As mudanças pelas quais o mundo vem passando, principalmente as relações das novas gerações com o mercado de trabalho, fazem com que muitas pessoas se questionem se vale a pena fazer faculdade.
A variedade de cursos ofertados atualmente também é um ponto que gera diferentes inquietações, pois são muitas trajetórias possíveis em áreas diversas.
Afinal: onde investir? Ainda vale a pena fazer faculdade? Qual instituição escolher? Qual curso? Esses tipos de perguntas vêm se tornando mais comuns e a resposta é:
Sim, vale a pena o esforço de cursar o ensino superior!
Mas antes de saber dos motivos pelos quais vale a pena fazer faculdade, é interessante entender qual é o panorama atual do ensino superior no Brasil.
Você também vai ver por aqui:
O cenário do ensino superior no Brasil
5 razões para começar uma faculdade
E agora? Qual faculdade escolher?
[BÔNUS] Para se inspirar: 10 famosos que fizeram faculdade e pouca gente sabe!
O cenário do ensino superior no Brasil
Segundo dados do Censo da Educação Superior conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 8,45 milhões de pessoas cursavam educação superior há três anos. Pelo menos 75% dos estudantes frequentavam faculdades privadas e 40% na Educação à Distância (EAD).
A EAD mostra-se como uma opção para quem precisa otimizar seu tempo e conciliar trabalho e estudos. Pode-se estudar de qualquer lugar e, principalmente, do conforto de casa.
É também uma oportunidade de gerenciar o próprio tempo, estudando de acordo com os horários que fazem sentido na rotina. Logo, torna-se um atrativo para quem busca equilíbrio entre vida pessoal, profissional e acadêmica.
Não por acaso, ainda de acordo com o levantamento conduzido pelo Inep, o número de estudantes do ensino superior cresceu 44,6% entre 2008 e 2018. Estruturas mais flexíveis de aprendizado atraem mais pessoas!
Outro ponto importante é o investimento necessário para conseguir ingressar em um curso superior e o finalizar. Afinal, como já foi citado anteriormente, grande parte dos estudantes estão em faculdades privadas.
Esse custo nem sempre cabe no orçamento. De acordo com os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais do Inep e dados do Ministério da Educação, a proporção de alunos mais pobres caiu para 5 a cada 100 pessoas em 2019. Quando aparece a questão no bolso, como insistir no sonho de fazer faculdade?
Para ficar fora dessa estatística, é importante pensar em alternativas, como, por exemplo: bolsas de estudo ou financiamentos. Essas opções ocorrem a partir de políticas governamentais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que usam as notas do Enem.
As próprias instituições também possuem programas internos de bolsas e financiamento com descontos parciais ou totais nas mensalidades. Vale a pena pesquisar, entender os processos e fazer uma faculdade.
5 razões para começar uma faculdade
Agora que o panorama sobre o ensino superior no país está mais nítido, vamos apresentar motivos palpáveis que mostram que vale a pena fazer faculdade. Mas eles existem, estão interligados e os cinco principais são:
Retornos financeiros
O Education at a Glance é uma publicação do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (Ines), vinculada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apresenta informações sobre impacto da aprendizagem, investimento em educação, acesso à educação e organização das escolas.
E de acordo com dados recentes, de 2019, extraídos desse relatório, no Brasil quem tem formação superior ganha 140% a mais, em média, do que trabalhadores que só têm o Ensino Médio.
Quem segue a trajetória acadêmica e cursa pós-graduação, por sua vez, chega a ganhar salários 350% maiores em relação aos que param na graduação. Investir na própria formação gera resultados positivos a médio e longo prazo no bolso!
Deve-se entender, nesse caso, a faculdade como um investimento. Tempo e dinheiro que retornarão da melhor forma possível.
Estabilidade financeira
A renda maior que acompanha a formação universitária também resulta em estabilidade financeira. Mas por quê?
Porque uma formação superior aumenta as chances de consolidação no mercado de trabalho, além de facilitar o planejamento de carreira.
A 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil apresenta um registro histórico que ilustra a importância de fazer uma faculdade. Dados esquematizados no documento demonstram que em 2015, durante a crise econômica que se abateu no Brasil e causou redução do número de empregos formais no país, profissionais com graduação foram menos afetados em relação aos que não possuíam esse tipo de formação.
Ou seja: a soma entre aumento da renda e consolidação no mercado resulta em estabilidade nas finanças. Com foco e organização atinge-se esses dois pontos.
Existem ótimos perfis de especialistas na internet que falam sobre gestão financeira e podem ajudar quem está pensando em cursar uma faculdade ou ingressando em algum curso superior a se preparar para esse tipo de retorno, são eles:
- @fazendoartenaescolasheilarocha
- @nathfinancas
- @gabrielamosmann
Até aqui falamos sobre o espectro financeiro, mas outros tipos de portas também se abrem!
Networking e visibilidade
Conhecer pessoas e o mercado de trabalho gera uma rede de contatos e visibilidade, o famoso networking! Um diploma de ensino superior também faz com que candidatos a uma vaga de emprego se destaquem.
