Mudar faculdade presencial para EAD vale a pena?

Postado em 12 de mar de 2023
Loading...

Se você está querendo fazer transferência de curso, já pensou em mudar sua faculdade presencial para EAD? Dependendo da situação, a troca de modalidades pode ser tudo o que você precisa para ficar mais satisfeito com a sua escolha.

A transferência de curso é uma decisão importante porque envolve a sua escolha profissional.

Existem muitos motivos que levam um estudante a querer realizar a troca, e a verdade é que alguns desses motivos podem ser resolvidos pela troca do presencial pelo EAD.

Mas ao mesmo tempo em que pode ser uma solução, mudar faculdade presencial para EAD pode trazer muitas dúvidas. Será que o conteúdo vai mudar? Será que você vai continuar aprendendo? Será que essa mudança de formato vai impactar sua formação?

Essas são dúvidas bastante comuns.

Por isso, para ajudar você a tomar a decisão correta na hora de trocar de faculdade, trouxemos as informações mais importantes sobre mudar faculdade presencial para EAD neste artigo.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Quais são os seus motivos para pedir transferência de faculdade?

Se você já está buscando informações sobre a transferência, já deve ter uma ideia sobre quais são os seus motivos para trocar de curso ou faculdade.

Como dissemos acima, a lista é bastante extensa, passando por razões pessoais e profissionais.

Todos os motivos para querer trocar de faculdade são válidos, e devem ser levados em conta. Isso porque estamos falando da sua expectativa profissional. Por isso, quando estiver considerando seus motivos para trocar de curso, não deixe nada de fora.

Abaixo, nós reunimos os motivos mais comuns:

1. Insatisfação com o curso

A insatisfação é o motivo mais comum para um estudante resolver trocar de curso.

É normal e natural se sentir insatisfeito com a faculdade, especialmente porque podem existir disciplinas que não nos conectamos. O problema começa quando o sentimento constante que temos quanto à faculdade é a insatisfação.

Se você nunca tem vontade de estudar, não se sente confortável nas aulas, percebe que a área de atuação do seu curso não combina mais com você ou acha que fez a escolha errada, talvez esteja mesmo na hora de trocar de curso ou de instituição de ensino.

2. Problemas financeiros

Este também é um motivo bastante comum.

Trocar de faculdade para uma instituição mais em conta é uma escolha necessária quando você está com problemas financeiros ou precisando economizar.

E nesse sentido, mudar faculdade presencial para EAD é uma oportunidade de economizar. Além de as mensalidades dos cursos EAD serem naturalmente mais baixas, você ainda pode contar com bolsas de estudos e descontos para conquistar seu diploma.

3. Conciliar trabalho, estudo e família

Outro motivo bastante comum para trocar de curso é a dificuldade em conciliar trabalho, estudo e família. A rotina cheia pode gerar exaustão, impedindo que o estudante consiga usar seu potencial ao máximo.

E também para este motivo, mudar faculdade presencial para EAD pode ser uma solução.

Nos cursos a distância, você consegue ter uma flexibilidade muito maior para estudar quando tiver um maior tempo livre. Além disso, você não precisa se deslocar até o campus com tanta frequência, economizando o tempo de deslocamento.

🔵 Leia também: Como pedir o aproveitamento de disciplinas ao mudar de faculdade

Mudar faculdade presencial para EAD vale a pena?

Como você viu, migrar para um curso a distância pode ser a solução para alguns dos maiores problemas de insatisfação com a faculdade. Mas será que vale a pena? Dependendo da sua realidade, e dos seus motivos de insatisfação, vale sim!

Foi-se o tempo em que o ensino a distância era visto com olhos desconfiados no Brasil.

Hoje, o número de matrículas em cursos EAD já ultrapassou o número de matrículas em cursos presenciais. Ou seja, os estudantes brasileiros já entenderam que o EAD é uma modalidade diferente de conquistar um diploma de ensino superior e não uma forma menos válida.

Até porque o diploma tem a mesma validade e o ensino e, dependendo da instituição de ensino escolhida, tem a mesma qualidade do presencial.

E o mercado de trabalho também já entendeu essa movimentação. Por isso, a graduação EAD é, sim, vista com bons olhos por recrutadores e empresas contratantes.

Por isso, caso esta seja uma escolha que faz sentido para você, mudar faculdade presencial para EAD é uma escolha que vale a pena.

 

 

 

Vantagens de transferir seu curso presencial para EAD

Além do dito acima, confira abaixo algumas das principais vantagens de transferir seu curso para o EAD:

  • Flexibilidade para estudar: como você viu, uma das principais vantagens de entrar em uma faculdade na modalidade de ensino a distância é a flexibilidade que o estudante tem de fazer seu próprio horário. Ou seja, as aulas estão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, e o aluno é quem organiza sua agenda para assistir às aulas e fazer as atividades. Isso ajuda a diminuir o peso do estudo na rotina, tornando a atividade mais prezarosa e diminuindo as chances de evasão.
  • Diploma reconhecido pelo mercado: ainda existem pessoas que acreditam que o diploma de um curso EAD tem menor validade do que um diploma de curso presencial. Porém, isso não é verdade. Se a instituição de ensino que oferece o curso é reconhecida pelo MEC, o diploma é válido e tem o mesmo peso no mercado.
  • Melhor custo-benefício: diante da questão financeira, os cursos EAD acabam levando vantagem. Isso porque eles conseguem oferecer um melhor custo-benefício. As mensalidades são mais baixas por conta da economia que a instituição tem com os espaços físicos, e isso se reflete como desconto para o aluno.
  • Variedade de cursos superiores: essa também é uma vantagem dos cursos EAD, que conseguem oferecer uma variedade maior de cursos. Muitas vezes, você encontra cursos específicos apenas na modalidade EAD. E isso é interessante para quem está buscando uma formação mais direcionada.

🔵 Leia também: Estudar a distância é para você? Descubra agora!

Instituições para fazer transferência do seu curso e ganhar bolsa de estudos

Sabia que existem faculdades, centros universitários e universidades que oferecem descontos na mensalidade e bolsas de estudos para estudantes transferidos?

Abaixo, você confere uma lista de instituições de ensino que oferecem bolsas de 30% a 45% de desconto* em cursos EAD para quem faz transferência de faculdade:

Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC e receberam notas altas na avaliação da pasta. Ou seja, elas oferecem ensino de muita qualidade.

🔵 Leia também: É possível mudar de faculdade no meio do curso?

Quais cursos podem ser transferidos do presencial para o EAD?

Pode ser que você esteja se perguntando se o seu curso de faculdade é ofertado na modalidade EAD, e as chances de ele ser são muito altas.

Isso porque o MEC permite que a maioria dos cursos oferecidos presencialmente sejam oferecidos em modalidades a distância ou semipresenciais. Abaixo, você confere uma lista com os principais cursos oferecidos de forma semipresencial:

E agora, confira os principais cursos oferecidos no EAD:

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a tomar a melhor decisão e, talvez, considerar mudar faculdade presencial para EAD!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!