Ainda vale a pena fazer faculdade? Sim! Veja os motivos

Postado em 28 de set de 2022
Loading...

As mudanças pelas quais o mundo do trabalho vem passando, especialmente depois da pandemia de Covid-19 e pela relação que as novas gerações criaram com o mercado, fazem muitas pessoas se questionarem se ainda vale a pena fazer faculdade.

E a resposta curta é que: sim, ainda vale a pena!

Diferente das décadas anteriores, nas quais o ensino superior era visto como um diferencial ou um meio de alcançar uma profissão específica, o mercado, hoje em dia, pede pela graduação como um pré-requisito.

E mesmo que diversas novas áreas de atuação estejam surgindo sem que haja uma formação superior diretamente ligada a elas, a faculdade ainda traz aprendizados mais amplos, como o desenvolvimento de habilidades e competências.

Neste artigo, nós vamos falar sobre os motivos de ainda valer a pena fazer faculdade, como é o cenário do ensino superior no país e como escolher o curso certo para você.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O cenário do ensino superior no Brasil

O Censo da Educação Superior mais recente nos dá um panorama interessante sobre como está a situação do ensino superior no Brasil.

A pesquisa é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Sua última edição aconteceu em 2021.

Segundo os dados, hoje existem 8,9 milhões de estudantes na faculdade no país, divididos entre as modalidades EAD e presencial, e entre instituições de ensino privadas e públicas.

Apenas em 2021, mais de 1 milhão de estudantes se formou no ensino superior.

A pesquisa mostra um aumento considerável na oferta de cursos superiores também. Por exemplo, o número de novas vagas aumentou 74% entre 2020 e 2021. Ou seja, existe uma grande oferta por parte das instituições para suprir a demanda do mercado.

O que esse panorama nos mostra é que o ensino superior está cada vez mais popular no país devido a uma exigência das próprias empresas contratantes.

A demanda por conhecimento mais especializado por parte do mercado de trabalho faz com que mais profissionais procurem formações superiores. O que, por sua vez, faz com que a oferta das instituições aumente e mais profissionais ingressem na faculdade.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

O que as empresas contratantes dizem sobre o diploma de ensino superior

Se você fizer uma rápida pesquisa no Google sobre o assunto, vai encontrar diversas matérias de portais jornalísticos e de conteúdo falando sobre como a exigência do diploma de ensino superior está em queda por parte dos contratantes.

E isso não é mentira. De acordo com a Isto É Dinheiro, 93% das empresas mundiais estão deixando de lado o pré-requisito da formação superior para contratar talentos.

Porém, é preciso ir um pouco mais a fundo para entender o motivo.

As empresas citadas pela maior parte das reportagens são do ramo da tecnologia. Esse é um setor que, historicamente, sofre para contratar profissionais, pois existe uma demanda muito grande por especialistas em tecnologia, mas ainda pouca oferta.

Ou seja, ainda não existem tantos profissionais formados nessa área quanto o setor precisa. Logo, a exigência pelo diploma de ensino superior restringe o número de contratações.

Mas a situação é diferente em outros setores do mercado.

Por exemplo, segundo estudo, as faculdades de Administração brasileiras, juntas, formam cerca de 114 mil profissionais por ano. Ou seja, o mercado para quem contrata administradores e auxiliares administrativos se permite ser exigente por conta da oferta disponível.

Logo, não tome como verdade absoluta a ideia de que não existe mais necessidade de se ter um diploma de ensino superior. É preciso analisar caso a caso para não tomar a decisão errada.

🔵 Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

A área na qual eu quero trabalhar não tem faculdade. E agora?

Como você sabe, o mercado de trabalho mudou muito por conta da tecnologia, fazendo com que diversos cargos tradicionais deixassem de existir e novas profissões surgissem.

Por exemplo, há duas décadas, não se falava sobre marketing digital. Ou seja, a profissão do analista de marketing digital não existia, muito menos a do criador de conteúdo.