Michael Spence, economista e ganhador do prêmio Nobel de economia em 2001, desenvolveu o conceito signalling model, traduzindo: modelo de sinalização. Esse conceito diz respeito à visibilidade e é usado também no campo da educação.
Colocando o conceito em um exemplo da vida prática: a visibilidade do candidato perante empregadores aumenta quando consta no seu currículo uma formação superior. Ele é visto com bons olhos já no começo, uma ótima primeira impressão perante os empregadores!
Explorar o mercado de trabalho
Nem sempre é possível trabalhar com aquilo que se sonha e ama. O ensino superior é uma chance para tentar reverter essa situação.
A partir de uma faculdade pode-se explorar o mercado e se desvencilhar de áreas que não fazem sentido ou combinam com suas rotinas, vontades e desejos.
É possível se conectar com o mercado de trabalho a partir de estágios, por exemplo, desde o começo do curso, e experimentar diferentes possibilidades dentro da área escolhida.
Além disso, em cada área do conhecimento existem diversas opções possíveis! Abre-se um leque de oportunidades completamente novo para conhecer.
Conheça cursos de graduação que podem ser opções para sua carreira.
Conhecimento e carreira
“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”. Essa frase é do alemão Albert Einstein, uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade.
E não tem como não concordar com ele, visto que no campo pessoal esse é o maior e melhor motivo para ingressar na faculdade. Deve-se entender também que conhecimento significa qualificação e gera mais oportunidades de carreira.
E agora? Qual faculdade escolher?
Até aqui deu para entender o cenário do ensino superior no país, formas de ingresso (bolsas, financiamentos, etc…) e os motivos pelos quais vale a pena fazer faculdade. Mas depois disso tudo, fica uma questão central: qual faculdade escolher?
Para quem pretende ingressar na faculdade, entender qual instituição e curso combinam consigo é um passo super importante.
Sobre a instituição deve-se levar em consideração:
- Estrutura física e de ensino à distância, para quem prefere e precisa da EAD.
- História e reconhecimento da instituição
- Qualificação do corpo docente
Nesse sentido o CESMAC possui mais de 20 laboratórios, 400 professores e 600 colaboradores, mais de 45 anos de história e 95% do corpo docente com mestrado e doutorado. Um ótimo lugar para começar essa jornada chamada graduação.
Já sobre o curso e áreas do conhecimento é importante entender:
- Os assuntos com os quais se tem mais afinidade.
- Os objetivos profissionais e pessoais a pequeno, médio e longo prazo.
- Quais são suas habilidades e listar opções de carreiras.
Para responder às questões acima existem algumas metodologias:
- Teste vocacional. Uma das ferramentas mais populares quando se trata de escolha profissional, a partir de perguntas e respostas entende-se qual é o perfil do estudante e em quais áreas ele melhor se encaixa.
- Empresário Sombra. Essa é uma experiência proporcionada por empresas de diferentes áreas, onde o estudante conhece a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse, acompanhando sua rotina durante 24 horas.
- Feiras de Carreiras. Eventos onde profissionais e recrutadores fornecem informações sobre suas empresas, tiram dúvidas e explicam as suas rotinas para estudantes e aspirantes.
[BÔNUS] Para se inspirar: 10 famosos que fizeram faculdade e pouca gente sabe!
Às vezes pessoas de sucesso podem nos inspirar. Muitos artistas famosos possuem cursos de ensino superior.
Isso mostra que, independentemente do caminho trilhado futuramente, vale a pena fazer faculdade e investir em conhecimento.
Alguns famosos que fizeram faculdade e pouca gente sabe:
- Luciano Huck - O apresentador é também bacharel em Direito!
- Ana Maria Braga - A estrela das manhãs e das cozinhas da Rede Globo é bióloga.
- Marcelo Tas - Ele é famoso no jornalismo e liderou por muito tempo a bancada do programa Custe o Que Custar (CQC) da BAND, mas é formado em Engenharia Civil.
- Sandra Anemberg - A jornalista é também atriz, com formação superior na área.
- Gracyanne Barbosa - A influencer fitness é também bacharel em Direito.
- Zezé Polessa - A atriz é também médica, formação na qual investiu antes de ir para os palcos.
- Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr. Bean, é engenheiro eletricista, formado em Oxford.
- Emma Watson, a Hermione Granger de “Harry Potter”, é formada em Literatura Inglesa pela Universidade de Brown.
- Taís Araújo - a atriz é também jornalista, com diploma!
- Hugh Jackman, famoso por interpretar o mutante Wolverine, também fez faculdade de Jornalismo
Agora que você já sabe que vale a pena fazer faculdade, entrou em contato com diferentes motivos e se inspirou, conheça as vantagens da EAD CESMAC e se prepare para fazer uma faculdade e não ficar de fora dessa experiência que muda vidas.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos comentários. Ficaremos felizes em ter você conosco!