VEJA COMO É SIMPLES ESTUDAR NA MELHOR EAD DE ALAGOAS

CONFIRA O QUE ACONTECE APÓS A SUA INSCRIÇÃO

É bom ter você aqui!

Você fez a matrícula e agora é um aluno CESMAC. Para assistir às videoaulas, ter contato com materiais didáticos e suporte com tutores, você receberá o login e senha da plataforma de aprendizagem disponível 24 horas por dia.

Hora de estudar

Acesse todo conteúdo online pela plataforma de aprendizagem. Se o curso de sua escolha for semipresencial, fique atento aos dias das aulas presenciais que acontecem nos campus do CESMAC.

Conheça o campus

Os alunos do EAD CESMAC podem usufruir de tudo o que a instituição oferece: laboratórios, bibliotecas, salas de aula, projetos de extensão e pesquisas. Aproveite os recursos dos campus e desenvolva ainda mais seus conhecimentos e habilidades.

Rotina flexível

Tenha a liberdade de fazer seus próprios horários com o ensino a distância. As aulas e conteúdos ficam disponíveis na plataforma de aprendizagem sempre que quiser acessar.

PRECISA DE MAIS MOTIVOS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA? O CESMAC TEM.

Plataforma

Plataforma de aprendizagem segura, intuitiva e sempre ativa. Acesse por qualquer celular, computador ou tablet conectado à internet. É tudo online!

Certificado

Todos os cursos da EAD CESMAC são reconhecidos e certificados pelo MEC, garantindo a qualidade de ensino e também uma formação adequada para o mercado de trabalho.

Professores

Na EAD CESMAC você terá aulas com professores mestres e doutores, tutoria com profissionais especializados e todo o suporte necessário para a sua qualificação. Aprenda com quem é especialista e referência em educação há 46 anos.

INSCREVA-SE AGORA
Aluna da graduação EAD sorrindo, usando um tablet.

POR QUE VALE A PENA FAZER EAD?

Custo-benefício

Custo-benefício

A mensalidade é o principal fator que torna o ensino superior acessível para muita gente. Estudando a distância você ainda elimina gastos adicionais com transporte e alimentação, já que não precisa se deslocar todos os dias para assistir às aulas.

Flexibilidade de horários

Flexibilidade de horários

O curso EAD é indicado para quem tem a agenda apertada. É ideal para quem divide a rotina com outros compromissos, seja filhos, cuidado com a casa, um trabalho de período integral ou escala de horários.

Diploma reconhecido

Diploma reconhecido

Para que o seu diploma tenha validade em todo o território nacional, é necessário que a instituição e o curso escolhido seja reconhecido pelo MEC. A EAD do CESMAC possui essa certificação e garante que seus estudos tenham o mesmo peso do ensino presencial.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Em quais casos posso ter acesso a bolsas e descontos?

Existem diversos programas de bolsas e descontos para você estudar na EAD do CESMAC. Consulte-os na página de Bolsas clicando aqui.

2. Qual o processo seletivo para fazer um curso EAD no CESMAC?

Atualmente existem diversas formas de ingresso para iniciar seus estudos. Uma delas é vestibular online e a prova pode ser feita em casa. Conheça as outras maneiras de entrar no CESMAC: acesse a página Como Ingressar. 

3. Qual o tempo de duração dos cursos?

Depende da graduação EAD que você escolher. Em geral, os cursos tecnológicos possuem duração de 2 a 3 anos, os bacharelados duram de 4 a 6 anos, já as licenciaturas são de 4 a 5 anos.

4. O diploma do curso EAD é reconhecido oficialmente?

Todos os cursos EAD do CESMAC são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esse credenciamento garante que o seu diploma tenha a mesma validade do ensino presencial.

5. Onde existem polos de apoio presencial do CESMAC?

Atualmente, o CESMAC possui 4 campos de apoio presencial: Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Confira os endereços aqui.

6. O que é extravestibular?

Extravestibular é uma forma de entrar no curso de graduação desejado sem precisar fazer o vestibular. Esse modelo está disponível para aqueles que podem aproveitar a nota do ENEM, para quem já tem um diploma de curso superior ou para aqueles que se transferem de outro curso superior. Saiba mais sobre as formas de entrada aqui.

