma redação sobre meio ambiente?

Para escrever uma redação sobre meio ambiente (ou qualquer tema), o primeiro passo é desenvolver repertório sociocultural sobre o assunto.

Ou seja, é fundamental considerar durante os estudos essa possibilidade tema e já começar a acumular conhecimento sobre meio ambiente. Vale iniciar compreendendo o conceito e quais são os principais elementos que o compõem.

A partir disso, pesquise também as últimas notícias relacionadas ao tema, como questões de aquecimento global, desflorestamento, poluição da água e do ar, extinção de espécies, entre outros.

Depois disso, procure praticar. Inclua o meio ambiente na sua lista de possibilidades de temas de redação, colocando em prática todo esse repertório e memorizando as informações.

>>> Leia também: Redação sobre pandemia: estrutura, repertório e o que escrever

Diferentes abordagens para a redação sobre meio ambiente

Redação sobre meio ambiente - mãos segurando um punhado de terra que abriga uma pequena planta

Meio ambiente é um tema muito amplo, não é mesmo? Dessa forma, pode ser explorado de diferentes formas pela redação do Enem.

Afinal, além de impactar de vários modos a vida do ser humano, o meio ambiente também possui uma série de problemas, os quais formam temas perfeitos para uma redação.

Veja abaixo exemplos de abordagens para esse assunto na redação do Enem:

  • Os impactos do aumento do desmatamento da Amazônia;
  • O perigo da escassez da água no Brasil;
  • Os desafios envolvidos no descarte de lixo e suas consequências;
  • Importância da consciência ambiental hoje para as futuras gerações;
  • Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente.

A estrutura ideal de uma redação sobre meio ambiente

Independente da temática, uma redação para o Enem deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pensando em uma redação sobre meio ambiente, sugerimos a seguinte organização em cada estrutura:

Introdução

A introdução de uma redação sobre o meio ambiente pode ser feita através de analogias entre a realidade e o comportamento humano ideal. Para isso, vale utilizar legislações, notícias e até mesmo dados para compor essa parte.

Além disso, citações também podem ser utilizadas na introdução da sua redação, desde que estejam relacionadas com o tema central do texto e com os argumentos que serão defendidos.

Citações sobre meio ambiente

Separamos abaixo 12 exemplos de citações que podem ser utilizadas em uma redação sobre meio ambiente:

  1. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” — Constituição Federal de 1988
  2. “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” — Paul Watson
  3. “O homem fez da Terra um inferno para os animais.” — Arthur Schopenhauer
  4. “O homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo.” — Rachel Carson
  5. “Biodiversidade é a biblioteca das vidas.” — Thomas Lovejoy
  6. “Ecologia sem luta de classes é jardinagem.” — Chico Mendes
  7. “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” — Victor Hugo
  8. “A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” — João Bosco
  9. “A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo." — Fernando Henrique Cardoso (FHC)
  10. “Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe.” — Francis Bacon
  11. “O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora.” — Demócrito
  12. “Para a ganância, toda a natureza é insuficiente.” — Sêneca.

Desenvolvimento

No desenvolvimento da sua redação sobre meio ambiente, você deve apresentar os argumentos para defender seu ponto de vista.

Para isso, você deve atentar-se na proposta principal do tema, em seu repertório sociocultural e nas possibilidades que deseja explorar durante o projeto de texto.

Por exemplo, no tema Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? (de 2001), o aluno poderia apresentar a necessidade de mudanças ambientais para o desenvolvimento social, enquanto oferece soluções para reduzir os impactos provocados por essas ações.

Conclusão

Após incluir os parágrafos argumentativos, finalize a redação sobre meio ambiente apresentando uma proposta de intervenção para o problema abordado no tema.

Lembre-se que essa proposta deve conter solução, agente responsável, meio de resolução e objetivo final

>>> Leia também: Por que você deve fugir do nariz de cera na sua redação do Enem

Exemplos de redação sobre meio ambiente

Uma das formas de se preparar para produzir uma uma boa redação é lendo textos produzidos por outros alunos, principalmente os que alcançaram nota 1000.

Com isso, você conseguirá entender como o tema pode ser explorado na redação e ainda garantir repertórios testados e aprovados pelos corretores.

Veja abaixo dois exemplos de redações nota mil, referentes aos temas sobre meio ambiente, propostos no Enem de 2001 e 2008:

Exemplo de redação nota 1000: Enem 2001

"Neodarwinismo" — Autoria desconhecida

Em prol da sobrevivência, há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo homem. Hoje, em nome do Neoliberalismo, na atual conjuntura de perda dos sentimentos holísticos, desmatamos e poluímos a natureza na incessante busca do lucro, em detrimento do bem-estar da humanidade. Todavia, o homem parece ter esquecido que a natureza não é apenas mais um instrumento de alcance do desenvolvimento, mas a garantia de que é possível alcançá-lo.

Primeiramente, é importante ressaltar o papel do meio-ambiente para o desenvolvimento econômico de uma sociedade. É notório que a extração de recursos minerais e de combustíveis fósseis é fundamental para a atração de indústrias e consequentemente para a solidez do setor produtivo da economia. No entanto, o uso indiscriminado desses bens naturais pela grande maioria das empresas não pode mais continuar. Cabe aos governantes e à própria população exigirem das mesmas a aplicação de parte do lucro obtido na manutenção de suas áreas de exploração e não permitir o “nomadismo” dessas indústrias.

