Como melhorar o SSI do LinkedIn em 4 passos simples!

Postado em 15 de ago de 2023
Loading...

Você já ouviu falar do SSI do LinkedIn?

Esse indicador considera uma série de fatores para avaliar o quanto seu perfil e ações na rede social são relevantes. Dentre os fatores mais importantes, a parte de formação acadêmica e da experiência do perfil estão entre as principais.

Para descobrir o seu SSI, basta acessar o Sales Navigator e entrar na sua conta. A ferramenta mostra sua nota, além de um comparativo entre as pessoas do seu segmento e da sua rede.

Ficou abaixo da média ou quer melhorar sua pontuação? Você precisa de somente 4 passos para aumentar sua nota. Continue lendo para descobrir quais são!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o SSI do LinkedIn?

SSI, ou Social Selling Index, é a técnica para medir sua capacidade de “se vender” no LinkedIn.

Em português, Social Selling Index significa Índice de Vendas Sociais. Esse indicador varia de 0 a 100, demonstrando o quanto você consegue se "vender” enquanto profissional na plataforma.

Quanto mais alta sua pontuação, mais relevante é o seu perfil dentro da rede social. Para chegar nesse indicador, o LinkedIn avalia quatro pontos principais:

  • Estabelecer uma marca profissional: é a construção do perfil profissional completo. Ele analisa o grau de preenchimento do perfil, escolha de mídias, foto da capa e outros fatores.
  • Encontrar as pessoas certas: é o processo de prospectar e procurar pessoas. A plataforma calcula com base nas suas pesquisas de pessoas, visualizações de perfil para prospecção, dias de atividade, entre outros fatores, como vai a sua capacidade de fazer networking.
  • Engajar com insights: é a capacidade interagir e compartilhar informações relevantes com a sua rede. Nesse tópico, a ferramenta avalia: interações feitas e recebidas, compartilhamentos, inscrições em grupos, entre outros fatores.
  • Construir relacionamentos sólidos: é o processo de expandir a rede e alcançar potenciais clientes/empregadores. Conexões e índice de aceitação de solicitações são exemplos.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

Por que saber o seu SSI é importante

Para entender a importância do SSI do LinkedIn, você precisa compreender a influência que essa rede social pode ter na hora de trazer novas oportunidades para sua carreira.

Para começar, o LinkedIn é uma rede social corporativa, criada justamente para promover um espaço de mais conexões e relacionamentos entre profissionais e empresas. Ou seja, quando um negócio busca novos talentos, essa é uma das principais plataformas que o recrutador utiliza.

Confira alguns indicadores interessantes sobre essa plataforma:

Sendo assim, é uma rede social que oferece a possibilidade de realizar networking e encontrar novas oportunidades de trabalho.

Nesse sentido, o SSI é um indicador importante para saber como está seu perfil no LinkedIn e o impacto real das suas atividades na rede social. Ou seja, para saber se está usando a plataforma de uma forma eficiente — e que vai trazer mais resultados para sua carreira.

Por isso, saber qual é o seu SSI e como melhorá-lo é uma ótima estratégia para se tornar relevante no LinkedIn e aumentar suas chances de conseguir o emprego ideal.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

4 passos para alavancar o seu SSI no LinkedIn

Além de um bom currículo, os profissionais que querem ter resultados no LinkedIn precisam de um bom SSI. Confira 4 passos para melhorar sua pontuação:

1. Crie um perfil completo

Para começar, analise seu perfil na rede e procure preencher todos os campos de forma estratégica. Confira algumas sugestões de como melhorar:

  • Tire uma foto profissional: a foto do perfil é o primeiro contato do recrutador com você. Então, escolha uma fotografia que transmita o que você deseja passar com seu trabalho: credibilidade, criatividade, leveza, entre outras emoções.
  • Selecione uma foto de capa interessante: sua capa deve refletir um pouco do seu estilo profissional. Você pode escolher a foto de algum momento importante na sua carreira ou alguma imagem de banco que represente seu trabalho.
  • Utilize palavras-chave estratégicas: quais são as palavras-chave relacionadas ao seu trabalho? Por exemplo, supondo que você seja um desenvolvedor web, alguns termos-chave são: desenvolvedor web | desenvolvimento de websites | javascript.
  • Faça uma descrição boa: o resumo é um espaço para mostrar um pouco da sua personalidade e resumo profissional. Vale a pena incluir: diferenciais, motivação, habilidades, objetivo, conquistas, entre outras informações.
  • Inclua a experiência profissional: coloque todas as suas referências profissionais — podem ser experiências CLT, de estágio ou voluntário. Se possível, também coloque uma pequena descrição de suas atividades em cada experiência.
  • Coloque suas habilidades: liste, no mínimo, 5 habilidades relacionadas ao seu trabalho. Se não souber, procure outros perfis do seu segmento para descobrir.
  • Recomendações: caso tenha, peça indicações do seu trabalho às antigas ligações profissionais no seu perfil. Isso confere credibilidade a você.

2. Encontre e faça boas conexões

O LinkedIn é uma rede social, certo? Assim, seu principal objetivo é proporcionar interações e trocas entre os usuários. Sendo assim, é essencial que você faça boas conexões em sua rede, especialmente com os profissionais que atuam no mesmo segmento.

Além de ajudar a aumentar seu SSI, também colabora para que você fique atualizado sobre a sua área de atuação e até consiga uma oportunidade de emprego. Então, invista em boas conexões no LinkedIn. Quanto maior a sua rede, mais chances de trocas e crescimento você terá.

 

 

 

3. Produza conteúdo de valor

Criar conteúdo é uma ótima forma de melhorar o SSI do LinkedIn.

Afinal, quando você publica alguma informação interessante, aumenta suas chances de alcançar contatos em potencial e ainda demonstra sua autoridade no assunto. A rede social permite publicar conteúdo em diversos formatos: foto, vídeo, artigo ou texto.

Confira algumas sugestões do que publicar:

  • Bastidores: mostre como é seu dia a dia de trabalho;
  • Notícia: traga alguma notícia relacionada ao seu nicho e como ela impacta o mercado;
  • Informação: dê alguma dica ou informação útil sobre a sua área;
  • Reflexão: proponha algum aprendizado relacionado a uma experiência da sua carreira;
  • Conquista: poste alguma realização que você conseguiu com seu trabalho;
  • Interação: faça alguma pergunta ou enquete e interaja com seu público.

4. Interaja com as pessoas

Curta, comente e compartilhe publicações de seus colegas e participe de grupos e eventos.

Também responda às pessoas que interagem com seu conteúdo, converse no chat e, enfim, seja ativo na rede. O LinkedIn valoriza bastante quem é ativo na plataforma — tanto que é um critério único na hora de avaliar o SSI.

Entendeu como melhorar o SSI do LinkedIn? Além dessas mudanças no seu perfil, é importante buscar novas experiências e formações para atrair mais clientes ou recrutadores a longo prazo.

Agora, coloque essas dicas em prática e melhore seus resultados na plataforma!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!