Você já ouviu falar do SSI do LinkedIn? Esse indicador considera uma série de fatores para avaliar o quanto seu perfil e ações na rede social são relevantes.
Dentre os fatores mais importantes, a parte de formação acadêmica e da experiência do perfil estão entre as principais.
Para descobrir o seu SSI, basta acessar o Sales Navigator e entrar na sua conta. A ferramenta mostra sua nota, além de um comparativo entre as pessoas do seu segmento e da sua rede.
Ficou abaixo da média ou quer melhorar sua pontuação? Você precisa de somente 4 passos para aumentar sua nota. Continue lendo para descobrir quais são!
Aqui você vai conferir:
O que é o SSI do LinkedIn?
Por que saber o seu SSI é importante
4 passos para alavancar o seu SSI no LinkedIn
O que é o SSI do LinkedIn?
SSI, ou Social Selling Index, é a técnica do LinkedIn para medir sua capacidade de “se vender” na rede social.
Em português, Social Selling Index significa Índice de Vendas Sociais. Esse indicador varia de 0 a 100, demonstrando o quanto você consegue se "vender” enquanto profissional na plataforma.
Quanto mais alta sua pontuação, mais relevante é o seu perfil dentro da rede social.
Para chegar nesse indicador, o LinkedIn avalia quatro pontos principais:
- Estabelecer uma marca profissional: é a construção de um perfil profissional completo. Ele analisa o grau de preenchimento do perfil, escolha de mídias, foto da capa e outros fatores.
- Encontrar as pessoas certas: é o processo de prospectar e procurar pessoas. A plataforma calcula com base nas suas pesquisas de pessoas, visualizações de perfil para prospecção, dias de atividade, entre outros fatores, como vai a sua capacidade de fazer networking.
- Engajar com insights: é a capacidade interagir e compartilhar informações relevantes com a sua rede. Nesse tópico, a ferramenta avalia: interações feitas e recebidas, compartilhamentos, inscrições em grupos, entre outros fatores.
- Construir relacionamentos sólidos: é o processo de expandir a rede e alcançar potenciais clientes/empregadores. Conexões e índice de aceitação das solicitações são exemplos de quesitos avaliados.
Por que saber o seu SSI é importante
Para entender a importância do SSI do LinkedIn, você precisa compreender a influência que essa rede social pode ter na hora de trazer novas oportunidades para sua carreira.
Para começar, o LinkedIn é uma rede social corporativa, criada justamente para promover um espaço de mais conexões e relacionamentos entre profissionais e empresas.
Ou seja, quando um negócio busca novos talentos, essa é uma das principais plataformas que o recrutador utiliza.
Confira alguns indicadores interessantes sobre essa plataforma:
- São mais de 850 milhões de membros com mais de 58 milhões de empresas registradas;
- 6 pessoas são contratadas a cada minuto na plataforma;
- 87% dos recrutadores usam regularmente o LinkedIn.
Sendo assim, é uma rede social que oferece a possibilidade de realizar networking e encontrar novas oportunidades de trabalho.
Nesse sentido, o SSI é um indicador importante para saber como está seu perfil no LinkedIn e o impacto real das suas atividades na rede social. Ou seja, para saber se está usando a plataforma de uma forma eficiente — e que vai trazer mais resultados para sua carreira.
Por isso, saber qual é o seu SSI e como melhorá-lo é uma ótima estrtégia para se tornar relevante no LinkedIn e aumentar suas chances de conseguir o emprego ideal.
A seguir, trazemos algumas dicas que podem ajudá-lo. Continue conosco!
>>> Leia também: Gig Economy: o que é e as mudanças nas relações de trabalho
4 passos para alavancar o seu SSI no LinkedIn
Além de um bom currículo, os profissionais que querem ter resultados no LinkedIn precisam de um bom SSI. Confira 4 passos para melhorar sua pontuação.
Crie um perfil completo
Para começar, analise seu perfil na rede e procure preencher todos os campos de forma estratégica. Confira algumas sugestões de como melhorar:
- Tire uma foto profissional
A foto do perfil é o primeiro contato do recrutador com você. Então, escolha uma fotografia que transmita o que você deseja passar com seu trabalho: credibilidade, criatividade, leveza, entre outras emoções.
- Selecione uma foto de capa interessante
Sua capa deve refletir um pouco do seu estilo profissional. Você pode escolher a foto de algum momento importante na sua carreira ou alguma imagem de banco que represente seu trabalho.
- Utilize palavras-chave estratégicas
Quais são as palavras-chave relacionadas ao seu trabalho? Por exemplo, supondo que você seja um desenvolvedor web, alguns termos-chave são: desenvolvedor web | desenvolvimento de websites | javascript.
- Faça uma descrição boa
O resumo é um espaço para mostrar um pouco da sua personalidade e resumo profissional. Vale a pena incluir: diferenciais, motivação, habilidades, objetivo, conquistas, entre outras informações.
- Inclua a experiência profissional
Coloque todas as suas referências profissionais — podem ser experiências CLT, de estágio ou voluntário. Se possível, também coloque uma pequena descrição de suas atividades em cada experiência.
- Coloque suas habilidades
Liste, no mínimo, 5 habilidades relacionadas ao seu trabalho. Se não souber, procure outros perfis do seu segmento para descobrir.
- Recomendações
Caso tenha, peça indicações do seu trabalho às antigas ligações profissionais no seu perfil. Isso confere credibilidade a você.
Encontre e faça boas conexões
O LinkedIn é uma rede social, certo? Assim, seu principal objetivo é proporcionar interações e trocas entre os usuários.
Sendo assim, é essencial que você faça boas conexões em sua rede, especialmente com os profissionais que atuam no mesmo segmento.
Além de ajudar a aumentar seu SSI, também colabora para que você fique atualizado sobre a sua área de atuação e até consiga uma oportunidade de emprego.
Então, invista em boas conexões no LinkedIn. Quanto maior a sua rede, mais chances de trocas e crescimento você terá.
Produza conteúdo de valor
Criar conteúdo é uma ótima forma de melhorar o SSI do LinkedIn.
Afinal, quando você publica alguma informação interessante, aumenta suas chances de alcançar contatos em potencial e ainda demonstra sua autoridade no assunto.
A rede social permite publicar conteúdo em diversos formatos: foto, vídeo, artigo ou texto. Confira algumas sugestões do que publicar:
- Bastidores: mostre como é seu dia a dia de trabalho;
- Notícia: traga alguma notícia relacionada ao seu nicho e como ela impacta o mercado;
- Informação: dê alguma dica ou informação útil sobre a sua área;
- Reflexão: proponha algum aprendizado relacionado a uma experiência da sua carreira;
- Conquista: poste alguma realização que você conseguiu com seu trabalho;
- Interação: faça alguma pergunta ou enquete e interaja com seu público.
Interaja com as pessoas
Procure curtir, comentar e compartilhar publicações de seus colegas, participe de grupos e eventos. Também responda às pessoas que interagem com seu conteúdo, converse no chat e, enfim, seja ativo na rede.
O LinkedIn valoriza bastante quem é ativo na plataforma — tanto que é um critério único na hora de avaliar o SSI.
Entendeu como melhorar o SSI do LinkedIn? Além dessas mudanças no seu perfil, é importante buscar novas experiências e formações para atrair mais clientes ou recrutadores a longo prazo. Agora, coloque essas dicas em prática e melhore seus resultados na plataforma!