Nesse sentido, vale lembrar que os poderes político e econômico encontram-se intimamente ligados em uma relação desarmônica, que favorece o capital em detrimento do planeta em que vivemos. De fato, percebe-se que na atual conjuntura excludente, o poder do Estado Mínimo é medido de acordo com sua capacidade de atrair investimentos. Um exemplo disso é o grande número de incentivos fiscais e leis ambientais brandas adotados pela maioria dos países periféricos buscando atrair as indústrias dos países poluídos centrais. Enquanto isso, a população permanece alienada e inerte, não exigindo a prática da democracia, que deveria atuar para o povo e não para os macrogrupos neoliberais.

Além disso, cumpre questionar o papel da sociedade nesse paradoxo desenvolvimento- destruição ambiental. É fato que a maioria da população se mantém à margem das questões ambientais, por absorver, erroneamente, a falácia de que a tecnologia pode substituir a natureza. Desse modo, os consumidores tecnológicos passam a exigir mais do setor produtivo, que, por sua vez, passa a exaurir o meio-ambiente. Estabelece-se, assim, um círculo vicioso que tem como elo principal um bem finito, que, se quebrado, terá consequências desconhecidas e catastróficas para a humanidade.

Torna-se evidente, portanto, que o que vem ocorrendo na humanidade é apenas uma sucessão de conquistas e avanços na área tecnológica. O real desenvolvimento só será alcançado quando o homem utilizar a natureza de forma responsável e inteligente. Para tanto, é preciso que sejam criados mecanismos eficazes de fiscalização, sejam eles governamentais ou não. Além disso, deve haver por parte da mídia maior divulgação das questões ambientais, para que a população possa se mobilizar e agir exercendo seus direitos. Assim, estaremos de acordo com a teoria da seleção natural, em que o meio seleciona os mais aptos e não o contrário.

Exemplo de redação nota 1000: Enem 2008

"Homeostase ecológica" — Autoria desconhecida

Um estudo feito pelo respeitado cientista brasileiro Enéas Salati concluiu que a Amazônia tem importante papel na manutenção do ciclo hidrológico da área entre o oceano Atlântico e o Peru. A excessiva exploração sofrida pela floresta atualmente, portanto, pode degradar o ciclo e prejudicar safras agroindustriais, bem como a geração de energia hidrelétrica na região. Seja pelos prejuízos socioeconômicos ou por pura consciência ambiental, o fato é que já passamos da hora de agir. Nesse contexto, para garantir o equilíbrio financeiro e ecológico do país, são necessários o aumento da fiscalização e a aplicação de multas severas aos desmatamentos ilegais.

A importância ecológica da Amazônia para o Brasil e para o mundo é reconhecida por todos, leigos ou especialistas. Fauna e flora locais contêm espécies tão diversificadas quanto raras, elementos fundamentais em um sistema que, afetado, tem como consequência direta o desequilíbrio do ciclo hidrológico de uma região de milhares de quilômetros – e milhões de seres humanos. Sem dúvida, a manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e a geração de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais respeitada, já que alterações no período de precipitações prejudicam as plantações de soja e cana-de-açúcar presentes no local, além de alterarem o funcionamento das usinas.

Tendo em vista tais perdas, é preciso elaborar medidas que garantam a proteção ambiental e o benefício humano. Uma solução é o aumento da fiscalização sobre a região da mata. Para isso, as forças armadas brasileiras podem exercer importante papel, tanto pela ocupação de certas áreas quanto por meio de sobrevoos, que permitiriam uma visão ampla. Da mesma forma, o poder público deve fazer controle severo na regulamentação de empresas instaladas no local, evitando a extração indevida dos recursos naturais. Nesse contexto, a aplicação de multas severas aos que promoverem o desmatamento ilegal seria imprescindível para a preservação da floresta.

Por maior que seja o esforço despendido nessas fiscalizações e punições, porém, seus efeitos seriam limitados devido à necessidade de cobertura de uma área tão extensa e densa. Nessa perspectiva, faz sentido pensar que o longo caminho para preservar o maior patrimônio brasileiro precisa de soluções complementares, como a criação de selos de qualidade para objetos feitos com madeira extraída legalmente da floresta. Isso pode propiciar uma espécie de boicote consciente da população a madeireiras ilegais e, assim, tornar mais justificada a desejável aceleração do processo de reflorestamento, outra medida imprescindível.

A questão do desequilíbrio do ciclo hidrológico amazônico, portanto, precisa ser encarada como prioritária pelo poder público e pela própria sociedade. Nesse enquadre, realmente eficiente seria promover uma profunda reeducação da população, ensinando a crianças e adultos os impactos provocados pela destruição da floresta. Campanhas na imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa consciência ambiental, que já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda precisa se inserir de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão. Eis o nosso caminho para a homeostase ecológica.

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

Conclusão

A preparação para a redação do Enem é complicada, afinal, o estudante deve estar pronto para defender argumentos sobre temas diversos. Uma dessas possibilidades é o meio ambiente, como apontamos neste artigo.

Então, coloque em prática todas as dicas acima, memorize algumas citações e leia com calma os exemplos de redação nota mil apresentados.

E claro: pratique semanalmente, inclusive, escrevendo uma redação sobre meio ambiente.

Dessa forma, você será capaz de conquistar uma boa nota independente do tema!

ENEM

Veja mais conteúdos sobre EAD e educação

Redação sobre bullying: definição, estrutura e o que escrever

E se você tiver que escrever uma redação sobre bullying no Enem deste ano? Você saberia como fazê-lo? Essa é uma ...
6 min de leitura

Termoquímica: resumo para se dar bem no Enem

Está precisando de um super resumo de termoquímica para estudar? Segundo a Coletânea Enem, criada pelo Sistema ...
5 min de leitura

Redação sobre democracia: estrutura, repertório e o que escrever

Em 2022, acontecem as eleições para presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e deputados ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ENEM