7. Como funciona a modalidade Semipresencial?

Essa modalidade de ensino reúne a flexibilidade do EAD, com aulas práticas e presenciais. O conteúdo teórico do curso é estudado por meio da plataforma de aprendizagem e as aulas práticas são presenciais e acontecem uma ou duas vez por semana na instituição.

8. Qual é a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

O três são cursos superiores, mas com abordagens diferentes.

O Tecnológico é um curso mais específico que proporciona uma formação técnica e de aplicação prática no mercado de trabalho, com ótima qualidade, mas sem tanta abrangência quanto o bacharelado.

O bacharelado é o mais completo, com uma grade curricular generalista que abrange diversos aspectos da área estudada. Possibilita, também, diversos campos de atuação.

A licenciatura é voltada para aqueles que desejam dar aulas ou trabalhar na área da educação. Um pouco menos generalista que o bacharelado, este curso abrange também metodologias de ensino e outros aspectos ligados à didática.

9. Como é o material de estudo dos cursos EAD?

O material de estudo é disponibilizado na plataforma de aprendizagem e é composto por conteúdos em vídeo, textos, livros, questionários e outras atividades. Após a matrícula, o aluno recebe o acesso da biblioteca virtual e pode consultar os milhares de títulos disponibilizados pela instituição.

10. Haverá encontros presenciais?

Se você estiver em um curso EAD, os encontros presenciais são necessários apenas para a realização das provas. Já os cursos semipresenciais contam com aulas presenciais obrigatórias que acontecem uma vez por semana em dias definidos no início do curso.

11. Como saber se a Universidade é credenciada ao MEC?

Faça uma consulta online direto no site do Ministério da Educação e pesquise pelo nome da instituição no campo Consulta Textual.

12. Qual a diferença entre professor e tutor?

Ambos têm formação e qualificação para ajudar você a alcançar um conhecimento completo. No entanto, o professor é o responsável por ministrar aulas presencialmente, enquanto o tutor fica com a função de orientar os alunos da modalidade EAD.

13. Como as aulas são conduzidas?

As aulas online são ministradas por professores em vídeos que ficam disponíveis 24 horas por dia. Além disso, o aluno precisa fazer as atividades propostas e os trabalhos para completar a unidade e avançar na aprendizagem. Para tirar todas as dúvidas, o tutor fica a disposição no ambiente online, respondendo os questionamentos e auxiliando você na compreensão do conteúdo.

14. Vale a pena fazer faculdade a distância?

A EAD é para você que sonha em começar uma graduação, mas não tem tempo ou ou dinheiro para as outras modalidade de ensino. Agora é possível investir nos seus estudos, se posicionar melhor no mercado, competir com os grandes, conquistar melhores salários, cargos e responsabilidades.

Na EAD do CESMAC ainda possui a vantagem de poder aproveitar toda a estrutura da instituição, como bibliotecas, laboratórios, projetos de pesquisa, extensão, eventos, entre outras atividades.

15. Qual a diferença entre autorização e reconhecimento do curso?

A autorização é concedida pelo MEC para a instituição quando esta decide abrir um curso de graduação. Se a instituição seguir todas as regras, então ela pode começar as atividades do curso.
Depois, já com as aulas acontecendo, o MEC faz nova avaliação da estrutura física e educacional do curso e, se estiver tudo dentro das normas, o órgão emite o reconhecimento. Nessa fase são analisados corpo docente, grade curricular, laboratórios, estrutura física e acadêmica.

16. Já estudo em outra faculdade, como faço para dispensar/ aproveitar disciplinas?

Você pode dispensar e/ou aproveitar disciplinas com a autorização da coordenação do seu curso. Para isso, entregue seu histórico do ensino superior e ementas da graduação que cursava. A equipe do curso analisará seu caso e emitirá um parecer sobre o aproveitamento ou dispensa de disciplinas.

17. Quem pode solicitar transferência externa?

Qualquer pessoa que já esteja estudando em outra instituição de ensino superior.