Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Como fazer um resumo profissional 

Mercado de Trabalho

Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

Mercado de Trabalho

Como fazer um resumo profissional 

Por EAD CESMAC em Feb 22, 2022 4:44:23 PM | 16 min de leitura

Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 14,8 milhões de brasileiros buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. O IBGE divulga a taxa todo mês usando trimestres móveis, que não correspondem necessariamente ao primeiro, segundo, terceiro e quarto trimestres do ano 

Sabemos que para se destacar nesse mar de gente e alcançar a vaga almejada é imprescindível formação! Quem tem, no mínimo, uma graduação no currículo consegue sair na frente e se sobressair em relação aos concorrentes. 

Mas, preste atenção: só isso não é o suficiente. Sabe por quê? Porque é preciso, como diz a sabedoria popular, saber “vender o seu peixe”. 

Por isso, saber como fazer um resumo profissional bem feito é estratégico para você fisgar o recrutador e conseguir a chance tão pretendida. 

É o que você vai ver por aqui. Confira: 

O que é um resumo profissional? 
Como fazer um resumo profissional de acordo com sua experiência  
O que NÃO fazer em um resumo profissional 

Baixe agora um modelo de currículo de estágio!

O que é um resumo profissional? 

O resumo profissional é um espaço, dentro do currículo do candidato, que serve para fornecer ao recrutador um panorama profissional e pessoal sobre quem aquela pessoa é. 

Podemos dizer que ele resume, de forma sintética, o que está posto detalhadamente no restante do currículo.  

Ou seja: esse espaço serve para sintetizar a experiência do candidato de forma atrativa. Podemos comparar o resumo profissional com a sinopse de um filme, é aquele texto breve que nos encanta e faz com que sigamos em frente.   

A fórmula para você saber como fazer um resumo profissional é pensar em um pequeno texto a partir do encadeamento das seguintes informações: 

tempo de experiência profissional + área de atuação + formação + domínio de softwares e certificações + informações complementares que achar válidas.  

Já quando falamos em uma estrutura básica para você saber como fazer um bom resumo profissional, devemos entender que ele:  

  • Deve ser breve: use entre 100 e 500 caracteres e no máximo três parágrafos. Lembre-se que, como o nome diz, é um resumo!  
  • Deve ser coerente: o texto do resumo deve estar de acordo com o seu objetivo profissional. Destaque características que conversem com a vaga pretendida.  
  • Deve ser bem estruturado: o texto precisa seguir uma estrutura lógica, sem deixar de fora o que é crucial. Além disso, as informações precisam estar encadeadas e uma complementar a outra.  

Exemplos de resumo profissional 

E como aplicar isso na prática? Pois então, vejamos a seguir cinco exemplos práticos de como fazer um resumo profissional para diferentes áreas:  

  • Exemplo 1:  

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo 

Possuo experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança. Curso durante o turno noturno o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (conclusão em dez/2022) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online). 

  • Exemplo 2:  

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Jornalista 

Tenho experiência de 09 anos em jornalismo hard news, com atuação em redações em SP e RJ. Sou jornalista formada pela PUCRS (dez/2013) e mestre pela mesma instituição (mar/2016). Tenho conhecimento avançado em Photoshop, Illustratror e Indesign. Falo inglês fluente (TOEFL), leitura intermediária em espanhol e fiz um intercâmbio para a Inglaterra em 2010. 

Aprenda a fazer um resumo profissional.

  • Exemplo 3: 

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Desenvolvedor 

Tenho experiência de 3 anos em programação com conhecimentos de C#, C++ e Python. Sou graduada em TI na Faculdades Unidas. Meu TCC recebeu nota máxima da banca examinadora e foi indicado para publicação. Faço trabalho voluntário como desenvolvedora de games para a Associação Beneficente das Crianças Felizes. Também tenho conhecimento em SQL, Unix Shell Scripts, Node JS e Java Script. Tenho inglês intermediário e curso espanhol duas vezes por semana para terminar o nível básico (A2) até o final do ano.  

  • Exemplo 4: 

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Vendedor 

Possuo experiência de 5 anos em vendas de calçados, trabalhando em lojas de rua e shoppings. Tenho graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Unidas (dez/2018) e possuo conhecimento em sistemas de vendas (CRM) e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Sou voluntário na ONG Anjos de Quatro Patas, auxiliando em banhos e tosas de cães e gatos resgatados e na faxina dos espaços físicos da ONG.  

  • Exemplo 5: 

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Veterinário 

Possuo três anos de experiência distribuídos entre várias clínicas veterinárias da zona norte de São Paulo. Boa experiência em cirurgias de castração, odontologia e fisioterapia. 

Sou formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde 2014. Sólidos conhecimentos no sistema VetSys e no Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint). 

Participei duas vezes como auxiliar de perícia antidopping em competição de cavalos. Curso desde maio de 2018 uma pós-graduação em Cardiologia Veterinária pela Equalis. 

Como fazer um resumo profissional de acordo com sua experiência 

O resumo profissional é algo muito pessoal. Por isso, os exemplos dados anteriormente são importantes para se entender a estrutura, mas é necessário que você crie o seu próprio resumo. 