Hoje, porém, não existe maneira de imaginar uma empresa em pleno funcionamento sem alguém para lidar com campanhas de anúncios na web e com as redes sociais da marca.

E se a profissão não existia, também não existia um curso de graduação pensado a formar o profissional da área. No meio tempo, porém, a faculdade de marketing se modernizou e incorporou os conteúdos do digital na grade curricular.

Ou seja, quem quer trabalhar com marketing digital, pode recorrer a faculdade de marketing.

Mas e se a profissão que você quer ter não tem um curso de graduação diretamente relacionado a ela? Será que vale a pena tentar uma vaga no mercado mesmo sem um diploma superior?

Nesse caso, existem dois caminhos que você pode seguir:

  1. Buscar cursos profissionalizantes ou livres que possam cobrir o conhecimento necessário para exercer a profissão. Nesse caso, você não teria um curso superior, deixando de lado as vantagens que esse grau acadêmico traz, mas teria o conhecimento prático.
  2. Fazer um curso de graduação relacionado ao assunto com o qual quer trabalhar. Seguindo essa opção, você conta com as vantagens do diploma superior, mas ainda precisaria dos cursos livres para complementar seu conhecimento prático.

Algo que podemos dizer, com certeza, é que a maioria das profissões novas não surge a partir do completo nada. Ou seja, elas são uma evolução de um assunto que já existe hoje.

Por exemplo, a profissão de marketing digital é uma evolução do mercado de marketing e propaganda. Assim como qualquer nova profissão será um passo adiante de uma profissão que já existe hoje, até mesmo aquelas que soam como ficção científica.

Logo, você só precisar encontrar o conhecimento raiz de onde deriva a nova profissão que você almeja e identificar qual é o curso graduação que vai entregar o ensino para isso.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

3 razões para começar uma faculdade

E agora que você já tem uma boa noção sobre o panorama do mercado, vamos aos motivos concretos pelos quais ainda vale a pena fazer faculdade.

Abaixo, você encontra a nossa lista com os três principais motivos:

1. Salários mais altos

Entrar no mercado de trabalho apenas com o diploma de nível médio pode ser uma alternativa mais rápida, mas não é a que paga mais, segundo pesquisas.

De acordo com um estudo recente do Instituto SEMESP, pessoas que têm graduação chegam a receber um salário 118% mais alto do que quem não fez faculdade. Ou seja, você tem maiores chances de ter um salário maior se tiver graduação.

Isso acontece porque o diploma de nível superior permite que os profissionais exerçam atividades mais especializadas, o que garante uma remuneração maior.

2. Mais oportunidades de atuação

Embora existam cargos que não necessitem de um diploma, a verdade é que ter uma graduação proporciona mais oportunidades de atuação. Isso porque você é treinado, durante a faculdade, para atuar dentro de uma área ampla.

Por exemplo, uma pessoa que faz faculdade de Engenharia de Produção pode atuar em diversos setores (como indústrias, setor público e empresas privadas) dentro da atuação da Engenharia de Produção, mas também pode atuar com gestão de projetos e gestão da produção.

Ou seja, a graduação permite que você tenha mais oportunidades dentro do mercado.

3. Maiores perspectivas de crescimento profissional

Outra verdade sobre o mercado de trabalho é que o crescimento profissional e a educação andam de mãos dadas. Isso significa que fazer uma faculdade (ou uma pós-graduação) traz mais chances de você ser promovido ou receber um aumento de salário.

É comum que a ascensão de cargos dentro de uma empresa tenha um diploma como condição porque existem atividades que precisam de conhecimento específico.

Por exemplo, uma pessoa sem graduação em Gestão de RH tem muito menos chances de se tornar gestor do setor do que uma pessoa que tem diploma na área e está começando uma pós em Gestão de Pessoas.

Por isso, não subestime o que um diploma pode fazer pela sua ascensão profissional.

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.