Por isso, é necessário entendermos que esse pequeno cartão de visitas curricular varia de acordo com a experiência de cada um. 

A seguir veremos o que destacar em casos de quem procura seu primeiro emprego, de quem pensa em fazer uma transição de carreira e de quem já é experiente e consolidado na sua área de atuação.  

Mas antes podemos recapitular as regras postas anteriormente e elencar, de forma resumida, uma estrutura comum a qualquer um que pense em fazer seu resumo, independentemente do nível de experiência ou objetivos.  

Confere e anota aí:  

  • Menos é mais! Use frases curtas e diretas, sem malabarismos.  
  • Sua voz! Fale sempre na primeira pessoa.  
  • Direcione suas intenções! Use as palavras-chave do anúncio da vaga no seu texto, destaque no seu resumo aquilo que você acredita que a empresa procure e você tem domínio.  

1 Primeiro emprego 

A busca pelo primeiro emprego é desafiadora. Às vezes achamos, inclusive, que não temos o que colocar no nosso resumo e currículo! Mas calma, isso não é verdade.   

Se você nunca trabalhou, aposte na sua experiência acadêmica e voluntária na hora de escrever o texto e dê destaque para isso. Mesmo quem não tem experiência profissional precisa criar um texto que demonstre seu potencial, trazendo ênfase para sua vontade de aprender e se desenvolver.    

Vejamos um exemplo de resumo para quem busca sua primeira oportunidade de trabalho enquanto Jovem Aprendiz.  

“Nunca trabalhei formalmente. No entanto, integro uma ONG há 2 anos e participo da organização de eventos da minha escola junto ao grêmio estudantil, como por exemplo: festa junina, gincanas e eventos de fim de ano. Estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word). Tenho muito interesse na área comercial e em jul/2018 fiz um curso de especialização no SENAC (A Arte de Encantar o Cliente, 8 horas).”  

2 Mudança de carreira 

O desejo de mudar de carreira surge a partir de algum tipo de descontentamento após um período em determinada área ou quando você se qualifica e deseja alçar voos maiores.  

E é claro que o resumo profissional, esse espaço onde o profissional costuma apresentar sua vida profissional de forma resumida, precisa estar alinhado às novas metas. Por isso, vale incluir nessa parte, brevemente, as razões da mudança de rumo. Um currículo bem feito, que acompanhe esse resumo, também é super importante nesses casos.  

Vejamos um exemplo de resumo para quem busca mudar de carreira: 

“Possuo experiência de trabalho de dois anos em um restaurante 4 estrelas. Tenho ótimas capacidades de atendimento ao público, além de organizar e limpar mesas e cadeiras. Também fui responsável pelo atendimento e pela reposição da adega de vinhos e bebidas em geral. 

Atualmente curso o sexto semestre do curso de Administração de Empresa na faculdade Estácio de Sá e busco minha primeira oportunidade na área, acredito que minha experiência pregressa agregará nas rotinas administrativas que irei gerenciar.”  

3 Profissionais experientes

Muitas vezes, profissionais experientes não querem mudar de área. No entanto, a rotatividade do mercado de trabalho ou escolhas pessoais colocam essas pessoas em busca de novas oportunidades. 

E para esses profissionais com mais tempo de estrada e trajetória é importante atentar-se às mudanças nas relações de trabalho e ter um plano de carreira bem pensado.  

Vejamos um exemplo de resumo para profissionais experientes: 

“Tenho 17 anos de experiência em logística, liberando e corrigindo paletes, imprimindo etiquetas, fazendo conferência e realizando procedimento de segurança do trabalho de gestão. Tenho Ensino Médio completo, conhecimento intermediário em Excel e cursos técnicos em Eletrotécnica e Eletrônica.” 

O que NÃO fazer em um resumo profissional 

Após todas essas reflexões e exemplos sobre como fazer um bom resumo profissional, trouxemos um pequeno checklist do que não fazer de jeito nenhum. Anota aí:  

  • Mentir ou aumentar! Lembre-se que tudo que está no seu resumo e currículo deve ser comprovável, seja com certificados ou cartas de recomendação. 
  • Destacar que busca aquela vaga por motivações financeiras.  
  • Ser pedante ou não valorizar a própria trajetória, equilíbrio é a palavra! 
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

📖 Estes exemplos de resumo profissional te ajudaram? Então você também vai gostar destes artigos do Blog da EAD CESMAC: 

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos sobre EAD e educação

Como montar o currículo de professor de educação física perfeito

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então, você deve aprender como montar um excelente currículo de ...
5 min de leitura

Como melhorar o SSI do LinkedIn em 4 passos simples!

Você já ouviu falar do SSI do LinkedIn? Esse indicador considera uma série de fatores para avaliar o quanto seu perfil ...
5 min de leitura

O que não pode faltar em um currículo de marketing

Para fazer um bom currículo de marketing, você precisa fazer o que um profissional dessa área sabe melhor: propaganda. ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho